Skip to Content

<

Projecto GeoRibatejo - Concelho de Almeirim

A cache by GeoRibatejo Send Message to Owner Message this owner
Hidden : 03/18/2013
Difficulty:
2 out of 5
Terrain:
1.5 out of 5

Size: Size: micro (micro)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


Projecto GeoRibatejo - Concelho de Almeirim

Somos um grupo de geocachers que decidiram fazer algo de diferente e criámos um espaço de convívio para partilha de experiências, organizar caches em grupo e sobretudo conviver. Não existia uma forma fácil de nos podermos contactar e ir convivendo e como tal depois de algumas caches em grupo acabou por surgir o GeoRibatejo www.georibatejo.org que conta com a participação de todos os geocachers interessados que pertençam à região do Ribatejo. Este projecto visa dar a conhecer a nossa região e como tal escondemos uma cache em cada um dos concelhos do Ribatejo para te dar a conhecer um pouco sobre os encantos desta bela região do País.

O Ribatejo

O Ribatejo (também conhecido informalmente como Borda d’Água) é uma antiga província (ou região natural) de Portugal, formalmente instituída pela reforma administrativa de 1936. Ao contrário de outras províncias que foram restauradas em 1936, o Ribatejo foi uma província criada totalmente de novo, dado que o seu território pertencia tradicionalmente à antiga província da Estremadura.

No entanto, as províncias de 1936 praticamente nunca tiveram qualquer atribuição prática, e desapareceram do vocabulário administrativo (ainda que não do vocabulário quotidiano dos portugueses) com a entrada em vigor da Constituição de 1976.

Fazia fronteira a Noroeste com a Beira Litoral, a Oeste e a Sul com a Estremadura, a Sudeste com o Alto Alentejo e a Norte e Nordeste com a Beira Baixa. É constituído por 22 concelhos, integrando a quase totalidade do distrito de Santarém e ainda dois concelhos do distrito de Lisboa e um do distrito de Portalegre. Tinha a sua sede na cidade de Santarém.

  • Distrito de Lisboa: Azambuja, Vila Franca de Xira.
  • Distrito de Portalegre: Ponte de Sor.
  • Distrito de Santarém: Abrantes, Alcanena, Almeirim, Alpiarça, Benavente, Cartaxo, Chamusca, Constância, Coruche, Entroncamento, Ferreira do Zêzere, Golegã, Rio Maior, Salvaterra de Magos, Santarém, Sardoal, Tomar, Torres Novas, Vila Nova da Barquinha. 

A província passou posteriormente a contar com 22 municípios, posto que foi entretanto criado, na área do distrito de Santarém, o concelho do Entroncamento (1945, por divisão do de Vila Nova da Barquinha). O seu antigo território actualmente reparte-se pelas regiões do Alentejo, Centro e de Lisboa, sendo que até 2002 era o núcleo central da região de Lisboa e Vale do Tejo. 

Em termos de sub-regiões, acha-se repartido pela Grande Lisboa (concelho de Vila Franca de Xira), Alto Alentejo (concelho de Ponte de Sor) e ainda pela totalidade da sub-região da Lezíria do Tejo e quase todo o Médio Tejo (exceptuado o concelho de Ourém). 


 

Concelho de Almeirim
Entroncamento

Sede de Concelho, Almeirim é uma cidade Ribatejana com uma história rica e município de grande herança agrícola.

A ocupação humana nesta região remonta a épocas bem remotas, existindo diversos vestígios de ocupação pré-histórica, para o que muito auxiliou para á fixação de populações a riqueza consagrada pelo Rio Tejo.

Almeirim foi outrora um dos locais preferidos pelos reis da dinastia de Avis, devido à abundância de caça. Hoje em dia restam as muitas casas senhoriais e pequenos palacetes, testemunhos patrimoniais da riqueza de outros tempos.

De facto, Almeirim oferece uma riqueza patrimonial bem interessante, como é o caso da Igreja Paroquial de S. João Baptista, dos Palácios da Quinta da Alorna e do Casal Branco (famoso por ter sido palco de divertimentos tauromáquicos do Rei D. Miguel), da Quinta de Santa Marta, ou Pórtico de Paço dos Negros, na Raposa, onde se encontra o que restou do Paço refeito por D. Manuel I, no século XVI. Uma visita a Almeirim prima igualmente por um passeio nos seus parques e jardins, como o agradável Jardim da República, e , claro, a Praça de Toiros, registo tão importante e tradicional do Ribatejo.

Mas falar de Almeirim é referir a sua gastronomia e a incontornável Sopa da Pedra, nome que deriva de uma famosa lenda. Diz-se então que um monge pediu a um avarento agricultor algo com que pudesse fazer uma sopa.

Não tendo obtido uma resposta afirmativa, o frade afirmou que apenas lhe bastaria uma panela para ferver água para conseguir fazer um iguaria sem igual. Colocou na panela uma pedra, e ao provar a “sopa” sorriu.

Tal gesto deixou o agricultor desconfiado, e ao querer prová-la foi advertido que ficaria muito melhor se tivesse um pouco de chouriço ou toucinho. A lista foi aumentando aos poucos, e calmamente o frade foi pedindo outros ingredientes, como couves, batatas, feijão, cenoura… Ficou uma excelente sopa, o repasto foi feito em conjunto e, ao partir, o monge levou a sua pedra, para estar pronta para a próxima sopa.

Mas em Almeirim também os vinhos são de qualidade, sendo uma região tambem famosa pela produção de enchidos e melão. Essencialmente agrícola, Alpiarça é uma região vinhateira por excelência.

A cache

Esta cache faz parte de um conjunto de caches escondidas por toda a região do Ribatejo colocadas pelo GeoRibatejo.

Tendo em conta os 22 concelhos do Ribatejo foi colocada uma cache em cada concelho de modo a poder dar a conhecer um pouco sobre cada um. Em cada uma destas caches irá existir um código necessário para completar a cache bónus final.  

Abrantes       Mapa
Alcanena
Almeirim
Alpiarça
Azambuja
Benavente
Cartaxo
Chamusca
Constância
Coruche
Entroncamento
Ferreira do Zézere
Golegã
Ponte de Sôr
Rio Maior
Salvaterra de Magos
Santarém
Sardoal
Tomar
Torres Novas
Vila Nova da Barquinha
Vila franca de Xira
Concelho Enigmático
Mapas Dinâmicos e Badges

Em colaboração com o geocaching-pt.net disponibilizamos mapas dinâmicos a todos os geocachers que pretendam usufruir dos mapas que ilustram as caches encontradas individualmente de cada concelho deste projecto.

Podem obter esses mesmos mapas clicando no seguinte link.

Podem também obter uma badge que ilustra, através de uma barra crescente, a quantidade de caches encontradas clicando no seguinte link.

 

Additional Hints (Decrypt)

>>>>

Decryption Key

A|B|C|D|E|F|G|H|I|J|K|L|M
-------------------------
N|O|P|Q|R|S|T|U|V|W|X|Y|Z

(letter above equals below, and vice versa)



Return to the Top of the Page

Reviewer notes

Use this space to describe your geocache location, container, and how it's hidden to your reviewer. If you've made changes, tell the reviewer what changes you made. The more they know, the easier it is for them to publish your geocache. This note will not be visible to the public when your geocache is published.