Nos Finais dos anos 80, Vila Nova de Cerveira cria o Pólo Industrial de Campos, a primeira Zona Industrial da Região.
Após esgotamento da oferta de solo, Vila Nova de Cerveira cria Pólo Industrial II de Campos, tendo estes dois pólos provocado um forte impacto na região através da intensiva criação de Postos de Trabalho, com gente de todo o Vale do Minho.
Em 1994, foi criada a Associação de Municípios do Vale do Minho (AMVM), para concertar esforços de conjunto para dinamização e desenvolvimento do território. No seguimento mandou elaborar o “Estudo do Perfil Infra-estrutural dos Espaços Industriais do Vale do Minho”.
Das conclusões do Estudo, ressalta a orientação para a criação de uma Rede de Espaços de Acolhimento Industrial, em todos os seus Concelhos. A Rede é composta por vários Pólos Industriais de reduzida dimensão, e por um Parque Empresarial de maior envergadura, onde se prevê vir a centralizar os serviços de apoio aos Pólos Industriais e às empresas neles instaladas.
Nesta subsecção 'Parques Empresariais', propomos efectuar uma descrição sumária, mencionando as áreas, infra-estruturas e entidade gestora de cada um dos parques instalados.
Propomos ainda uma 'viagem' pelos parques empresariais dos cinco concelhos que compõem o Vale do Minho, através da microlocalização e da identificação das empresas instaladas e dos lotes disponíveis, com recurso a mapas interactivos.
A imagem seguinte identifica os cinco concelhos que formam o Vale do Minho.
|