Skip to Content

This cache has been archived.

btreviewer: Esta cache foi arquivada por falta de uma resposta atempada e/ou adequada perante as situações relatadas. Relembro a secção das guidelines sobre a manutenção http://www.geocaching.com/about/guidelines.aspx#cachemaintenance :

[quote]
Você é responsável por visitas ocasionais à sua geocache para assegurar que está tudo em ordem para funcionar, especialmente quando alguém reporta um problema com a geocache (desaparecimento, estrago, humidade/infiltrações, etc.), ou faz um registo "Precisa de Manutenção". Desactive temporariamente a sua geocache para que os outros saibam que não devem procurar a geocache até que tenha resolvido o problema. É-lhe concedido um período razoável de tempo - geralmente até 4 semanas - dentro do qual deverá verificar o estado da sua geocache. Se a geocache não estiver a receber a manutenção necessária ou estiver temporariamente desactivada por um longo período de tempo, poderemos arquivar a página da geocache.

Por causa do esforço requerido para manter uma geocache, por favor coloque geocaches físicas no seu espaço habitual de geocaching e não em sítios para onde costuma viajar. Geocaches colocadas durante viagens não serão muito provavelmente publicadas a menos que possa fornecer um plano de manutenção adequado. Este plano deve permitir uma resposta rápida a problemas reportados, e deverá incluir o Nome de Utilizador de um geocacher local que irá tomar conta dos problemas de manutenção na sua ausência. [/quote]

Como owner, se tiver planos para recolocar a cache, por favor, contacte-me por [url=http://www.geocaching.com/email/?u=btreviewer]e-mail[/url].

Lembro que a eventual reactivação desta cache passará pelo mesmo processo de análise como se fosse uma nova cache, com todas as implicações que as guidelines actuais indicam.

Se no local existe algum container, por favor recolha-o a fim de evitar que se torne lixo (geolitter).

Obrigado

[b] btreviewer [/b]
Geocaching.com Volunteer Cache Reviewer

[url=http://support.groundspeak.com/index.php?pg=kb.page&id=77][i][b]Work with the reviewer, not against him.[/b][/i][/url]

More
<

GeoAdventure Aveiro: Estarreja

A cache by _Neiko_ Send Message to Owner Message this owner
Hidden : 04/02/2012
Difficulty:
1.5 out of 5
Terrain:
2.5 out of 5

Size: Size: small (small)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Related Web Page

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


Translation  
CONSELHO DE ESTARREJA

 

Estarreja é uma cidade portuguesa, localizada no Distrito de Aveiro, na Região Centro e sub-região do Baixo Vouga, com cerca de 7 544 habitantes.

É sede de um município com 108,16 km² de área, 26 997 habitantes (2011) e densidade populacional de 261 habitantes/km², estando subdividido em 7 freguesias.

É limitado a norte pelo município de Ovar, a nordeste por Oliveira de Azeméis, a sudeste por Albergaria-a-Velha e a oeste pela Murtosa.

Estarreja situa-se na freguesia de Beduído, na margem direita do Rio Antuã, próximo da Ria de Aveiro. Foi elevada a cidade em 9 de Dezembro de 2004, sendo a única localidade do município com essa categoria. O Foral do Antuã (antigo nome de Estarreja) foi atribuído por D. Manuel I, em Évora, a 15 de Novembro de 1519.

 

GeoAdventure Aveiro: Estarreja

A Ria de Aveiro está intrinsecamente ligada ao mar, dada a sua proximidade geográfica e influência direta que se faz sentir pela entrada de águas marinhas através da barra. Este sistema lagunar tem profundas influências nas populações ribeirinhas, que aprenderam a usar a panóplia de recursos que lhe oferece e, há centenas de anos, que vem atuando, modelizando-o de forma acentuada.

É o reflexo desta atuação o Bocage, sistema presente no concelho de Estarreja e que proporciona uma paisagem única na região. A zona do concelho que se integra no Baixo-Vouga Lagunar possui áreas de caniçais, os quais assumem especial importância como habitat de nidificação, nomeadamente da garça vermelha, do pato-real, da águia sapeira e dos pequenos passeriformes.

