Skip to Content

This cache has been archived.

SUp3rFM: Obrigado pela organização e realização do evento.

SUp3rFM
Geocaching.com Volunteer Cache Reviewer

More
<

A Estrela por Baixo

A cache by Blue Trekkers Send Message to Owner Message this owner
Hidden : Sunday, 06 March 2011
Difficulty:
5 out of 5
Terrain:
3.5 out of 5

Size: Size: not chosen (not chosen)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:

A Estrela por Baixo




O Evento

Este evento tem como finalidade permitir que todos os geocachers interessados possam visitar o Buraco da Moura na sua totalidade em segurança e devidamente enquadrados por monitores experientes.
Domingo dia 6 de Março junta-te a nós nas coordenadas indicadas pelas 16h para te deslumbrares com a visita a este fenómeno geológico raro e belo.

No evento vamos explorar a parte mais larga da gruta, na qual se consegue andar em pé na maior parte do tempo. Tem algumas passagens que necessitam de alguma agilidade (subir e descer blocos) e uma que é muito escorregadia e alta (vamos colocar uma corda de apoio nesta zona).
Dada a quantidade de pessoas, em princípio vamos também explorar a zona mais baixa e labiríntica (não é obrigatório claro).
Contem que se vão sujar MUITO por isso levem roupa apropriada e deixem roupa limpa no carro (senão os bancos ficam sujos também).

Para quem quiser só fazer a cache, vamos ter capacetes e frontais para emprestar (incluindo um capacete que dá para crianças).
As crianças podem participar indo até à cache, desde que tenham um adulto responsável por elas.
Para chegar até à zona da cache vai-se sempre em pé, não é preciso entrar muito dentro da gruta e apenas é preciso passar uma fenda vertical. Qualquer pessoa pode ir, e não se preocupem que haverá muita gente e muitas luzes, portanto não se sentirão mal lá dentro.

Os guias seremos nós os dois (Nuno e Teresa, com a Beatriz de 7 meses no porta-bebés a ajudar quem quiser ir até à cache) e outros monitores do NAve (a nossa associação de desportos de aventura) que têm experiência em guiar participantes em grutas. Nunca tivemos problemas, mesmo os participantes mais receosos entraram pelo menos na parte inicial das grutas e todos os que as quiseram explorar (fossem altos, baixos, gordos ou magros) conseguiram sempre passar os obstáculos com a nossa ajuda.

O ponto de encontro será na Praia Fluvial da Caniça que tem espaço para estacionar.


Material Obrigatório

  • capacete - nem que seja de BTT (para quem queira ir só até à cache vamos ter capacete e frontal para emprestar)
  • lanterna frontal - lanterna de levar na cabeça, disponíveis em qualquer loja das várias cadeias de artigos desportivos
  • roupa e calçado que se possa sujar
  • luvas
  • Água e qualquer coisa para comer (se ficarem lá umas horas a fazer esforço físico umas barras vão-vos fazer falta)


A gruta

Formada por blocos graníticos caídos devido à grande inclinação do vale e moldada pela passagem da água, a Gruta do Buraco da Moura é um fenómeno raro cheio de interesse. Conta com várias passagens e salas com uma progressão total de 150m, onde se podem até encontrar formações ferrosas que se assemelham às encontradas em grutas calcárias.

Para além do interesse geológico, a gruta tem ainda interesse arqueológico. Na exploração dos anos 90 a gruta teve alguns achados arqueológicos (elementos do dia-a-dia de pastores da idade do bronze e época medieval) numa parte superior menos acessível, no entanto é de supor que haveria mais material que foi explorado anteriormente pelas gentes locais (ou não houvesse uma localidade lá ao lado chamada Lapa dos Dinheiros). A gruta tem ainda interesse em termos biológicos, já que tem algumas espécies de insectos únicas.

Não percas esta oportunidade de convívio e aventura!

Additional Hints (No hints available.)



Return to the Top of the Page

Reviewer notes

Use this space to describe your geocache location, container, and how it's hidden to your reviewer. If you've made changes, tell the reviewer what changes you made. The more they know, the easier it is for them to publish your geocache. This note will not be visible to the public when your geocache is published.