Vale da Candeeira Traditional Geocache

Hidden : 12/31/2011

Vale da Candeeira

O Vale

O magnífico e quase impenetrável Vale da Candeeira é um vale glaciar suspenso sobre o vale do Zêzere, em que a beleza das suas vertentes escarpadas é a recompensa depois do difícil acesso. É circo glaciar que se formou pela acção de uma língua glaciar secundária que alimentava o glaciar do Zêzere.

Hoje, os campos de cervum, a água cristalina da ribeira da Candeeira, a pastorícia e a beleza do lugar, fazem atravessar todas as dificuldades para lá chegar.

A cache

A caminhada pode começar em vários pontos. Uma possibilidade é começar no Covão d'Ametade, encontrando o trilho ao subir um pouco a encosta norte do Covão, sendo que depois o trilho segue paralelo ao Vale do Zêzere. Este trilho vai estando marcado com mariolas (montes de pedras) e marcas amarelas e vermelhas.
Este trilho tem a distância aproximada de 2,5km mas é de dificuldade média/alta.
Outra possibilidade é subir a partir do Vale do Zêzere, num trilho bem marcado em que é preciso vencer um grande desnível mas que é a maneira mais directa de chegar à Candeeira. Para chegares a este trilho deves seguir o PR que segue junto ao Rio Zêzere até uma zona de casas de pastores em que uma ponte atravessa o rio para o início do trilho que sobe. Este trilho, apesar de muito inclinado, é de dificuldade média e está bem marcado por mariolas. Caso o terreno esteja molhado a dificuldade aumenta consideravelmente.
Outra possibilidade para chegar a este vale é seguir o trilho pela Lagoa do Peixão, no entanto este caminho tem uma parte muito inclinada que não é recomendada com chuva, neve ou gelo

Como em qualquer caminhada na Serra, deves ir preparado (leva água, reforço energético, botas impermeáveis com sola bem aderente, roupa adequada, protector solar caso haja sol, frontal, etc) e levar bastão de caminhada já que qualquer um dos trilhos tem zonas com muito desnível. Atenção às condições meteorologicas, na Serra o tempo muda muito rapidamente e não é facil sair da Candeeira com más condições sem o equipamento adequado.
Qualquer um dos trilhos pode ser feito com neve e/ou gelo desde que tenhas o equipamento adequado (crampons, piolet, raquetes de neve, etc, consoante a situação).
Atenção aos pastores, principalmente no Verão, já que é costume estes levarem caches se virem geocachers no local das mesmas