Skip to Content

Reviewer notes

Use this space to describe your geocache location, container, and how it's hidden to your reviewer. If you've made changes, tell the reviewer what changes you made. The more they know, the easier it is for them to publish your geocache. This note will not be visible to the public when your geocache is published.

This cache has been archived.

btreviewer: Esta cache foi arquivada por falta de uma resposta atempada e/ou adequada perante as situações relatadas. Relembro a secção das guidelines sobre a manutenção http://support.groundspeak.com/index.php?pg=kb.page&id=307#maint :

[quote]
You are responsible for occasional visits to your cache to maintain proper working order, especially when someone reports a problem with the cache (missing, damaged, wet, etc.). You may temporarily disable your cache to let others know not to search for it until you have a chance to fix the problem. This feature is to allow you a reasonable amount of time – normally a few weeks – in which to check on your cache. If a cache is not being maintained, or has been temporarily disabled for an unreasonable length of time, we may archive the listing.

Because of the effort required to maintain a geocache, we ask that you place physical caches in your usual caching area and not while on a vacation or business trip. It is best when you live within a manageable distance from the cache placements to allow for return visits. Geocaches placed during travel may not be published unless you are able to demonstrate an acceptable maintenance plan, which must allow for a quick response to reported problems. An acceptable maintenance plan might include the username of a local geocacher who will handle maintenance issues in your absence.[/quote]

Como owner, se tiver planos para recolocar a cache, por favor, contacte-me por [url=http://www.geocaching.com/email/?u=btreviewer]e-mail[/url].

Lembro que a eventual reactivação desta cache passará pelo mesmo processo de análise como se fosse uma nova cache, com todas as implicações que as guidelines actuais indicam.

Se no local existe algum container, por favor recolha-o a fim de evitar que se torne lixo (geolitter).

Obrigado

[b] btreviewer [/b]
Geocaching.com Volunteer Cache Reviewer

[url=http://support.groundspeak.com/index.php?pg=kb.page&id=77][i][b]Work with the reviewer, not against him.[/b][/i][/url]

More

Traditional Geocache

Palácio Vale-Flôr

A cache by Strawberryzinha - Ignacius Team Send Message to Owner Message this owner
Hidden : 1/18/2012
Difficulty:
1.5 out of 5
Terrain:
1 out of 5

Size: Size: micro (micro)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


O Palacete Valle-Flôr

A localização é privilegiada. Sem estar em pleno emaranhado de ruelas do centro histórico de Lisboa, o Pestana Palace assume-se como um 'oásis urbano', na tranquilidade do Alto de Santo Amaro.

Palácio do século XIX. O edifício restaurado, classificado como 'Monumento Nacional', mantém intacta a sua estrutura e muitos dos materiais usados na época.

A seguir à ampla entrada, de pedra, sob o olhar atento de uma cúpula, ao estilo romano, ergue-se uma escadaria que recebe o visitante com pedaços de história. O encanto está gravado em pormenores que o processo de recuperação soube conservar, sem que nunca, em lugar algum, se sinta o peso da antiguidade. E de facto existe uma história.

O Pestana Palace Hotel foi, no final do século XIX, o Palácio Valle Flôr, mandado construir por José Luís Constantino (1855-1932). De família de

agricultores, partiu em 1871 para S. Tomé e Príncipe, então arquipélago português, onde somou fortuna com diversas explorações agrícolas, entre elas a do cacau. A sua dedicação a esta colónia-fazenda e fidelidade à política colonial valeram a este proprietário, casado com D. Maria do Carmo Dias Constantino, a ocupação de múltiplos cargos ao serviço do reino, sendo em Novembro de 1907 lhe atribuído o título de Marquês pelo Rei D. Carlos. O Palácio, com construção datada do final do século XIX, início do século XX, reflecte em muitas das opções decorativas traços franceses da época de Luís XIV, Regência, Luís XV e Luís XVI. O arquitecto italiano Nicola Bigaglia está ligado ao projecto entre 1905 e 1906, no entanto a partir de 1910 é o arquitecto José Ferreira da Costa quem continua a acompanhar todos os trabalhos, sabendo-se que os desenhos de alguns detalhes pertenceram ao arquitecto Ventura Terra.

A morte do Marquês de Valle Flôr, em 1932, tirou o mérito e vida do espaço que permaneceu esquecido até ser adquirido pelo Grupo Pestana 1992, passando a partir de então por obras de restauração e adaptação, que o requalificaram como unidade hoteleira. Embora o projecto tenha mantido as características originais do edifício, foram erguidas duas novas alas para abrigar os quartos. Estes apresentam decoração com ambientação moderna e varandas voltadas para os jardins circundantes. Destacam-se quatro suítes reais nas dependências do antigo palácio, com decoração de época, de influência francesa, revestimentos de mármore, afrescos nos tetos, paredes e janelas com grandes vitrais.

