UM RECANTO ENCATADO...
Alvite é uma freguesia portuguesa do concelho de Moimenta da Beira, com 22,31 km² de área e 1195 habitantes (2011), tendo pois, densidade populacional de 53,9 hab/km².
Alvite, uma das vinte freguesias do Concelho de Moimenta da Beira, distrito de Viseu, situa-se no planalto da Serra da Nave,oficialmente chamada de Serra de Leomil, onde nasce o rio Varosa, com altitudes compreendidas entre os 910 e os 1016m.É uma das freguesias mais populoas e activas do concelho de Moimenta da Beira.
A sua existência, diz a história, iniciou-se com alguns pequenos casebres cobertos de "colmo", que progrediu lentamente, fazendo-se grande, como se desta serra, fosse senhora e mãe - "A Mãe de Um Rio" (Agustina Bessa Luís).
Alvite, vila serrana, viveu durante muito tempo como que perdida no meio da serra, isolada do mundo, comunicando com o exterior através de uma única via de 5km de extensão que liga Alvite à estrada nacional nº226 (Moimenta da Beira-Lamego). Actualmente, Alvite é o centro de confluência não de uma, mas de várias estradas que permitem a ligação aos concelhos limítrofes (Tarouca e Vila Nova de Paiva).
Hoje em dia, os Alvitanos constituem um povo com 1359 habitantes, distribuídos pelos lugares de Alvite, Porto da Nave, Espinheiro e Quinta dos Caetanos.
A sua situação geográfica determina o clima, frio e agreste no Inverno e com raios quentes de sol no Verão. Todos os anos, na Primavera, o planalto cobre-se de verde, que dá lugar a uma mistura de roxo e branco do florir das urgueiras para finalmente se vestir de amarelo ao florirem as giestas.
No Inverno, as geadas e a neve cobrem de branco o mesmo planalto, que outrora, se mantinha intacto durante semanas tornando a vila ainda mais isolada.
Texto: wikipédia
Fotos: melo
ESPERO QUE GOSTEM DO LOCAL. TIREM FOTOS E PUBLIQUEM. LEVEM UM LANCHE E PASSAGEM UM TEMPITO LÁ, POIS TEM MESA DE PICKNIQUE E ÁGUA EM REDOR.