Igreja Paroquial de Nossa Senhora do Monte Sião Multi-Cache
NPALJVENES TEAM: Mais uma vez desapareceu. Mas o objetivo foi cumprido. Obrigado a todos os que visitaram o local, tendo ou não encontrado a cache.
More
Igreja Paroquial de Nossa Senhora do Monte Sião
-
Difficulty:
-
-
Terrain:
-
Size:  (micro)
Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions
in our disclaimer.
Amora é uma povoação bastante antiga, já referenciada em 1384, na Crónica de D.João I, a obra do cronista Fernão Lopes. O escriba do rei refere-se a Amora quando localiza as galés do Mestre de Avis, que se encontravam abrigadas no braço do rio Tejo, que fica entre o Seixal, Arrentela e Amora.
Data deste período o aparecimento do primeiro núcleo populacional desta zona, situado em Cheira Ventos, na zona hoje conhecida como Talaminho.
A freguesia foi elevada a vila a 30 de Junho de 1989 e a cidade em 20 de Maio de 1993.
As festas em honra de Nossa Senhora do Monte Sião, em que seu momento alto no dia 15 de Agosto com a procissão e com a bênção das embarcações e do rio.
A igreja paroquial da Nossa Senhora do Monte Sião, situa-se no alto de uma pequena colina simples na freguesia da Amora, concelho do Seixal. Esta igreja remonta ao século XII, no tempo de D. Afonso Henriques. Conta-se que a imagem de Nossa Senhora do Monte Sião, segundo Frei Agostinho de Santa Maria apareceu na colina onde hoje se erge a ermida na Amora (monte Sião), erguendo-se mais tarde em sua homenagem uma pequena ermida. Com os contributos dos devotos a ermida tornou-se rapidamente numa igreja com nave, com alpendre, porta e uma campanário. Com o violento terramoto de 1755 a igreja foi parcialmente destruída e após o terramoto foi reconstruída por volta do ano de 1757. Com esta reconstrução criou-se um altar e duas capelas laterais. Nesta igreja até ao século XVIII foram sepultados alguns corpos de fidalgos e nobres da Amora. Estes túmulos podem ser observados à entrada da igreja. Na igreja podemos observar a imagem da Santa Padroeira, a imagem de Santa Teresinha, Nossa Senhora de Fátima, Santa Filomena, Nossa Senhora das Dores e o Sagrado Coração de Jesus. Esta igreja neste momento é a igreja matriz da freguesia da Amora. Fonte: Wikipedia.
A CACHE:
Trata-se de uma multi-cache bastante simples. Assim, dirijam-se às coordenadas indicadas e vejam qual o número que se encontra por cima da porta (é a data de reconstrução da igreja). Será a letra A.
Contem o número de sinos da torre da igreja para obter a letra B.
Na face lateral esquerda da igreja (de quem está virado de frente para a entrada principal) existe a sede de um agrupamento de escuteiros. O número do agrupamento será a letra C.
Finalmente, para obter a letra D, vejam qual a cor da porta da entrada principal da igreja.
Se for verde, D = 21.
Se for castanha, D = 23.
Se for cinzenta, D = 25.
COORDENADAS FINAIS (Atenção: dos cálculos dentro de cada par de parêntesis rectos resulta apenas um algarismo):
N 38º 37. [B+2] [A-(4xC)-(4xD)-1] [B/2]
W 009º 07. [D-(5xB)-2] [C-(18xD)+1] [B+1]
Divirtam-se e não se esqueçam de levar material de escrita!
Additional Hints
(Decrypt)
[PT] Whagb nbf céf, ngeáf qn crqen. Yrirz zngrevny qr rfpevgn.
[EN] Arne lbhe srrg, oruvaq gur fgbar. Gnxr n cra nybat jvgu lbh gb jevgr lbhe ybt.