O Museu Arqueológico Municipal do Fundão (Menção Honrosa na Categoria de «Melhor Museu Nacional», APOM 2008) está instalado no Solar Taborda d’Elvas Falcão, situado na zona histórica da Cidade do Fundão, na Rua do Serrão, artéria transversal à Rua da Cale.
O edifício procede de uma casa do século XVI, de escadaria frontal e balcão, ganhando uma compleição apalaçada no século XVIII. Nos projectos arquitectónicos e museográficos da sua readaptação a Museu Arqueológico procuraram respeitar-se a volumetria primitiva, a identidade da fachada e algumas estruturas emblemáticas conjugados com as exigências museológicas.
O Museu, filia-se na unidade museal que, em 1942, José Monteiro fundou na então vila do Fundão e que volvidos mais de sessenta anos é de novo relançada.
Trata-se de um espaço cultural único na Beira Interior, concebido e pensado para servir todos os públicos e satisfazer todos os interesses.
O Museu tem várias valências sendo que a preocupação primacial foi a de lhe conferir um carácter didáctico para fruição global, dispensando especial atenção às camadas escolares, visitas e campanhas de escavação arqueológicas.
Dispõem de uma sala de exposição permanente que reúne peças que permitem uma incursão cronológica por três grandes períodos: Pré-história (Paleolítico, Mesolítico, Neolítico e Calcolítico, Proto-história (Idade do Bronze e Ferro) e Período Romano (povoamento, quotidiano e epigrafia). Possui uma sala de exposições temporária, auditório, sala de conservação e restauro, biblioteca especializada em História e Arqueologia, espaço internet (Sala Universia) e cafetaria. É dotada ainda de uma equipa estudo, na vertente de arqueologia e possui estruturas editoriais de investigação, de que é expressão a revista Eburóbriga.
Através do programa “Arqueologia sem Fronteiras”, criado em 2007, o Museu Arqueológico do Fundão aposta na educação e sensibilização das camadas mais jovens para os aspectos da defesa e importância do património arqueológico. Dirigido para a ocupação de tempos livres de crianças e jovens carenciados, essencialmente, da região são organizadas sessões de esclarecimento, campanhas de escavações e visitas de estudo a monumentos, sítios e unidades museológicas portuguesas, espanholas e também francesas. Pretende-se com este programa educar e incentivar o sentido de responsabilidade de defesa do património, bem como, providenciar oportunidades a jovens que, de outro modo não teriam acesso às mesmas.
O Museu Arqueológico do Fundão desenvolve também acções de formação de história e informática e novas tecnologias, estas direccionadas para idosos e reformados.
A dinâmica e envolvência das actividades e programas desenvolvidos aproximam o museu da comunidade, criam uma consciência de propriedade colectiva do museu. O próprio funcionamento das unidades orgânicas do Espaço Internet e Cafetaria/bar contribuem, também, para transformar o museu num centro de convívio cultural. É sobretudo uma entidade dinâmica de estudo e divulgação histórica e arqueológica onde são estabelecidas várias conexões ao nível da investigação, garantindo satisfazer qualquer tipo de público na fruição plena deste novo espaço museal, quer ao nível da oferta expositiva, bibliográfica, arquivística, informática ou de lazer.
Visita guiada AQUI
Site do Museu AQUI
|