Skip to content

This cache has been archived.

CozinheiroT: Não se encontra no local

More
<

Igreja de São Martinho (Mancelos)

A cache by CozinheiroT Send Message to Owner Message this owner
Hidden : 02/25/2012
Difficulty:
1 out of 5
Terrain:
1 out of 5

Size: Size:   micro (micro)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


Translation

Igreja de São Martinho (Mancelos)

A Igreja de São Martinho, também conhecida de Mosteiro de São Martinho de mancelos, localiza-se em Mancelos, concelho de Amarante, no distrito do Porto, em Portugal.

História:
Foi construída em meados do século XI com um projecto associado estilisticamente ao do Mosteiro de Travanca, o principal estabelecimento monástico da região.
Em 1110, Mem Gonçalves da Fonseca e Maria Paes Tavares, filha de D. Pedro Viegas e de D. Mor Paes, mandaram erigir um convento, o edifício religioso, o Mosteiro de Mancelos, alojou os crúzios, cónegos regrantes de Santo Agostinho, até 1540.
Mais tarde, João III de Portugal, legou o mosteiro, aos dominicanos de Gonçalo de Amarante, vindo, o Papa Paulo III, confirmar o acto, em 1542.
De salientar, que no cartório do Convento de S. Gonçalo de Amarante, existiu em documento de D. Afonso Henriques que mencionava a doação de uma carta de couto, em 1131 ao Mosteiro de Mancelos e terras adjacentes, pela quantia de "duzentos módios" a Raimundo Garcia, Pedro Nunes, Gondezendo Nunes e Soeiro Pimentel, por serviços prestados ao Rei.
As regalias conferidas por aquele documento, incluíram ao seu prior, poder eleger o "juíz do couto" e redigir uma "carta de ouvidor ou de magistrado".

Características:
A igreja tem nave e capela-mor de planta rectangular, típica do românico português. Destaca-se porém a galilé em frente à fachada principal, que deve ter tido função funerária, e a torre que flanqueia a igreja. Essa torre foi transformada em torre sineira em tempos mais recentes.
O portal principal do templo é um item importante da época românica, com um tímpano liso e capitéis com motivos vegetalistas diversos. O tímpano é sustentado por consolas em forma de figuras monstruosas, prováveis personificações do pecado.



This page was generated by GeoPT Listing Generator

Additional Hints (No hints available.)



Reviewer notes

Use this space to describe your geocache location, container, and how it's hidden to your reviewer. If you've made changes, tell the reviewer what changes you made. The more they know, the easier it is for them to publish your geocache. This note will not be visible to the public when your geocache is published.