GeoPesca nas Comportas da Barragem de Fagilde

A Barragem de Fagilde é uma barragem que resultou de um projecto de 1979, da responsabilidade da Empresa Hidroprojecto, e foi concluída, no ano de 1984, pela firma Zagope, S.A.R.L. Construida em pleno leito do Rio Dão, esta barragem teve como objectivo o fornecimento, parcial, de água urbana aos concelhos vizinhos, tais como Viseu, Mangualde, Nelas e Penalva do Castelo.
A parte construida do lado direito do Rio Dão localiza-se na freguesia de Povolide, concelho e Distrito de Viseu, enquanto o seu lado esquerdo se localiza na freguesia de Fornos de Maceira Dão, concelho de Mangualde e, igualmente, Distrito de Viseu. O nome de Barragem de Fagilde deve-se à circunstância de se localizar muito perto da povoação de Fagilde.

As suas coordenadas geográficas situam-se, em latitude, nos 40º 38´ 21´´ N e, em longitude, nos 07º 47´ 00´´ W. Barragem em betão e de estrutura tipo “Arco Abóboda” com três contra fortes, tem 27,0 metros de altura, acima da fundação (fundação em granito ) e 18,5 metros de altura acima do terreno natural. A cota de coroamento é de 312,5 metros e o comprimento de coroamento é de 63,3 metros. Contém um descarregador de cheias no corpo da barragem com duas comportas e uma capacidade máxima de descarga de 515 m³/s.

A área da albufeira é de 7,5 hectares e a capacidade desta é de 2800×1000 m³ Esta massa de água, além de ter como principal objectivo o abastecimento de água, serve também para o disfrute de desportos aquáticos como a canoagem e a pesca. Não sendo possível a sua navegação com barcos com motores a combustão, era natural que aparecessem estruturas que fornecem aos veraneantes a possibilidade de percorrerem as suas aguas com gaivotas e canoas!

Em relação à pesca, esta barragem possui pesqueiros em quase toda a totalidade de extensão de margem, sendo possível pescar nesta aguas espécies como a boga, a carpa, o barbo, a perca sol, a enguia e mesmo o achigã!
A CACHE
Agora que já vos dei a conhecer um pouco mais o pesqueiro é tempo de vos introduzir na mais recente forma de pesca desportiva: a GeoPesca!
A Geopesca é praticada por um grupo restrito de “amantes da natureza” chamados Geocachers. Habituados desde novos a enfrentarem grandes desafios, estão também particularmente bem adaptados a esforços físicos e a actividades que exijam atingir quase os extremos do seu próprio corpo.
Esta forma de pesca é um pouco o espelho disso: nada delicada, exigente de alguma caminhada, exigente também no sentido de navegação e de destreza mental.
Ao contrario da outra forma de pesca já demonstrada por mim numa outra cache (Igreja Matriz de Abraveses) esta vai requerer que usem mais material, mais destreza manual e mais destreza mental para conseguir chegar ao tão desejado Peixe. Este posso desde já afirmar que não será capturado directamente com o material, mas que subirá pelas agua para poder ser capturado à mão!
COMO BONS GEOPESCADORES DEVERÃO DEIXAR TODO O MATERIAL UTILIZADO NAS DEVIDAS CONDIÇÕES PARA QUE OS PROXIMOS PODEREM APRECIAR A PESCARIA
Espero que apreciem o passeio, a vista e a vossa primeira experiencia de Geopesca!