Skip to Content

<

Assalto aos Fortes - Forte das Cinco Ribeiras

A cache by Jose Pereira Send Message to Owner Message this owner
Hidden : 6/30/2011
Difficulty:
1.5 out of 5
Terrain:
1.5 out of 5

Size: Size: small (small)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


Forte das Cinco Ribeiras, situa-se na freguesia com o mesmo nome, junto ao Parque de Campismo. Também no seu redor pode-se encontrar um restaurante e um pouco mais acima no caminho corrente, a Fabrica de Queijo “Vaquinha”.

Este antigo e bom forte denominado de Forte das Cinco Ribeiras, está edificado sobre a parte dominante de um pedregoso porto da freguesia das Cinco Ribeiras. Este defendia o desembarque que já de si era difícil devido às rochas que se encontram naquela baía chamada de Porto das Cinco.
Este forte foi construído durante a rija direcção do hábil governador, Ciprião de Figueiredo em 1582.
Esta fortificação foi construída para defender a ilha da invasão dos castelhanos, pois este era um dos pontos frágeis da costa sul de Angra do Heroísmo.

Porquê o nome de Cinco Ribeiras?

O povoamento da zona oeste da ilha Terceira iniciou-se nos finais do século XV, quando as terras das encostas da Serra de Santa Bárbara foram repartidas em sesmaria por João Vaz Corte-Real, então capitão do donatário em Angra. Os condicionalismos da topografia local e a carência de nascentes de água, levou a que o povoamento adoptasse ali uma marca linear, ao longo do caminho que começando de Angra se dirigia para oeste, fixando-se os povoadores nas margens das ribeiras, nas proximidades do local onde estas eram atravessadas por o caminho, pois sendo a área muito pobre em nascentes, os habitantes eram obrigados a recorrer à água das ribeiras, elas também momentâneas já que durante o Verão raramente correm.

Nesta ampla zona, que vai de São Bartolomeu dos Regatos até à Serreta, no extremo oeste da ilha, ficou assim povoada em torno das ribeiras, popularmente 'numeradas' de este para oeste, ou seja, de Angra para a Serreta, dando origem a topónimos como Cinco Ribeiras ou Doze Ribeiras

A que fim foi destinado a sua
construção?

A sua construção foi destinada pelas razoes já expostas na parte histórica do forte, e também por este ser o único existente na ponta Noroeste da Ilha Terceira.

Por ser uma zona de banhos tomo cuidado com os muglles, não ponha em causa a duração da cache.

Additional Hints (No hints available.)



 

Find...

444 Logged Visits

Found it 428     Didn't find it 1     Write note 6     Temporarily Disable Listing 1     Enable Listing 1     Publish Listing 1     Needs Maintenance 3     Owner Maintenance 3     

View Logbook | View the Image Gallery of 48 images

**Warning! Spoilers may be included in the descriptions or links.

Current Time:
Last Updated:
Rendered From:Unknown
Coordinates are in the WGS84 datum

Return to the Top of the Page

Reviewer notes

Use this space to describe your geocache location, container, and how it's hidden to your reviewer. If you've made changes, tell the reviewer what changes you made. The more they know, the easier it is for them to publish your geocache. This note will not be visible to the public when your geocache is published.