Skip to Content

This cache has been archived.

btreviewer: Esta cache foi arquivada por falta de uma resposta atempada e/ou adequada perante as situações relatadas. Relembro a secção das guidelines sobre a manutenção http://www.geocaching.com/about/guidelines.aspx#cachemaintenance :

[quote]
Você é responsável por visitas ocasionais à sua geocache para assegurar que está tudo em ordem para funcionar, especialmente quando alguém reporta um problema com a geocache (desaparecimento, estrago, humidade/infiltrações, etc.), ou faz um registo "Precisa de Manutenção". Desactive temporariamente a sua geocache para que os outros saibam que não devem procurar a geocache até que tenha resolvido o problema. É-lhe concedido um período razoável de tempo - geralmente até 4 semanas - dentro do qual deverá verificar o estado da sua geocache. Se a geocache não estiver a receber a manutenção necessária ou estiver temporariamente desactivada por um longo período de tempo, poderemos arquivar a página da geocache.

Por causa do esforço requerido para manter uma geocache, por favor coloque geocaches físicas no seu espaço habitual de geocaching e não em sítios para onde costuma viajar. Geocaches colocadas durante viagens não serão muito provavelmente publicadas a menos que possa fornecer um plano de manutenção adequado. Este plano deve permitir uma resposta rápida a problemas reportados, e deverá incluir o Nome de Utilizador de um geocacher local que irá tomar conta dos problemas de manutenção na sua ausência. [/quote]

Como owner, se tiver planos para recolocar a cache, por favor, contacte-me por [url=http://www.geocaching.com/email/?u=btreviewer]e-mail[/url].

Lembro que a eventual reactivação desta cache passará pelo mesmo processo de análise como se fosse uma nova cache, com todas as implicações que as guidelines actuais indicam.

Se no local existe algum container, por favor recolha-o a fim de evitar que se torne lixo (geolitter).

Obrigado

[b] btreviewer [/b]
Geocaching.com Volunteer Cache Reviewer

[url=http://support.groundspeak.com/index.php?pg=kb.page&id=77][i][b]Work with the reviewer, not against him.[/b][/i][/url]

More
<

Estrutura2 - Junta de dilatação - Viaduto A41

A cache by estrutural Send Message to Owner Message this owner
Hidden : 6/23/2011
Difficulty:
1 out of 5
Terrain:
1.5 out of 5

Size: Size: small (small)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:

Junta de dilatação – Viaduto em betão armado na Maia A41


Esta é a segunda de um conjunto de caches que pretendem dar a conhecer o funcionamento das estruturas de Engenharia Civil.

Todos nós estamos habituados a sentir as juntas de dilatação quando circulamos nas estradas, sentindo frequentemente um solavanco aquando da passagem sobre a junta. A procura desta cache permitirá ver uma junta por baixo e perceber melhor os seus princípios de funcionamento.

Vista por cima, a junta de dilatação tem tipicamente o aspecto apresentado na figura abaixo:

 carro

No entanto, para realmente perceber o seu funcionamento, há que ver a estrutura como um todo e compreender as suas partes, devidamente identificadas na figura seguinte (encontro, tabuleiro, pilares).

viaduto

Conforme se pode observar, o tabuleiro é apoiado quer pelos pilares quer pelo encontro.

Durante a vida da estrutura o tabuleiro sofre bastantes variações de temperatura (quer diárias quer sazonais) que o fazem expandir e contrair. Se o tabuleiro estivesse rigidamente ligado ao encontro, essas expansões e contracções seriam impedidas, o que causaria esforços significativos quer no tabuleiro, quer no encontro. Assim sendo, para minimizar o efeito das expansões/contracções do tabuleiro, a sua ligação ao encontro é feita através de um conjunto de apoios especiais denominados “aparelhos de apoio”. Existem vários tipos aparelho de apoio, mas os mais frequentes são aqueles em que é permitido o deslizamento na direcção longitudinal ao viaduto.

Para melhor perceber o que se passa na ligação entre o encontro e o tabuleiro da ponte, representa-se na figura seguinte um corte longitudinal típico desta ligação. Na figura é possível confirmar que a parte inferior da extremidade do tabuleiro se apoia no encontro através do aparelho de apoio (que transfere a carga, mas permite o deslizamento longitudinal do tabuleiro), e que o restante espaço entre o encontro e o tabuleiro é genericamente deixado vazio, à excepção da ligação na parte superior onde existe a junta de dilatação. Esta junta assegura que o trânsito de veículos sobre o viaduto seja alheio ao facto do tabuleiro estar encolhido ou expandido, assegurando a adequada compatibilização no pavimento.

O solavanco que frequentemente sentimos está relacionado com o assentamento do terreno adjacente, devido à compactação adicional provocada pela circulação de veículos. De facto, este assentamento do terreno é usualmente mais significativo que o assentamento da fundação dos pilares que suportam o tabuleiro, fazendo com que haja um desnível a vencer pelos veículos na zona da junta de dilatação.

 dilatação

Na procura da cache, os aventureiros terão a oportunidade de observar a ligação entre um encontro e um tabuleiro por baixo, sendo que os aparelhos de apoio são visíveis.

A cache é bastante fácil de encontrar, mas há que ter cuidado com os ninhos de vespas.

Additional Hints (Decrypt)

Whagb nb envy

Decryption Key

A|B|C|D|E|F|G|H|I|J|K|L|M
-------------------------
N|O|P|Q|R|S|T|U|V|W|X|Y|Z

(letter above equals below, and vice versa)



 

Find...

285 Logged Visits

Found it 263     Didn't find it 8     Write note 1     Archive 1     Needs Archived 1     Temporarily Disable Listing 1     Publish Listing 1     Needs Maintenance 8     Post Reviewer Note 1     

View Logbook | View the Image Gallery of 14 images

**Warning! Spoilers may be included in the descriptions or links.

Current Time:
Last Updated:
Rendered From:Unknown
Coordinates are in the WGS84 datum

Return to the Top of the Page

Reviewer notes

Use this space to describe your geocache location, container, and how it's hidden to your reviewer. If you've made changes, tell the reviewer what changes you made. The more they know, the easier it is for them to publish your geocache. This note will not be visible to the public when your geocache is published.