Skip to content

<

FP-025 - A Génese da Sinalização Marítima

A cache by Paulo S. Send Message to Owner Message this owner
Hidden : 01/16/2011
Difficulty:
5 out of 5
Terrain:
5 out of 5

Size: Size:   micro (micro)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


A Génese da Sinalização Marítima





Desde os primórdios da humanidade que os cursos de água, os rios e os lagos exerceram sobre o homem uma grande atracção mas também temor perante o desconhecido. Para o ajudar usava as referências naturais mas com o decorrer do tempo o homem compreendeu que era necessário colocar marcas e acender fogueiras para sinalizarem perigos, pontas de terra proeminentes ou a localização de portos.
Apesar de incipiente, foi esta a génese da sinalização marítima e da segurança da navegação. Esta sinalização decorria dos interesses e necessidades específicos e era utilizável apenas pelos conhecedores dos diversos locais e do significado das marcas.

As marcas começaram então a apresentar formatos e características diferenciadas de acordo com a sua posição relativa nos canais de navegação. Mais tarde, quando as marcas começaram a dispor de fonte luminosa, passaram a apresentar uma luz fixa mas que facilmente se confundia com as luzes situadas em terra ou a bordo de embarcações. Gradualmente essas luzes passaram a apresentar algum critério na sua colocação; era fundamental saber como distinguir uma marca de outra e conhecer qual a sequência correcta de passagem pelas marcas. Conferir características distintas aos diversos faróis contribuiu decisivamente para a segurança da navegação.

Presentemente, apesar da enorme e variada disponibilidade de ajudas electrónicas à navegação, a luz de um farol ainda transmite aos navegantes um sentimento de segurança, uma sensação de conforto e, muitas vezes, uma esperança no meio de uma tempestade.

Esta cache pretende-vos mostrar o FP-025 (Farolim do Molhe Norte da Figueira da Foz), já que, na era da tecnologia, do GPS e do piloto automático, os faróis podem parecer obsoletos mas não o são, eles continuam a ser preciosos na ajuda que prestam aos navios. E continuam a ser fascinantes!





Additional Hints (No hints available.)



Reviewer notes

Use this space to describe your geocache location, container, and how it's hidden to your reviewer. If you've made changes, tell the reviewer what changes you made. The more they know, the easier it is for them to publish your geocache. This note will not be visible to the public when your geocache is published.