Skip to Content

This cache has been archived.

SerafimSaudade: Esta cache foi arquivada por falta de uma resposta atempada e/ou
adequada perante as situações relatadas. Relembro a secção das
guidelines sobre a manutenção
http://support.groundspeak.com/index.php?pg=kb.page&id=307#maint :

[quote]
You are responsible for occasional visits to your cache to maintain
proper working order, especially when someone reports a problem with
the cache (missing, damaged, wet, etc.). You may temporarily disable
your cache to let others know not to search for it until you have a
chance to fix the problem. This feature is to allow you a reasonable
amount of time – normally a few weeks – in which to check on your
cache. If a cache is not being maintained, or has been temporarily
disabled for an unreasonable length of time, we may archive the
listing.

Because of the effort required to maintain a geocache, we ask that you
place physical caches in your usual caching area and not while on a
vacation or business trip. It is best when you live within a
manageable distance from the cache placements to allow for return
visits. Geocaches placed during travel may not be published unless you
are able to demonstrate an acceptable maintenance plan, which must
allow for a quick response to reported problems. An acceptable
maintenance plan might include the username of a local geocacher who
will handle maintenance issues in your absence.[/quote]

Como owner, se tiver planos para recolocar a cache, por favor,
contacte-me por
[url=http://www.geocaching.com/email/?u=serafimsaudade]e-mail[/url].

Lembro que a eventual reactivação desta cache passará pelo mesmo
processo de análise como se fosse uma nova cache, com todas as
implicações que as guidelines actuais indicam.

Se no local existe algum container, por favor recolha-o a fim de
evitar que se torne lixo (geolitter).

Obrigado

[b] SerafimSaudade [/b]
Geocaching.com Volunteer Cache Reviewer

More
<

Igreja Matriz do Entroncamento

A cache by S-picas Send Message to Owner Message this owner
Hidden : 01/12/2012
Difficulty:
2 out of 5
Terrain:
1 out of 5

Size: Size: micro (micro)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


A HISTÓRIA DA IGREJA MATRIZ DO ENTRONCAMENTO


Num folheto datado de Novembro de 1937 subscrito pela corporação fabriqueira do Entroncamento podemos ler, entre outras, as seguintes frases : "ocupa um Centro importantíssimo de comunicações a vila do Entroncamento; mas é absurdo julgarmos possível que da força espiritual da sua Igreja dependa algum dia a segurança de todo o país". "Escolhermos para a nossa Igreja o estilo do renascimento da época de D. João III por nos parecer mais religioso, mais belo e mais nacionalizado que os estilos que lhe sucederam". " Voltemos a considerar a Igreja pela sua dupla finalidade, Deus e Pátria". As duas primeiras frases eram um apelo ao auxílio para a construção desta Igreja, um apelo eivado de patriotismo exacerbado (claramente patente na terceira das frases), um patriotismo indissociável de uma época em que o Império, velho de quatro séculos, começava a apresentar marcas do tempo e esboroar-se.

Absurda à primeira vista, é surpreendente a relação que se pode estabelecer entre a igreja do entroncamento e o seu modelo -a da Atalaia- e os dois maiores poemas épico escrito em Portugal: Os Lusíadas de Luís de Camões eA Mensagem de Fernando Pessoa.


A lição que se extrai d' Os Lusíadas é a mesma da Igreja da Atalaia "somos grandes e cada vez maiores". Num intervalo de quatro séculos o declínio e o apelo: "fomos grandes e é necessário que o voltemos a ser". Esta é a lição de  A Mensagem de Fernando Pessoa, e é também o apelo que se conserva na nossa Igreja : a veneração de santos Portugueses, verdadeiros heróis de um povo cristão e católico, tentava controlar o incontrolável. O estilo, as legendas, os santos, todos tinham um objectivo fundamental, objectivo que se não pode cumprir. A Igreja do Entroncamento é um templo com duas dimensões : o templo da Fé Sagrada e o templo hoje imperceptível do patriotismo.

              

O interior do templo divide-se em três naves de quatro tramos. Ao nível do terceiro tramo abrem-se as duas portas laterais.

A iluminação vêm-lhe de oito grande janelas de voamento, uma por tramo, que repetem, aumentando o desenho das janelas da capela-mor da igreja da Atalaia.

Os arcos da nave apoiam-se em colunas capitalizadas, e vão morrer de encontra as paredes do coro e da capela-mor. Cobre as naves um tecto de madeira.

Entra-se na igreja pela porta principal, que se abre para uma espécie de nartex ou vestíbulo, (piso térreo do campanário). Sobre esta antecâmara, que cumpre as funções de quebra vento, temos um primeiro piso, com janelão que se rasga sobre o portal, e arco de volta inteira que se abre sobre a nave central.

Note-se que a ausência de clerestório permitiu o elevar das colaterais e o consequente alargar o coro sobre estas.

O arco do triunfal, primorosamente lavrado, estabelece a ligação com a capela-mor, de planta poligonal e abobadada.

Podemos dizer que a igreja do Entroncamento repete a estrutura da da Atalaia e inova parcialmente a decoração. Com efeito, a disposição das naves, da capela-mor e sua abóbada, o arco triunfal, as colunas, o campanário e o portal buscam inspiração na Atalaia; porém toda a decoração de azulejos, pinturas, legendas, pavimentos, altares, púlpito, baptistério, santos, etc., não encontram antecedentes na Atalaia, o que liberta a igreja da Sagrada Família as acusação de plágio. Não podemos minimizar, com isto, a importância histórico-artístico da igreja da Atalaia que é, sem sombra de dúvida, um dos mais preciosos tesouros do Renascimento Português.

