Multi-cache

Cortiçal

A cache by aesanto Send Message to Owner Message this owner
Hidden : 9/11/2011
In Santarém, Portugal
Difficulty:
1.5 out of 5
Terrain:
1.5 out of 5

Size: Size: small (small)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:



CORTIÇAL

A Povoação do Cortiçal deve o seu nome ao facto de, há séculos terem existido nas suas imediações numerosos cortiços de abelhas, situação que ainda hoje em dia se mantém.
Por aqui passaram as forças de D. Afonso Henriques, vindas de Coimbra, com destino à conquista de Santarém aos Mouros, em Março de 1147, bem como as tropas francesas, em 1810, tendo causado inúmeros danos.
O povo, para escapar à morte, foi obrigado a refugiar-se nas grutas mais próximas, situadas na Serra d’Aire e Candeeiros. Também as epidemias de cólera e febre amarela, que se registaram em Portugal durante o reinado de D. Pedro V, causaram nesta região muitas mortes, de tal forma que parte dos corpos teve que ser sepultada nos terrenos vizinhos às povoações.
 
Os costumes dos habitantes, durante o Séc. XIX e início do Séc. XX eram bastante característicos. Os casamentos, no geral, obedeciam a preceitos. Nestas festas, com a duração de três dias, chegavam-se a matar bezerros para oferecer aos convidados, o que, na maioria dos casos, ainda hoje acontece, e a música das filarmónicas ouvia-se dia e noite.
A luz do sol servia de relógio a toda a população, havendo ainda hoje um exemplar de um relógio de sol, embora em mau estado de conservação, situado na Primeira Casa do Cortiçal.
De facto, a povoação do Cortiçal teve o seu início, precisamente na construção de uma casa, conhecida como a Casa do Alpendre. Essa casa foi construída por volta de 1780 ou 1680 (?) por Manuel da Costa, casado com Rosa Maria (naturais do Vale Florido) e que possuíam todas as terras que abrangiam o que se conhece hoje por Cortiçal.

Primeira Casa do Cortiçal

A umas escassas dezenas de metros do Cortiçal, fica situado o pequeno lugar de Vale Florido, constituído apenas por uma única rua. Essa rua divide as Províncias do Ribatejo e Estremadura; os Distritos e as Dioceses de Santarém e Leiria; os Concelhos de Santarém Porto de Mós e Alcanena; e as Freguesias de Abrã, São Bento e Louriceira.
Esta divisão é raríssima, e acentua-se com o facto de haver uma casa de habitação, precisamente neste enclave, o que provoca a situação anómala de, quase se poder dizer que cada assoalhada está situada numa freguesia, fazendo com que o seu proprietário Zé d’Itália, faça cada tarefa doméstica num concelho diferente.

A CACHE

A cache final não está nas coordenadas apresentadas.

Nas coordenadas apresentadas, irão encontrar um primeiro container que contém instrucções para a cache final.
Terão que resolver um pequeno quebra cabeças para conseguirem chegar às coordenadas finais.

Após terem resolvido com sucesso o quebra cabeças, terão à vossa disposição as coordenadas finais.
A cache final, encontra-se num espaço público o qual solicitamos que preservem e tenham o maximo cuidado para não danificarem nada.

Additional Hints (No hints available.)

 

Find...

82 Logged Visits

Found it 67     Didn't find it 2     Write note 2     Archive 1     Unarchive 1     Temporarily Disable Listing 1     Enable Listing 1     Publish Listing 1     Needs Maintenance 4     Owner Maintenance 1     Update Coordinates 1     

View Logbook | View the Image Gallery of 5 images

**Warning! Spoilers may be included in the descriptions or links.

Current Time:
Last Updated: on 3/20/2017 3:28:52 AM Pacific Daylight Time (10:28 AM GMT)
Rendered From:Unknown
Coordinates are in the WGS84 datum