Sobre esta cache:
Chafariz real, Vendas Novas
Foram necessários milhares de trabalhadores e animais para a acelerada construção do Palácio Real em 1728. Para dar de beber aos milhares de pessoas que tão subitamente se fixaram em Vendas Novas, eram insuficientes as nascentes de Vale de Pêgas, até aí utilizadas pelos viajantes e pela reduzida população do lugar.
A solução foi construir nesse lugar dois grandes reservatórios de alvenaria, juntando-se ali águas de várias outras fontes próximas. 
Nasceu então o Chafariz Real que vale sobretudo pelo significado histórico. Hoje em dia é o bebedouro para os animais de tiro da Escola Prática de Artilharia e em parte, como lavadouro público.
Se olharmos para o símbolo da freguesia de Vendas Novas vê-se que este foi inspirado num dos elementos representativos do património de Vendas Novas. O Chafariz Real. Elemento muito marcante na identidade da Freguesia. É um elemento que fala do passado de uma forma firme e orgulhosa, ao estar em perspectiva revela-se prometedor de novos desafios como que a fugir para o Futuro. A cor azul surge relacionada com:
-O elemento água e céu; fazendo a ligação entre eles através da perspectiva dada ao Chafariz; significando a procura de inovação, projectos para o futuro;
-Característica urbana, usada nas casas típicas alentejanas e da própria origem/decoração do Chafariz Real.
Este local devia ter um maior destaque, espero que esta cache contribua para que passe a ser mais visitado. Podem estacionar junto à estação central de camionagem ou conduzir até ao chafariz, terão de percorrer apenas uma ou duas centenas de metros em estrada de terra batida.
DESCRIÇÃO DA CACHE
Pequena caixa envolta num saco de plástico transparente.
Peço desculpa pelo local onde escondi a cache, mas esta cache está constantemente a desaparecer e pode ser que aqui dure mais algum tempo.
P.F. Recoloquem a cache no mesmo local e da mesma forma que a encontraram. Não aceita objectos para troca. Contém apenas logbook, levem algo com que escrever.