
A Praia das Avencas (zona biológica marinha protegida) constitui um exemplo vivo da biodiversidade nos ecossistemas litorais em particular devido à existência de uma zona intertidal rochosa (plataforma continental predominantemente calcária, com degraus e intrusão de filões basálticos) importante para o equilíbrio ambiental desta zona.
A Zona Intertidal, designada também por zona entre marés, é a denominação dada nos ambientes marinhos à zona do substrato litoral que apenas se encontra exposta ao ar durante a maré-baixa, ficando submersa com a subida da maré. Em consequência da alternância entre submersão e exposição ao ar, os organismos que habitam esta zona são obrigados a suportar condições extremas.
As extensas plataformas rochosas são habitadas por espécies importantes e únicas da fauna e flora. Pela sua singularidade e importância ecológica, estas plataformas rochosas e o areal das Avencas foram classificados, em 1998, como Zona de Interesse Biofísico das Avencas – ZIBA.
A Praia das Avencas é, assim, uma praia com uso condicionado, bem como as arribas e falésias que a rodeiam. Por isso são proibidas várias actividades, tais como a aquacultura, utilização de artes de pesca, pesca desportiva, caça submarina e apanha de exemplares da fauna e flora locais (excepto para estudos científicos ou didácticos autorizados). Estas medidas têm como objectivo proteger os habitats e as espécies únicas que vivem neste sistema marinho e que funcionam em simbiose.
O acesso é realizado por uma passagem subterrânea seguida de escadas e existe ainda uma zona pedonal implantada na rocha.
A necessidade de preservação da zona intertidal para a praia das Avencas, assim como a sua classificação, é desconhecida pela grande parte dos utilizadores e visitantes desta praia, sendo importante o desenvolvimento de projectos que promovam a sua preservação, assim como campanhas de sensibilização.
A fauna e flora da ZIBA podem ser conhecidas ao vivo através de visitas guiadas realizadas pela Cascais Atlântico quando as condições de mar e climáticas assim o permitem, visando desta forma sensibilizar a população para a importância da protecção destas espécies.
Fontes: www.cascaisatlantico.org / www.agendacascais21.net
Text in English here.
