Pioneiros do Surf em Portugal

Tudo começou na década de 60. Australianos, norte-americanos e sul-africanos deixavam as vidas em pausa e rumavam ao velho continente à procura de ondas diferentes.
Na Alemanha compravam os famosos Volkswagen, por cá chamados de "pães de forma", desciam a costa francesa, atravessavam o norte da Espanha, desciam depois a costa portuguesa. Chegados ao destino final, Marrocos, também uma meca para o surf, regressavam à origem.
Muito antes do 25 de Abril, meia dúzia de rapazes da linha do Estoril tiveram assim, com estes estrangeiros, o primeiro contacto com as pranchas e com o espírito do surf.
Nesta altura não havia pranchas à venda em Portugal e os fatos nem existiam. Mesmo sem meios, a busca da onda perfeita mudou para sempre a vida destes rapazes. Tornam-se os pioneiros do surf em Portugal.
Veja aqui o vídeo que recorda estes tempos.

A praia de Carcavelos e sobretudo as suas ondas foi um dos primeiros locais onde se puderam ver surfistas em Portugal. Ontem, como hoje continua a ser um local de eleição para a prática deste desporto.
