“O Pinhal de Leiria, Mata Nacional de Leiria ou Pinhal do Rei é uma floresta portuguesa. Tem 1741 km quadrados, pelo que abrange os concelhos de Alcobaça, Marinha Grande, Leiria, Batalha e Porto de Mós.
O pinhal foi inicialmente mandado plantar pelo rei D. Afonso III (e não por D. Dinis como se julga habitualmente) no século XIII, com o intuito de travar o avanço e degradação das dunas, bem como proteger os terrenos agrícolas da sua degradação devido às areias transportadas pelo vento, e que se tornara uma grande preocupação para os habitantes da região. Procedeu-se assim à sementeira de uma área extensa que acompanha o litoral. Outros atribuem o começo da plantação do pinhal a D. Sancho II.
Seria então mais tarde, entre 1279 e 1325, aumentado substancialmente pelo seu filho, o rei D. Dinis, para as dimensões atuais.
O pinhal de Leiria foi muito importante para os Descobrimentos Marítimos, pois a madeira dos pinheiros foi a usada para a construção das embarcações. O pez (alcatrão vegetal extraído dos pinheiros) foi ainda usado para proteger as caravelas, pelo que existem ainda fornos onde este era fabricado (por exemplo, no Museu Etnológico de Monte Real).
O pinhal continua ainda hoje como um local de lazer. Atualmente é possível passear dentro do pinhal. A mata é cerrada e permite muitas atividades ligadas à natureza, como passeios de bicicleta ou a pé. Ao longo das estradas que cortam o pinhal podemos encontrar vários miradouros, parques de merendas e fontes de água, sendo o local muito visitado durante o Verão. O pinhal é intersectado pela ribeira de Moel, que dá ao local um certo ar bucólico.”
(in Wikipédia)
Este powertrail foi criado com o intuito de dar a conhecer esta zona cheia de belas paisagens, como o Pinhal de Leiria, as praias de S.Pedro de Moel, Praia Velha (Praia Dourada) e Água de Madeiros e ainda dar a conhecer parte das ciclovias existentes na região. Escolham então um dia em que tenham tempo para desfrutar de toda a beleza deste percurso.
Este powertrail é circular, bastante plano sendo que só tem duas pequenas subidas em todo o seu percurso. Não se esqueçam de levar comida e água uma vez que o percurso é extenso, cerca 18Km.
O PT D.Dinis é composto por 31 caches sendo a ultima uma cache mistério. Atenção é necessário retirar o código de alguns containers (nem todos têm código).
# Não contém material de escrita #
Nota: Para quem não tencione realizar este PT da forma mais “saudável” e aproveitar para fazer algum exercício físico fazendo o percurso de bicicleta ou a pé, informamos que há zonas em que não se consegue ir de veículo automóvel.
|