A complexa rede de canais arborizados permite a presença de lontras na zona lagunar. Como locais amplos de entrada da terra para os canais da Ria, encontram-se os esteiros, designação que esteve na origem da palavra “Estarreja”.

A maioria das freguesias do concelho possui estes “braços” da Ria que se estendem pela terra dentro, constituindo um conjunto natural de 11 esteiros com grande relevância para o ecossistema de Estarreja.

Área para estacionar (Parking)

O Esteiro de Beduído ou Esteiro de Estarreja foi aberto artificialmente no século XIX. Foi, outrora, um importante entreposto comercial, já que aqui se transaccionava o outrora valioso sal, o moliço recolhido na região usado como fertilizante de excelência nos terrenos agrícolas e cuja apanha mantinha os canais limpos e navegáveis, o peixe proveniente da Ria com destaque para as enguias, os adobes e a areia utilizados na construção civil, o junco que era colhido nas famosas praias de junco da Ria e posteriormente utilizado nas camas do gado, ou para fazer as típicas esteiras, hoje quase em risco de desaparecerem, dado a falta de artesãos que as elaborem, ou ainda para atar os ramos das árvores ou videiras depois de efectuar a poda, entre outros bens produzidos na região.

Ao nível da fauna e da flora, este Esteiro de Estarreja é o menos rico, visto ser urbanizado à toda a volta, além de ser o mais próximo do centro da cidade, sendo portanto o mais humanizado e destacando-se por essa vertente passada de importante pólo comercial da região.

in Várias Fontes na internet.

A CACHE

A cache encontra-se inserida no

Percurso do Rio Antuã

O percurso do Rio Antuã tem início junto ao Esteiro de Estarreja e acompanha ao longo dos seus 6 km as margens deste Rio, que desagua na Ria de Aveiro. O visitante poderá desfrutar de belas paisagens e habitats pertencentes a esta rica zona húmida lagunar, onde é possível observar algumas actividades tradicionais características desta região.

In BIORIA

 

A cache não se encontra nas coordenadas indicadas.

Para chegar à cache final terão que realizar uma pequena conta.

 

Nas coordenadas iniciais irá encontrar um painel informativo no qual terá que responder à seguinte pergunta:

 

A - "Para que a visita seja o mais agradável, para si e para a Natureza, é necessário que tenha alguns cuidados com o seu comportamento:..." Quantos aspectos são mencionados?

 

N 40º 44.((A-2)*91))

W 008º 34.((156*2)+(405/A))

 

 

 

 

A CACHE FINAL

 

Esta é uma cache múltipla dedicada a todo o Distrito de Aveiro. Para a completar terá que percorrer todas os 19 Concelhos de Aveiro, procurando as 19 caches deste projecto que existem em todas elas.

Ao encontrar cada uma das caches deste projecto terá uma informação adicional incluída na própria cache. Juntando todas as informações irá obter as coordenadas finais para a cache GeoAdventure Aveiro: "Bonús" Cache Final.


São estas os concelhos onde deverá procurar as caches para conseguir chegar à final:

Additional Hints (Decrypt)

Puãb

Decryption Key

A|B|C|D|E|F|G|H|I|J|K|L|M
-------------------------
N|O|P|Q|R|S|T|U|V|W|X|Y|Z

(letter above equals below, and vice versa)



 

Find...

65 Logged Visits

Found it 44     Didn't find it 3     Write note 7     Archive 1     Temporarily Disable Listing 3     Enable Listing 2     Publish Listing 1     Owner Maintenance 2     Post Reviewer Note 2     

View Logbook | View the Image Gallery of 14 images

**Warning! Spoilers may be included in the descriptions or links.

Current Time:
Last Updated:
Rendered From:Unknown
Coordinates are in the WGS84 datum

Return to the Top of the Page

Reviewer notes

Use this space to describe your geocache location, container, and how it's hidden to your reviewer. If you've made changes, tell the reviewer what changes you made. The more they know, the easier it is for them to publish your geocache. This note will not be visible to the public when your geocache is published.