Skip to Content

This cache has been archived.

Bitaro: Esta geocache foi arquivada por falta de uma resposta atempada e/ou adequada perante uma situação de falta de manutenção.
Relembro a secção das Linhas de Orientação que regulam a manutenção das geocaches:

O dono da geocache é responsável por visitas à localização física.

Você é responsável por visitas ocasionais à sua geocache para assegurar que está tudo em ordem para funcionar, especialmente quando alguém reporta um problema com a geocache (desaparecimento, estrago, humidade/infiltrações, etc.), ou faz um registo "Precisa de Manutenção". Desactive temporariamente a sua geocache para que os outros saibam que não devem procurar a geocache até que tenha resolvido o problema. É-lhe concedido um período razoável de tempo - geralmente até 4 semanas - dentro do qual deverá verificar o estado da sua geocache. Se a geocache não estiver a receber a manutenção necessária ou estiver temporariamente desactivada por um longo período de tempo, poderemos arquivar a página da geocache.

Se no local existe algum recipiente por favor recolha-o a fim de evitar que se torne lixo (geolitter).

Uma vez que se trata de um caso de falta de manutenção a sua geocache não poderá ser desarquivada. Caso submeta uma nova será tido em conta este arquivamento por falta de manutenção.

Obrigado pela compreensão,
Bitaro
Community Volunteer Reviewer

Centro de Ajuda
Linhas Orientação

More
<

EP.1-Grandes Incêndios de Lisboa-Igreja S.Domingos

A cache by Ignacius Team (Adopted by nunogil) Send Message to Owner Message this owner
Hidden : 5/29/2012
Difficulty:
2.5 out of 5
Terrain:
1 out of 5

Size: Size: other (other)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:

Este conjunto de caches, faz parte da história da cidade e também é a continuação da homenagem aos Bombeiros. Queremos guardar na memória, onde foram e como foram os grandes incêndios da cidade de Lisboa, e as dificuldades que os Bombeiros daquele tempo tiveram.

Translation

Grandes Incêndios de Lisboa

Igreja de S.Domingos

Situada bem no centro da bonita cidade de Lisboa, junto à Praça do Rossio, a Igreja de São Domingos data do século XIII. 
A Igreja viu lançada a primeira pedra no ano de 1241, e desde então sofreu sucessivas campanhas de restauro e ampliação. 
O seu estilo arquitectónico é, pois, uma mescla dos diferentes períodos e influências que a moldaram, entre as quais em 1748 com a reforma da capela-mor pelo Arquitecto Ludovice, e posteriormente a obra de reconstrução de Manuel Caetano Sousa, bem como as obras de reconstrução após o grande incêndio de 1959. Sobressaem, pois, elementos Maneiristas e Barrocos, entre outros menos notórios. 
A Igreja de São Domingos foi modelo para as Igrejas Pombalinas, nomeadamente pela grandiosidade espacial, e pelo traço de Ludovice. 
Era desta Igreja que saíam em procissão os condenados à fogueira da Inquisição, e onde se celebraram alguns dos importantes casamentos e baptizados Reais.
Quem passa hoje na Igreja de S.Domingos, ali junto ao Rossio, ninguém diria que ali houve um grande incêndio.

Era o início da noitedia 13 de agosto de 1959, um violento incêndio destruiu por completo a decoração interior da igreja, onde constavam altares em talha dourada, imagens valiosas e pinturas.
O facto de se tratar de um edifício religioso de grande importância histórica e artística e o receio de que o fogo se propagasse à zona envolvente levaram a uma extraordinária mobilização de meios humanos e materiais.
Apesar dos esforços e da pronta resposta dos bombeiros, a destruição do interior do edifício foi quase total.

O combate às chamas envolveu 300 homens, tanto dos sapadores bombeiros como dos bombeiros voluntários da cidade.
 
Além dos avultados prejuízos materiais, perderam a vida dois sapadores bombeiros: Francisco Silva Gomes e João Francisco, vítimas do abatimento de toda a zona do coro. Ainda devido a este facto resultaram 22 feridos.
A segunda foto postada documenta as graves proporções do sinistro e a extenuante acção dos bombeiros, exercida em condições de protecção individual muito frágeis.
A Igreja de São Domingos remonta ao século XIII, sendo então parte integrante do Convento de São Domingos. Aquando do terramoto de 1755 sofreu importantes danos, resistindo apenas a capela-mor. No processo de reconstrução foi reaproveitado, da capela real do Palácio da Ribeira, o portal e a sacada sobrejacente. Ao longo da sua existência, o templo testemunhou diferentes acontecimentos históricos, tais como casamentos e baptizados reais. Foi também dele que partiram, em procissão, para a fogueira, muitos condenados pela Inquisição.
A igreja recebeu obras e reabriu ao público em 1994, sem esconder as marcas do incêndio, como as colunas rachadas. Ainda que destruída, é uma igreja que sobressai pela policromia dos seus mármores.

Incêndio na Igreja de São Domingos, Armando Serôdio, 1958, Arquivo Municipal de Lisboa - AFML, BO92302

Conheci alguns dos bombeiros que combateram este fogo, pelos seus relatos, pelas condições materiais e preparação daquele tempo, num tempo em que os fogos eram mais frequentes, eles foram autênticos heróis neste e noutros fogos.


Esta página e esta cache a eles é dedicada.
A MEMÓRIA É ALGO QUE DEVE PERDURAR NO TEMPO, ASSIM SE FAZ A HISTÓRIA.
Ficheiro:IgrejaSDomingos.JPG

Additional Hints (Decrypt)

rager bf cynpneqf

orgjrra gur fpberobneq

Decryption Key

A|B|C|D|E|F|G|H|I|J|K|L|M
-------------------------
N|O|P|Q|R|S|T|U|V|W|X|Y|Z

(letter above equals below, and vice versa)



 

Find...

1,995 Logged Visits

Found it 1,649     Didn't find it 146     Write note 38     Archive 2     Unarchive 1     Temporarily Disable Listing 27     Enable Listing 26     Publish Listing 1     Needs Maintenance 67     Owner Maintenance 33     Post Reviewer Note 5     

View Logbook | View the Image Gallery of 182 images

**Warning! Spoilers may be included in the descriptions or links.

Current Time:
Last Updated:
Rendered From:Unknown
Coordinates are in the WGS84 datum

Return to the Top of the Page

Reviewer notes

Use this space to describe your geocache location, container, and how it's hidden to your reviewer. If you've made changes, tell the reviewer what changes you made. The more they know, the easier it is for them to publish your geocache. This note will not be visible to the public when your geocache is published.