Falando com algumas pessoas de idade, moradores da aldeia, descobri que nem elas próprias se lembram de quando esta fonte nasceu, por isso, as pessoas pensam que esta fonte terá entre 80 a 100 anos. Fiquei a saber também que inicialmente existia apenas a fonte e era lá que as mulheres lavavam a roupa. Já o lavadouro, é um pouco mais recente, visto que algumas pessoas lembram-se de o ver a ser construido. Pensa-se que as datas que se encontram gravadas nas paredes do lavadouro sejam, a sul, o ano da sua construção e a oeste, o ano da sua reconstrução. Antigamente dizia-se que a água era muito boa para consumo e muita gente vinha aqui abastecer-se, hoje em dia, e tal como indica a placa, não é aconselhavel ingerir a água da fonte. De notar ainda o estado de degradação do local, apesar de recentemente ter sido feita uma manutenção, nunca é de mais lembrar, para não deixarem lixo no local e para não destruirem os quintais, obrigado!
A CACHE:
Recentemente a estrada foi alargada, mas mesmo assim tentem estacionar o vosso cachemobile, o melhor possível. Depois de estacionarem apenas têm que descer as escadas e estão junto à Fonte, depois, se seguirem pelo caminho à direita da Fonte vão encontrar o Lavadouro.
CONTEÚDO DA CACHE
logbook, stashnote e material de escrita.
Tentem deixar sempre a cache, o melhor acondicionada possivel no seu ninho e tenham o máximo cuidado ao aceder ao contentor, pois o seu esconderijo é bastante sensivel e pode sofrer danos irreversíveis, para abrir o contentor basta pressionar e girar para a esquerda como uma tampa de uma garrafa, como está indicado no topo do contentor. Peço ainda que não pisem os quintais, nem comam nada que exista no local, pois pode estar tratado com produtos químicos.
PARA ACEDER À CACHE NÃO É PRECISO PISAR OS QUINTAIS