Nicho de Nossa Senhora de Fátima

Nichos Religioso
As aldeias, na sua maioria, conservam um conjunto arquitectónico e etnográfico de extremo valor nos domínios do material utilizado, do saber-fazer e da simbologia. Este conjunto, assinala um valor expressivo no espaço e no tempo, envolvido em vivências que materializam a vida económica, social e espiritual das comunidades.
Os cruzeiros, as alminhas e outros nichos religiosos, são alguns dos exemplares que adornam os caminhos e as aldeias desta região. A sabedoria popular das populações mais antigas, remete a origem dos cruzeiros, à demarcação do território, especificamente dos montes, das bouças e das áreas agrícolas. Já as alminhas e capelas, revelam um historial profundo de crença religiosa. De arquitectura adulterada, a imagem e a construção destas estruturas, continuam a manifestar uma forte simbologia de respeito e devoção.
A cache
Esta cache fica situada no lugar da Moita, Freguesia de Pernes, concelho e distrito de Santarém. Um dos únicos ou mesmo o único local a visitar é a Capela de Nossa Senhora de Fátima. Foi construída em Honra de Nossa Senhora de Fátima como patrono Principal e como patrono secundário São Miguel Arcanjo. Foi Benzida e inaugurada no dia 03 Maio de 1997 pelo M.º Rev.º Senhor Pe. José Abílio e Silva Costa, em representação do Bispo da Diocese de Santarém.