O rio Corgo é um dos afluentes do rio Douro. Nasce no concelho de Vila Pouca de Aguiar e desagua junto à cidade do Peso da Régua, na margem direita do rio Douro, passando antes por Vila Real e no concelho de Santa Marta de Penaguião.
A meio do seu trajecto passa pela cidade de Vila Real, onde recebe como afluente o rio Cabril (que tem nascente na Serra do Alvão), além de outros pequenos rios e ribeiros.
Logo abaixo de Vila Real e ao entrar no concelho de Santa Marta de Penaguião, o Corgo tem nas suas margens as vinhas da Região Demarcada do Douro.
Ainda em Vila Real, o Rio tem dois açudes, um para lazer, o complexo do Codessais, com piscinas e praia fluvial, bares e animação nas noites de Verão, e o segundo, a jusante da cidade, com o nome de Terragido, para aproveitamento hidroeléctrico (produção de energia eléctrica) e tratamento de águas e resíduos urbanos.
O rio Corgo teve durante o seu trajecto entre Vila Real e a Régua a companhia da Linha do Corgo, um caminho-de-ferro de via estreita com automotoras LRV 2000 que não ultrapassam os 30km hora, e um comboio histórico nos meses de Verão para viagens turísticas, numa viagem de cerca de 50 minutos entre as duas cidades (Régua - Vila Real). Ao longo do trajecto pode admirar-se a magnífica vista do vale do rio, a beleza das vinhas da região demarcada do Douro, além de antigas casas senhoriais das quintas do Douro, tendo ao longe no horizonte a Serra do Marão.
Fonte: Rio Corgo
A Cache
Esta cache vem substituir a 1ª cache alusiva ao Rio Corgo, entretanto arquivada pelo owner Insano.
Trata-se de um contentor de tamanho Small, com Logbook e Stashnote. Permite troca de pequenos objectos. Levem algo com que escrever.
Sejam discretos na abordagem ao GZ. Aconselhamos realizar esta cache à noite. Ela está colocada em linha de visão com os muitos muggles que, em tempo de Verão, estão a banhos na zona da represa.
O sinal de GPS, no local, tem grandes erros de precisão. Atentem na Hint.