Skip to Content

<

Capela de Charneca da Peralva

A cache by ZEduPT Send Message to Owner Message this owner
Hidden : 01/18/2012
Difficulty:
2 out of 5
Terrain:
1.5 out of 5

Size: Size: small (small)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


Capela de Charneca da Peralva

O Lugar:

        Esta cache vai levar-vos até ao lugar de Charneca da Peralva, pertencente à freguesia de Paialvo, do concelho de Tomar. Uma aldeia bastante pacata, como as suas vizinhas, trata-se de um locais onde a confusão urbana não chega.

        Não muito longe, consta ter existido uma cidade, de seu nome Cidade de Concórdia, cuja origem se deve aos Romanos. Diz-se que a mesma foi dizimada, em meados do século II, aquando das perseguições aos locais, que eram na sua maioria cristãos. Daí terem surgido Os Mártires da Concórdia.

        Desta zona poucos ou nenhuns registos há, nem tampouco sobre o nome de Paio Alves (figura histórica que daria origem ao nome da freguesia), nos Arquivos da Torre do Tombo.

        O lugar de Charneca da Peralva, como aglomerado populacional, tem uma história mais recente. Como é referido em acta de tomada de posse de Junta Paroquial, datada de 5 de Outubro de 1910: Reconheceu-se a existência da despesa (...) destinada á aquisição de transporte de colocação de cinquenta marcos para o baldio denominado Charneca da Peralva. A Comissão reconhecendo a necessidade e oportunidade de tal despesa não duvidou tomá-lo á sua responsabilidade (...).

        Concretamente, esta cache vai levar-vos à Capela do referido lugar. Esta nasceu das necessidades de existir um templo mais local para o aglomerado populacional que agora se havia formado e continuava a crescer. Numa inscrição é possível ler-se a data de 1923, que se supõe o período em que a Capela foi erigida.

        Num painel alusivo à imagem da Imaculada Conceição, lê-se a data de 1946. Tratou-se de referência ao orago da freguesia: Nossa Senhora da Conceição. Transcrevendo, Trata-se de um título litúrgico pelo qual os católicos professam a prerrogativa concedida unicamente a Nossa Senhora: Maria foi concebida sem a mancha do pecado original, e nasceu, portanto, sem o pecado original. Daí o dogma daImaculada Conceição, que foi proclamado pelo papa Pio IX.


           No ano de 2011, a Capela foi alvo de algumas obras, que levaram a uma despesa de cerca de 6.000,00 €.

A cache:

        A cache é de tamanho small, contendo inicialmente Stashnote, Logbook, Lápis, permitindo a troca de pequenos objectos.

        Apesar do local onde a mesma se encontra ser pouco visível, nas imediações do mesmo, existem habitações e terrenos de domínio privado, pelo que se recomenda a máxima discrição, pois a durabilidade da cache dependerá disso. Pede-se que deixem o container no lugar e posição em que o encontraram.

            Obrigado!

(PS: Esta é a minha primeira cache.)


Additional Hints (No hints available.)



Return to the Top of the Page

Reviewer notes

Use this space to describe your geocache location, container, and how it's hidden to your reviewer. If you've made changes, tell the reviewer what changes you made. The more they know, the easier it is for them to publish your geocache. This note will not be visible to the public when your geocache is published.