Skip to Content

Reviewer notes

Use this space to describe your geocache location, container, and how it's hidden to your reviewer. If you've made changes, tell the reviewer what changes you made. The more they know, the easier it is for them to publish your geocache. This note will not be visible to the public when your geocache is published.

This cache has been archived.

Angel_n_Devil: Sem tempo para manutenção preferimos arquivar :(

More

Multi-cache

Penedos Altos V2

A cache by Angel_n_Devil Send Message to Owner Message this owner
Hidden : 10/18/2012
Difficulty:
2.5 out of 5
Terrain:
1.5 out of 5

Size: Size: other (other)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Related Web Page

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


Penedos Altos V2

História:

BAIRRO DOS PENEDOS ALTOS Foi na Quinta denominada dos Penedos Altos, outrora pertencente à família Campos Mello, nos terrenos pertencentes ao Engenheiro Telo de Carvalho Simas, bem como à firma Campos Mello & Irmão Lda., que a Câmara Municipal da Covilhã, a Caixa Sindical de Previdência do Pessoal da Indústria de Lanifícios e a Federação Nacional dos Industriais de Lanifícios, construiu um bairro destinado a operários da referida indústria que, nas décadas de 30 a 50 do século XX, fortemente prosperava.  O processo inerente à alienação de terrenos e à compra de outros foi iniciado em 1936. Primeiro construiu-se o Bairro de Cima, com habitações de piso único, e com número variável de divisões, correspondendo à composição do agregado familiar. As rendas pagas pelos operários também eram variáveis. Seguiu-se a construção do Bairro de Baixo, com habitações diferenciadas do anterior. Eram habitações de dois andares, com número de divisões e rendas variáveis de acordo com o agregado familiar. Todas as habitações possuíam um pequeno reduto à frente e quintal nas traseiras. O bairro, constituído por 122 moradias, dotado de infra-estruturas como saneamento, água, luz e edifício escolar e Igreja foi inaugurado pelo então Ministro das Obras Públicas, Engenheiro José Frederico Ulrich, no ano de 1949. Trata-se, hoje em dia, de um Bairro único, dotado de variadas infra-estruturas de lazer: jardins, parques infantis, Piscina Municipal, associação recreativa e outros equipamentos.


A Associação:

O Académico dos Penedos Altos foi fundado em 1954. Tendo como fundador sócio nº1, o Sr. Aníbal Mineiro Gaspar. A sua sede fica situada no Largo dos Melos nos Penedos Altos. O Bairro dos Penedos Altos teve origem em 1950, sendo habitado inicialmente por casais jovens, que sentiram necessidade de organizar um centro cultural para que os seus filhos tivessem os tempos ocupados. Bem como os pais. O aparecimento do Académico dos Penedos Altos começa com uma reunião no Café dos Parranas, do sonho se passou à realidade com o arrendamento da sede nos prédios do riscado, passando depois para o aluguer da sede actual. A actividade inicial foi o Voleibol, no ano de 1954/1955 impulsionada pelos senhores Capelo, Marcelino, Paulo Rato, Humberto Nobre, Hilário, Manuel Franco e Zito. Apareceu depois o futebol de onze, nos campeonatos da FNAT, onde o académico participou com a juventude actual dos Penedos Altos. Em 1967 os jovens criaram um grupo de teatro. Nas décadas de sessenta, setenta, oitenta e noventa organizaram-se bailes semanais/mensais para recriação e encontros que acabaram por dar os seus frutos e netinhos. O Académico pautou sempre ao longo de todos estes anos por uma boa convivência entre todos os sócios. Criando um espírito acolhedor e divertido, aumenta o número de actividades, como por exemplo: torneios de sueca, torneios de snooker, torneios de damas e atletismo, futebol de onze e futebol de cinco. Ao longo de todos este anos o grande sonho dos sócios era a aquisição do imóvel e o seu restauro, o que veio a concretizar-se com a doação do imóvel pelo antigo proprietário, o Eng. Laurentino de Almeida e o Sr. Moisés de Almeida no ano 2000. A doação deve-se ao grande empenhamento da autarquia e à direcção do Académico, presidida em 2000 pelo Sr. Carlos Silva. O restauro teve início a 1 de Setembro de 2000, tendo o seu término e inauguração, da nova sede social, a 23 de Setembro de 2001.


