A Lagoa de Óbidos é um dos mais belos locais da costa ocidental de Portugal e constitui um ecossistema onde diversas espécies encontram um privilegiado habitat. Numerosas aves aquáticas e migratórias podem aqui ser observadas, mas é sobretudo ao nível dos moluscos bivalves que reside a importância da fauna desta área. É uma área de grande importância económica, social e ambiental.
Esta lagoa é considerada a maior e mais extensa lagoa costeira portuguesa, sendo um local de eleição para actividades desportivas, náuticas, de lazer e de turismo ecológico.
Este conjunto de caches tem como objectivo mostrar o património natural paisagístico e cultural da lagoa de Óbidos. Assim, vamos conhecer uma parte de um percurso pedonal/ciclável ao longo das margens da lagoa. Neste percurso pode-se observar um sistema de informação ambiental composto por painéis informativos dirigidos aos visitantes e uma requalificação da vegetação em vários pontos da lagoa.
Alertas:
- Respeite a sinalização existente;
- Circule apenas nos locais delimitados para o efeito;
- O percurso pedonal/ciclável é exclusivo para peões e bicicletas:
- Respeite a fauna e a flora:
- Deposite o lixo apenas nos contentores apropriados;
- Não danifique nada;
- Respeite os usos e costumes.
A cache:
Faz parte de um conjunto de seis, em que a última é um mistério. Em cada uma existe uma informação com uma letra a valer determinado valor (Ex: A=8), deve recolher essa informação para chegar às coordenadas da cache mistério.
Pela margem da Lagoa - #01 Escola de Vela
Pela margem da Lagoa - #02 A outra margem
Pela margem da Lagoa - #03 Porto de abrigo
Pela margem da Lagoa - #04 A ponte
Pela margem da Lagoa - #05 Senta-te e observa
Pela margem da Lagoa – #06 Depois de muito andar
Aconselha-se a começar na cache #01 e terminar na #05, seguindo depois para a cache mistério.
Aproveite este percurso para fazer uma caminhada (+/-3Km), leve máquina fotográfica para registar alguns momentos inesqueciveis, desfrute da natureza. Boa sorte
(Não esqueça se não pretende voltar para trás, alguem tem que levar o carro até ao ponto final)