A Capela (Pia Carneira)

Capela da Pia Carneira mandada erguer por Lopo João para cumprir a promessa que se a epidemia da Peste Negra não ultrapassasse o Penedo da Cruz, pedra que ele próprio assinalou com uma cruz e o com seu nome (em local desconhecido), ergueria na sua aldeia uma capela. O seu pedido concretizou-se e a sua promessa cumpriu-se! {É mais antiga referência escrita conhecida sobre esta freguesia, São Bento, é o Couseiro que refere que em 1560 habitavam a Pia Carneira Lopo João e a sua mulher Águeda Maria que aí mandaram construir uma capela em honra do Divino Mártir S. Sebastião, para agradecerem o refúgio ali encontrado quando andavam fugidos à justiça régia. Os oragos são Santa Águeda (o seu símbolo são os seios numa bandeja) e o são Sebastião, o mártir.}
Apesar de se encontrar alguma informação não oficial onde consta que a Capela foi mandada construir em 1599, o que me leva a crer que está errada, uma vez que existe uma lápide na capela que regista a sua construção em 1560 e a sua reconstrução em 1890.
Se pretenderam uma dica extra! Dirijam-se ao WP “ O Penedo da Cruz”. Para eu lhes fornecer essa dica terão que tirar uma foto vossa em cima do penedo, e dizer-me o que está escrito por cima dessa mesma cruz que está no penedo, tenham muita atenção apesar de não estar bem visível acho que se consegue deslindar facilmente.
Para a cache poderem encontrar, o enigma abaixo apresentado terão que decifrar!