Na parte externa, além dos jardins e da piscina, destaca-se a chamada Casa do Lago, um pavilhão em estilo oriental, também do final do século XIX, onde são servidos lanches.

O Palácio Vale Flor foi classificado como Monumento Nacional em 1997.

In: Wikipédia

O Marquês Valle-Flor
José Constantino Dias, nasceu em Murça -Trás-os-montes, a 19 de Março de 1855. Faleceu em Bad-Nauheim -Alemanha, em 20 de Julho de 1932.
Fidalgo cavaleiro da Casa Real, Comendador da Ordem de Na Sra. da Conceição de Vila Viçosa. Grande proprietário na ilha de S. Tomé, e Presidente de Câmara da mesma ilha.
Muito jovem iniciou a aventura ultramarina. Início em 1871, como empregado num estabelecimento comercial. Em 1874 muda a sua actividade para a agricultura, que era o seu objectivo. O seu primeiro negócio surge logo em 1877. Em 1882 adquiriu a Roça Bela Vista, que serviu de lançamento para o que viria a ser uma das maiores fortunas de Portugal. Estava definitivamente marcada a sua presença em S. Tomé. Fortuna baseada no cultivo do cacau. Foi grandemente elogiada a sua moderna, e eficiente gestão das propriedades, que permitiu tão rápida ascensão.. Casado com D. Maria do Carmo Ferreira Pinto, que nasceu em 1872,. e faleceu em Lisboa, a 12 de Novembro de 1952.

Dedicada amiga de D. Amélia, consta que estaria com ela em Paris aquando do regicídio. Ao contrário do marido, não era adepta das festas e bailes organizados no palácio. A sua descrição fica patente na instalação de um elevador para seu uso privado, o que permitia percorrer os vários pisos do palácio de forma bastante discreta, como era seu apanágio.
Do seu casamento nascem 3 filhas e 1 filho, José Luís de Valle-Flor, mais tarde viria a ter a permissão de utilização do titulo de 2° Marquês, estatuto atribuído por D. Manuel II, que entretanto já se encontrava exilado.
Em memória de seus filhos e marido, a Marquesa cria a Fundação Valle-Flor. Tinha como objectivo atribuir prémios a raparigas e rapazes pobres, que se distinguiam por dotes de caracter e bondade. Um prémio anual que se mantém na actualidade. Entregue em cerimónia solene e habitualmente conta com a presença do Presidente da República na época natalícia.
O Instituto Marquês de Valle-Flor, também criado pela Marquesa, tinha como objectivos definidos, a realização de estudos e trabalhos científicos sobre as províncias ultramarinas. Com especial incidência sobre S. Tomé. Estudos dedicados aos aspectos sociais, morais, sanitários e económicos, assim como das possíveis melhorias dessas mesmas condições.

O Instituto foi dotado de excelentes condições, tais como, 10 milhões de escudos (1950), e como sede o palácio Valle-Flor, ou o objecto da sua venda. Venda que apenas se concretizou na década de 90 Face aos objectivos a que se propunha realizar, o governo através de decreto, em Agosto de 1951, determinou que este Instituto seria de utilidade pública nacional, homologando ao mesmo tempo os seus estatutos.

Additional Hints (Decrypt)

Ren r aãb ren naqnin cryn pnyçnqn, ivh Fnagb Nzneb n qrfpre, r crtbh ahz sreeb cnen b fbpbeere.
PHVQNQB pbz bf zhtyrf shapvbaáevbf qb Ubgry.
N pnpur aãb rfgá an EHN WNH (dhr é n ehn dhr rfgá à seragr qb ubgry)

Decryption Key

A|B|C|D|E|F|G|H|I|J|K|L|M
-------------------------
N|O|P|Q|R|S|T|U|V|W|X|Y|Z

(letter above equals below, and vice versa)



 

Find...

161 Logged Visits

Found it 144     Didn't find it 6     Write note 2     Archive 1     Temporarily Disable Listing 2     Enable Listing 1     Publish Listing 1     Owner Maintenance 2     Update Coordinates 1     Post Reviewer Note 1     

View Logbook | View the Image Gallery of 21 images

**Warning! Spoilers may be included in the descriptions or links.

Current Time:
Last Updated: on 11/15/2017 3:47:27 PM (UTC-08:00) Pacific Time (US & Canada) (11:47 PM GMT)
Rendered From:Unknown
Coordinates are in the WGS84 datum

Return to the Top of the Page