Skip to Content

This cache has been archived.

btreviewer: Esta cache foi arquivada por falta de uma resposta atempada e/ou adequada perante as situações relatadas. Relembro a secção das guidelines sobre a manutenção http://www.geocaching.com/about/guidelines.aspx#cachemaintenance :

[quote]
Você é responsável por visitas ocasionais à sua geocache para assegurar que está tudo em ordem para funcionar, especialmente quando alguém reporta um problema com a geocache (desaparecimento, estrago, humidade/infiltrações, etc.), ou faz um registo "Precisa de Manutenção". Desactive temporariamente a sua geocache para que os outros saibam que não devem procurar a geocache até que tenha resolvido o problema. É-lhe concedido um período razoável de tempo - geralmente até 4 semanas - dentro do qual deverá verificar o estado da sua geocache. Se a geocache não estiver a receber a manutenção necessária ou estiver temporariamente desactivada por um longo período de tempo, poderemos arquivar a página da geocache.

Por causa do esforço requerido para manter uma geocache, por favor coloque geocaches físicas no seu espaço habitual de geocaching e não em sítios para onde costuma viajar. Geocaches colocadas durante viagens não serão muito provavelmente publicadas a menos que possa fornecer um plano de manutenção adequado. Este plano deve permitir uma resposta rápida a problemas reportados, e deverá incluir o Nome de Utilizador de um geocacher local que irá tomar conta dos problemas de manutenção na sua ausência. [/quote]

Como owner, se tiver planos para recolocar a cache, por favor, contacte-me por [url=http://www.geocaching.com/email/?u=btreviewer]e-mail[/url].

Lembro que a eventual reactivação desta cache passará pelo mesmo processo de análise como se fosse uma nova cache, com todas as implicações que as guidelines actuais indicam.

Se no local existe algum container, por favor recolha-o a fim de evitar que se torne lixo (geolitter).

Obrigado

[b] btreviewer [/b]
Geocaching.com Volunteer Cache Reviewer

[url=http://support.groundspeak.com/index.php?pg=kb.page&id=77][i][b]Work with the reviewer, not against him.[/b][/i][/url]

More
<

Clube Desportivo Montijo

A cache by MSebastien Team Send Message to Owner Message this owner
Hidden : 8/5/2012
Difficulty:
1.5 out of 5
Terrain:
1 out of 5

Size: Size: micro (micro)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:

Esta cache é dedicada ao CLUBE DESPORTIVO MONTIJO, verdadeiro embaixador desta cidade que as desventuras e excessos financeiros levaram à extinção.
O ponto que define a cache estava inicialmente no baldio que resta dos terrenos do antigo campo de futebol do CD Montijo agora está no inicio da rua onde anteriormente existia a bancada sul do campo.

O Clube Desportivo do Montijo foi fundado no dia 1 de Setembro de 1948, tendo a sua sede na Avenida dos Pescadores na cidade do Montijo, no distrito de Setúbal. Trata-se de um clube da margem sul do Tejo que atingiu o ponto alto da sua história durante a década de 70, altura em que militou na 1ª Divisão Nacional da Futebol.
Alem daquele período auge vivido durante os anos 70, o CD Montijo é também conhecido a nível nacional por ter sido a casa onde despontaram jogadores como Paulo Futre ou o guarda-redes Ricardo, que mais tarde se tornariam conhecidos internacionais portugueses. Alem destes, é comum ainda realçar a passagem de João Alves (o famoso luvas pretas) por aquele clube, no início da sua carreira como sénior.
Presentemente, depois de mais de 60 anos de história, o CD Montijo já não existe, vivendo apenas na nostalgia das suas gentes. Como tantos outros clubes da margem sul do Tejo, o CD Montijo viveu, desde finais dos anos 80, imensas dificuldades financeiras, passando por sucessivas crises de subsistência que levou ao seu encerramento em 2007.
 Nos primeiros vinte anos de vida, o CD Montijo dedicou essencialmente à prática do futebol, mas também a outras modalidades como o basquetebol e o ténis de mesa assim como a ginástica, conquistando diversos títulos regionais, nos escalões seniores e na formação e gerando campeões nacionais.
Em 1965/66 ocorreu o primeiro feito de realce nacional. A equipa de futebol principal do CD Montijo conquistou o título de Campeão Nacional da 3ª Divisão. Depois de alguns anos na 2ª Divisão Nacional, o CD Montijo chegou pela primeira vez na sua história à 1ª Divisão Nacional, vencendo destacado a Zona Sul do segundo escalão do futebol português na época de 1971/72.
No ano de estreia na principal prova futebolística portuguesa, o CD Montijo, atravessando algumas adversidades, nomeadamente pela instabilidade técnica devido à passagem de 3 treinadores pelo comanda da equipa, poderá dizer-se teve um excelente desempenho, garantindo no final a manutenção na competição, naturalmente o grande objetivo.
Foi o 13º classificado no Campeonato Nacional da 1ª Divisão, contabilizando 23 pontos, resultantes de 9 vitórias e 5 empates, em 30 partidas. Naquela altura, registe-se, a equipa do CD Montijo, atuava no Campo Luís de Almeida Fidalgo, um recinto pelado sem iluminação para jogos oficiais.

