“Pedalar para Socorrer”
Em 2003 foi criado um Projecto pioneiro em Portugal pelos B.V. Cabo Ruivo, chamado U.M.I.R. (Unidade Móvel de Intervenção Rápida), esta equipa era composta por dois Bombeiros que se deslocavam em bicicleta no Parque das Nações, entre os meses de Junho e Setembro, aos fins-de-semana e feriados das 11h às 19h. Estes Voluntários encontravam-se totalmente equipados para qualquer tipo de emergência Médica.
Em 2008 foi feita uma remodelação estrutural tendo passado a chamar-se E.S.B. (Equipa de Socorro em Bicicleta). A Equipa de Socorro em Bicicleta (E.S.B.), é constituída por 2 Bombeiros/Socorristas que se deslocam de bicicleta para uma rápida intervenção. Mantendo os seus objectivos e a lógica do voluntariado.
Local
Parque das Nações.
Entre a Torre Vasco da Gama e a Torre da Galp.
Periodo
Início - Julho de 2011
Conclusão - Setembro de 2011
Fins-de-semana e Feriados.
Horário
11h00 ás 19h00.
|
|
|
Accionamento
O accionamento da E.S.B. pode ser efectuado, pelas seguintes vias:
I.N.E.M.
P.S.P.
G.N.R.
R.S.B.
Corpo de Bombeiros
Populares
|
As quais podem accionar directamente a equipa no terreno via telemóvel ou através do Quartel dos B. V. Cabo Ruivo.Após chegarem ao local, a E.S.B. avalia e procede em conformidade com a situação da vítima. O accionamento de meios exteriores será efectuado pela equipa.
A criação de uma Equipa de Socorro em Bicicleta, enquadrou-se nas necessidades básicas da 1ª intervenção. Teve como principal objectivo melhorar a assistência no local, efectuando uma triagem de qualidade, que em alguns casos se revelou bastante benéfica e positiva. Foi possível aferir junto de quem frequenta o espaço e junto das vitimas, que este tipo de assistência os deixa mais tranquilos e seguros. A E.S.B., contribuiu assim, para um aumento do índice de confiança da população residente e flutuante no Parque das Nações e, simultaneamente deu a conhecer o profissionalismo e dedicação dos Bombeiros Voluntários de Cabo Ruivo.