O portal da igreja da Sagrada Família é o elemento mais opulento da sua construção. Na estrutura e ornamentação geral imita o da Atalaia, foram porém introduzidas pequenas alterações.

Duas pilastras sobre pedestais e entablamento direito, enquadrando o arco. Este, quando a espessura da parede o pede, desdobra-se na curva moldurada da entrada, por um espaço em forma de tramo de abóbada repartido em painéis, e pelo arco do vão, levemente mais estreito. Como acidente arquitectónico, insere-se nos ângulos dos pés direitos internos, ima fina coluna balaústre. O ornato encontra-se : nas pilastras, no género de candelabros com complementos vegetais, rematando na mísula dos Apóstolos; no friso, ima coroa de louros central, o envolver do brasão, do qual parte o característico ornato de pequeno volume, em linha ondulada, com enrolamentos de folhagens e quimeras; havendo ainda aqui, na parte da saliência sobre as pilastras, duas pequeninas figuras, cujos membros se transmutam em folhagens; nas pequenas quartelas do simulado tramo de abóbada, botões florais e estrelas; e não esquecendo os elementos geométricos clássicos.

Os medalhões das cantoneiras encerram dois bustos, um jovem e o outro de guerreiro de meia idade; as cabeças em todo o volume, o corpo esvanecendo-se em baixo relevo.

O S. Pedro da esquerda e o S. Paulo do lado oposto, de relevo médio, ligam-se, como aqueles, às formulas coimbrãs. Voltados para a entrada, o movimento que aparentam - interpretado pela linha da coluna vertebral e membros inferiores, e dado com justeza - é pequeno, tal qual sempre foi nas figuras de João Ruão. Os bustos de homem e mulher dos pedestais encontram-se muito gastos, como as composições dos pés direitos".

Sobre os extremos frisos, pináculos, e ao Centro um janelão no qual duas pilastras lisas suportam um frontão triangular. Envolvido por este conjunto temos o arco do janelão, de volta inteira e chanfrado.

Olhando o portal do Entroncamento, vemos mudanças curiosas : os bustos dos pedestais foram substituídos por escudos e armas. As esculturas figurando S. Pedro e S. Paulo lá se encontram, mas a sua expressão irritada contrasta nitidamente com a serena beatitude dos da Atalaia, como que lembrando que já não nos encontramos nos esplendorosos anos dos séc. XVI; do seu olhar congestionado transpira inquietação e descontentamento; para mais os seus corpos estão privados de movimento.

As figurinhas da parte do friso que se encontra saliente sobre as pilastras foram substituidas por esferas armilares. O brasão do centro do friso deu lugar ao escudo da Casa de Bragança, e no ornato de pequeno volume foram introduzidas, a um e a outro lado do brasão, a cruz da Ordem de Cristo e a cruz da Ordem de Avis, qualquer delas intimamente relacionadas com a expansão ultramarina.

Os pináculos e o janelão são, em tudo, idênticos aos da Atalaia. O janelão tem uma legenda na arquitrave.

Nos pés direitos internos temos os anjos, os bucrânios e os candelabros que na Atalaia estão demasiado corroídos. Pode-se concluir, no entanto, que se trata de uma cópia livre. As estrelas dos artesãos do tramo simulado da Atalaia deram lugar a botões florais.

Repare-se ainda num pormenor curioso: os medalhões das cantoneiras têm igualmente a cabeça de um jovem e de um guerreiro de meia idade, só que, em vez de figuras anónimas, são figuras bem conhecidas da história de Portugal : St.º António de Lisboa é o jovem; D. Nuno Alvares Pereira é o guerreiro de meia idade. Como se lê no folheto subscrito pela corporação fabriqueira do Entroncamento, "o mais heróico dos nossos Santos a par do mais santo dos nossos heróis".

Finalmente as portas da igreja, de espessura admirável, em que se abrem por sua vez dois enormes postigos.

Ao nível do arranque do arco há uma legenda em pregaria de bronze. Notáveis são as aldrabas maiores, aplicadas ás almofadas médias dos postigos: seguram-se ferozes leões nas faces cerradas.

Grossas pranchas de mogno, firmadas por dezenas e dezenas de pequenos florões de bronze, formam estas portas verdadeiramente monumentais, que não têm rival na região.



 



A CACHE

igreja_matriz_do_Entroncamento


A cache é de tamanho micro, contêm somente logbook. Não se esqueçam de levar caneta e de serem discretos. Por favor, não publiquem fotos do conteiner nem da sua localização.

O principal intuito desta cache é levar-vos a conhecer este bonito monumento.

O local que a rodeia, foi recentemente remodelado...

Esta é a minha primeira cache, espero que gostem.



Georibatejo





Additional Hints (Decrypt)

begarp ba

Decryption Key

A|B|C|D|E|F|G|H|I|J|K|L|M
-------------------------
N|O|P|Q|R|S|T|U|V|W|X|Y|Z

(letter above equals below, and vice versa)



 

Find...

106 Logged Visits

Found it 89     Didn't find it 4     Write note 7     Archive 1     Temporarily Disable Listing 2     Enable Listing 1     Publish Listing 1     Needs Maintenance 1     

View Logbook | View the Image Gallery of 15 images

**Warning! Spoilers may be included in the descriptions or links.

Current Time:
Last Updated:
Rendered From:Unknown
Coordinates are in the WGS84 datum

Return to the Top of the Page

Reviewer notes

Use this space to describe your geocache location, container, and how it's hidden to your reviewer. If you've made changes, tell the reviewer what changes you made. The more they know, the easier it is for them to publish your geocache. This note will not be visible to the public when your geocache is published.