Skip to content

Central TermoEléctrica de Porto de Mós Traditional Geocache

This cache has been archived.

btreviewer: Esta cache foi arquivada por falta de uma resposta atempada e/ou adequada perante as situações relatadas. Relembro a secção das guidelines sobre a manutenção http://www.geocaching.com/about/guidelines.aspx#cachemaintenance :

[quote]
Você é responsável por visitas ocasionais à sua geocache para assegurar que está tudo em ordem para funcionar, especialmente quando alguém reporta um problema com a geocache (desaparecimento, estrago, humidade/infiltrações, etc.), ou faz um registo "Precisa de Manutenção". Desactive temporariamente a sua geocache para que os outros saibam que não devem procurar a geocache até que tenha resolvido o problema. É-lhe concedido um período razoável de tempo - geralmente até 4 semanas - dentro do qual deverá verificar o estado da sua geocache. Se a geocache não estiver a receber a manutenção necessária ou estiver temporariamente desactivada por um longo período de tempo, poderemos arquivar a página da geocache.

Por causa do esforço requerido para manter uma geocache, por favor coloque geocaches físicas no seu espaço habitual de geocaching e não em sítios para onde costuma viajar. Geocaches colocadas durante viagens não serão muito provavelmente publicadas a menos que possa fornecer um plano de manutenção adequado. Este plano deve permitir uma resposta rápida a problemas reportados, e deverá incluir o Nome de Utilizador de um geocacher local que irá tomar conta dos problemas de manutenção na sua ausência. [/quote]

Como owner, se tiver planos para recolocar a cache, por favor, contacte-me por [url=http://www.geocaching.com/email/?u=btreviewer]e-mail[/url].

Lembro que a eventual reactivação desta cache passará pelo mesmo processo de análise como se fosse uma nova cache, com todas as implicações que as guidelines actuais indicam.

Se no local existe algum container, por favor recolha-o a fim de evitar que se torne lixo (geolitter).

Obrigado

[b] btreviewer [/b]
Geocaching.com Volunteer Cache Reviewer

[url=http://support.groundspeak.com/index.php?pg=kb.page&id=77][i][b]Work with the reviewer, not against him.[/b][/i][/url]

More
Hidden : 05/11/2011
Difficulty:
2 out of 5
Terrain:
1.5 out of 5

Size: Size:   small (small)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:



CENTRAL TERMOELÉTRICA DE PORTO DE MÓS

A realização de uma grande obra, em Porto de Mós, no contexto da energia eléctrica e o seuimpacto,sem precedentes, que mudou por completo e de forma profícua, a cultura e a vida da populaçãoresidente, em 1933.
Durante o ano de 1930, Dom José Saldanha da Gama, o principal empresário da Empresa Mineira do Lena, empenhou todos os seus esforços na construção da Central TermoEléctrica de Porto de Mós, tornando-se um dos empresários de maior relevância no distrito de Leiria, pelo seu contributo altruísta, no desenvolvimento da produção de energia eléctrica, visando o abastecimento desta região.

Após o término desta obra primorosa, em 1933, a população do Concelho de Porto de Mós, passou a usufruir dos benefícios de uma das grandes obras da história da energia eléctrica, procedendo à substituição das tradicionais lanternas de azeite e dos candeeiros de petróleo, utensílios inseparáveis da população, na obscuridade da noite, pela iluminação artificial produzida na Central TermoEléctrica.

Com a implementação da rede eléctrica nesta região, Porto de Mós principia-se na expansão e no desenvolvimento comercial de uma nova Era, caracterizada pela introdução de novos produtos comerciais, como os electrodomésticos e todos os aparelhos
alimentados pela electricidade, que rapidamente se estenderão por todo o Concelho, originando uma alteração sem precedentes e de tal dimensão, que mudará de forma profícua, a cultura e a vida da população residente.

Central TermoEléctrica - é uma instalação industrial cujo objectivo visa a produção de energia eléctrica (electricidade), a partir da energia libertada em forma de calor, normalmente por meio da combustão de matéria - prima combustível,renovável ou não renovável. Outras formas de produção de energia eléctrica são
realizadas através da energia solar, energia eólica e hidráulica.


A estrutura edificada da Central TermoEléctrica, dividia-se em duas secções, uma construída em ferro e tijolo de barro maciço, que permitia suportar as temperaturas elevadas, causadas pela combustão do carvão que ardia nas fornalhas. A outra secção, construída em grande parte, com matérias-primas de maior vulnerabilidade, como o cimento e a pedra de calcário, destinando-se esta, ao fornecimento da energia eléctrica para a rede pública e privada.

O fornecimento de matéria-prima (Carvão), à Central TermoEléctrica, dependia de uma linha férrea, que se estendia através de uma ponte de cimento e ferro, que permitia a entrada do carvão, extraído nas Minas da Bezerra, transportado por comboio, e depositado numa rampa afunilada, por onde se precipitava para o interior das fornalhas.

No piso inferior da Central TermoEléctrica, as cinzas incandescentes, conjuntamente com os resíduos provenientes das fornalhas, precipitavam-se por um funil de ferro em direcção aos vagões, sendo estes resíduos transportados para um terreno adjacente à Central, com cerca de 1000 m², que mais tarde viria a ser aproveitado para a construção de caminhos rurais.

torrerefrigeraoTORRE DE ARREFECIMENTO

Junto á Central TermoEléctrica verifica-se ainda, a existência de uma estrutura construída em cimento e tijolos de barro, que tinha como funcionalidade, a refrigeração das turbinas acondicionadas no piso inferior da Central.

Este edifício antigo dispunha de uma chaminé de grandes dimensões, que permitia maior rendimento na combustão do carvão, e no seu topo estava instalada uma sirene, que durante largos anos serviu de orientação à população residente, anunciando os períodos de trabalho e horas de almoço.
O consumo diário desta Central estimava-se entre as 30 a 40 toneladas de carvão, para uma produção diária de energia de 1250 kw/hora. Após seleccionado, o carvão era transportado por via-férrea, o de qualidade inferior, proveniente das Minas do Vale Lena, Alcanadas e Golfeiros, era consumido na Central TermoEléctrica e o de qualidade superior, proveniente das Minas da Bezerra, era comercializado para os clientes C.P., Cimenteiras de Maceira/Leiria e Alhandra, e transportados por comboio pela via-férrea da Martingança.

A Empresa Mineira do Lena dispunha dos direitos de exploração, que lhe permitiu a exploração das minas de carvão da Bezerra, no concelho de Porto de Mós desde 1740 a meados do século XX.
                                                                                     
A CACHE:
É uma cache muito simples, só para dar a conhecer uma infraestrutura que, infelizmente, se encontra ao abandono...

Peço a máxima
atenção e cuidado na procura, pois o container é muito
frágil...


Additional Hints (Decrypt)

Qrageb...Znf aãb gãb qrageb...+/- n 1,90z qr nyghen

Decryption Key

A|B|C|D|E|F|G|H|I|J|K|L|M
-------------------------
N|O|P|Q|R|S|T|U|V|W|X|Y|Z

(letter above equals below, and vice versa)