Traditional Geocache

Ribeira da Póvoa ou de Frielas

A cache by Team Ribeiro Send Message to Owner Message this owner
Hidden : 3/28/2012
In Lisboa, Portugal
Difficulty:
1.5 out of 5
Terrain:
1.5 out of 5

Size: Size: small (small)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:

O Trancão tem por tributários, ainda em Bucelas, a ribeira das Romeiras, e encontra na fronteira com Unhos e São João da Talha, a ribeira da Póvoa (ou de Frielas), um curso de água resultante da união, em Frielas, de dois outros flúmens: o rio de Loures e a ribeira de Odivelas. Já em Sacavém, recebe como tributária as ribeiras do Mocho e do Prior Velho.

AQUI COLOCA O NOME DA FOTO

Várzea de Loures Terra com potencial Outrora uma pequena vila na chamada “zona saloia”, Loures é actualmente sede do quinto concelho mais populoso de Portugal. Apesar do forte crescimento urbanístico que se tem verificado nesta área, ainda é possível encontrar belas paisagens recortadas por imensas zonas verdes que testemunham a convivência harmoniosa entre a cidade e a natureza. É o caso da várzea de Loures. Nada mais, nada menos do que 736 hectares de terrenos agrícolas, dos quais 708 produtivos. De facto, a várzea faz parte da paisagem de Loures desde sempre, mas são poucos os que dão por ela. O cidadão comum nem sequer tem noção de que muitas famílias fazem daquele local o seu modo de vida, aproveitando a riqueza que a terra dá. Localiza-se ao longo dos valados dos rios Trancão, da Póvoa e de Loures, das ribeiras da Granja, Roucos, São Roque, Carrafôchas, Mealhada e Caniceiras, abrangendo, no concelho de Loures, as freguesias de Frielas, Loures, Santo Antão do Tojal, São João da Talha, São Julião do Tojal e Unhos. Estende-se ainda pelo concelho de Vila Franca de Xira, onde abarca a freguesia de Vialonga. Ao longo das próximas páginas, a Loures Municipal propõe-lhe ficar a conhecer um pouco mais sobre a várzea de Loures, considerada como área detentora dos melhores solos do País e classificada como Reserva Agrícola Nacional. A várzea foi entregue pelo Estado, em 1947, à Associação de Beneficiários de Loures (ABL) para a sua gestão e manutenção. As iniciativas da Associação na reabilitação da rede hidrográfica da várzea de Loures caracterizam-se por intervenções ao nível do sistema primário de drenagem (rios e ribeiras), do sistema secundário (valas principais, também chamadas de “valas reais”, que têm por função canalizar a água para as comportas de maré) e o sistema terciário, que é o conjunto das valas que drenam as águas das propriedades particulares. Todo o sistema primário está dotado de um sistema de diques de defesa que evitam a entrada das águas das linhas de água e o consequente alagamento dos terrenos agrícolas e das culturas instaladas. As intervenções realizadas são principalmente de desobstrução e melhoria dos leitos dos rios, ribeiras e linhas de água, reparação dos rombos nos diques de defesa, reparação do pavimento nas estradas, abertura e limpeza de poços e charcos, manutenção das comportas, construção de pontões e passagens hidráulicas e promoção e apoio das iniciativas de formação e de desenvolvimento das actividades agrícolas no Aproveitamento Hidroagrícola.

Additional Hints (No hints available.)



 

Find...

205 Logged Visits

Found it 185     Didn't find it 7     Temporarily Disable Listing 2     Enable Listing 2     Publish Listing 1     Needs Maintenance 3     Owner Maintenance 5     

View Logbook | View the Image Gallery of 12 images

**Warning! Spoilers may be included in the descriptions or links.

Current Time:
Last Updated: on 5/15/2017 2:24:23 AM Pacific Daylight Time (9:24 AM GMT)
Rendered From:Unknown
Coordinates are in the WGS84 datum