A Igreja:

São José, vulgarmente conhecida por Igreja dos Penedos Altos, foi construída nos anos 40 do passado século. A Igreja foi benzida e inaugurada em 22 de Outubro de 1950 pelo então Bispo Auxiliar da Guarda, D. Domingos da Silva Gonçalves. Tem como Santo Padroeiro S. José. De linhas sóbrias e simples, a Igreja foi construída em alvenaria de pedra granítica, possui nave única e tecto revestido a madeira. O altar-mor possui a imagem de Cristo Crucificado ladeado pelas imagens do Sagrado Coração de Jesus e do Sagrado Coração de Maria. A imagem do patrono, S. José, encontra-se no lado esquerdo e à direita a Pia Baptismal e um painel de azulejos evocativos do Baptismo de Jesus e do Poço de Jacob. Na área adjacente foram construídos, já em 2006/2007, um salão e seis salas para o ensino da catequese através de um protocolo estabelecido com a Câmara Municipal da Covilhã.


Os Jardins:

A sequóia dos Penedos Altos

A Covilhã ganhou, através do Programa Polis, alguns espaços verdes novos, como o Jardim do Lago e outros renovados, como o Jardim Municipal. E, nestes tempos de 'contenção financeira', estamos ainda sem perceber se iremos ter ou não, o Parque da Goldra! Mas alguns dos espaços verdes mais interessantes da Covilhã são aqueles que têm passado um pouco à margem das modas e de renovações, como é o caso do Parque Alexandre Aibéo (de que falarei um dia destes) ou os jardins dos Penedos Altos.

Os Jardins dos Penedos Altos apresentam uma diversidade dendrológica interessante (tílias, olaias, ameixeiras-de-jardim, cedros, pseudotsugas, ciprestes, pinheiros-mansos, etc.), tendo já tido oportunidade de, num texto de Agosto passado, ter chamado a atenção para um azevinho de dimensões generosas aí existente.De igual modo, existe um belo conjunto de tílias (ainda não desfiguradas!!) e um pinheiro manso com um assinalável perímetro de tronco.No entanto, desde há algum tempo, que uma árvore me vinha chamando a atenção, mesmo à distância da janela do meu quarto, por se atrever a crescer mais do que todas as outras! Com excepção de alguns plátanos, sobre os quais aqui tenho escrito, poucas árvores na Covilhã se atrevem a ultrapassar as pseudotsugas...quis saber quem tinha cometido a ousadia e fiquei aliviado, pois fica tudo entre parentespróximos, com origem comum na Califórnia! Trata-se de uma sequóia, da espécieSequoia sempervirens (D. Don) Endl., espécie originária da costa oeste norte-americana, podendo alcançar e, mesmo ultrapassar, os 100 m de altura, o que as torna nas árvores mais altas do mundo (pese embora, haja conhecimento de terem existido na Austrália, exemplares de Eucalyptus regnans F. J. Muell, que ultrapassaram em altura estas sequóias). No entanto, como já aqui referi anteriormente, as sequóias mais famosas talvez sejam as da espécie Sequoiadendron giganteum (Lindl.) Buchh., por serem árvores mais volumosas.O bairro dos Penedos Altos é assim, fruto deste conjunto de vegetação, um dos mais aprazíveis locais da cidade e seria bom que nenhuma mente iluminada viesse romper este equilíbrio entre a Natureza e a cidade.

In: http://sombra-verde.blogspot.com/2006/10/sequia-dos-penedos-altos.html

A Cache:

Esta multi-cache é para vos dar a conhecer o Bairro dos Penedos Altos.

Vão ter que percorrer 2 pontos para descobrirem a final.

As coordenadas publicadas correspondem ao primeiro ponto, onde encontrarão as do segundo tal como a dica referente, e por aí adiante.

Esperemos que gostem, aproveitem os espaços verdes e divirtam-se..

Boas Cachadas!!!


This page was generated by GeoPT Listing Generator

Additional Hints (Decrypt)

Cevzrveb cbagb: Zntaégvpn!!
Frthaqb cbagb: Nonhynqb

Decryption Key

A|B|C|D|E|F|G|H|I|J|K|L|M
-------------------------
N|O|P|Q|R|S|T|U|V|W|X|Y|Z

(letter above equals below, and vice versa)



 

Find...

35 Logged Visits

Found it 23     Didn't find it 6     Write note 1     Archive 1     Temporarily Disable Listing 1     Publish Listing 1     Needs Maintenance 2     

View Logbook

**Warning! Spoilers may be included in the descriptions or links.

Current Time:
Last Updated: on 11/15/2017 3:47:30 PM (UTC-08:00) Pacific Time (US & Canada) (11:47 PM GMT)
Rendered From:Unknown
Coordinates are in the WGS84 datum

Return to the Top of the Page