Participou novamente no Campeonato Nacional da 1ª Divisão na temporada de 1973/74, mas desta vez, não foi capaz de alcançar a manutenção no principal escalão do futebol português. Na segunda época consecutiva entre os melhores, numa altura em que a equipa montijense já contava com o contributo de João Alves, o CD Montijo não conseguiu fugir ao último lugar na tabela classificativa e assim desceu novamente à 2ª Divisão Nacional.
No Campeonato Nacional da 1ª Divisão da temporada de 1973/74, o CD Montijo amealhou somente 20 pontos, em resultado de 7 vitórias e 6 empates nas 30 partidas da prova.
Naturalmente que nesta duas épocas, o CD Montijo defrontou também o Vitoria SC, nesta sua passagem pela 1ª Divisão Nacional. Podemos dizer que a equipa da margem sul do Tejo nunca foi uma pera doce para a equipa vimaranense.
Se é certo que no conjunto das quatro partidas disputadas no Campeonato Nacional da 1ª Divisão das épocas de 1972/73 e 1973/74 o CD Montijo nunca venceu o Vitoria SC, também é bem verdade que a equipa da cidade berço teve sempre imensas dificuldades para levar de vencida a formação montijense.
Nos jogos disputados no pelado do Campo Luís de Almeida Fidalgo na cidade do Montijo o resultado cifrou-se sempre num empate a 1-1, enquanto, em Guimarães, a equipa do Vitoria SC venceu sempre pela margem mínima de 1-0.
A partir de então o CD Montijo teve momentos altos e momentos baixos. Muitas vezes tentou o regresso à 1ª Divisão Nacional, enquanto em outras alturas acabou mesmo relegado à 3ª Divisão Nacional. O único fator que atravessou praticamente todo o período até à extinção do clube foi mesmo as constantes dificuldades financeiras.
Na época de 1988/89, depois de quase uma década na 2ª Divisão Nacional, o CD Montijo desceu à 3ª Divisão Nacional. Na época seguinte de 1989/90 regressaria novamente ao segundo escalão do futebol português, conquistando, registe-se, o ceptro de Campeão Nacional da 3ª Divisão.
 
Pareceu então que o clube entraria em recuperação. Andou nos anos seguintes sempre classificado pelos lugares cimeiros da Zona Sul da 2ª Divisão B, algumas vezes perto de ascender à 2ª Divisão de Honra.
Porem, no final da época de 1995/96 voltou a ser relegado à 3ª Divisão Nacional e no final de 1998/99 caiu mesmo nos distritais da AF Setúbal. Em 2000/01 voltou a subir aos nacionais, mas em 2006/07 voltou ao Campeonato Distrital da AF Setúbal.
Neste último período o clube perdeu ainda o Estádio Luís Almeida Fidalgo, o seu recinto de jogos, pois os terrenos onde o mesmo estava implantado eram propriedade privada, e os seus donos decidiram vender aquele espaço para a construção habitacional.
Passou então a jogar no Campo da Liberdade no Montijo, um pequeno recinto com capacidade para pouco mais de 1500 espectadores.
 
Este clube, que era um referencia no distrito de Setúbal e o principal embaixador da cidade do Montijo, que chegou a ter mais de 250 praticantes no futebol e modalidades com expressão nacional como o basquetebol, onde teve uma equipa profissional, e no andebol, estava nesta altura próximo do fim.
Devido a dificuldades financeiras que se revelaram inultrapassáveis, essencialmente depois de penhorados os subsídios anuais da própria autarquia, o CD Montijo, sem recurso monetários, decidiu no ano de 2007 extinguir o clube no decorrer de uma assembleia-geral convocada para o efeito onde os sócios votaram o pesaroso fim.
Atualmente, a cidade do Montijo tem um novo clube, que participa na 2ª Divisão Distrital da Associação de Futebol de Setúbal. O Clube Olímpico do Montijo, dizem, sucedeu ao CD Montijo.

O meu agradecimento ao GLORIAS DO PASSADO que me ajudou a recordar este clube da minha terra.

O ponto define a cache e está junto ao início da rua onde anteriormente estava a bancada sul do campo do clube.
Prémio para o FTF desta nossa primeira cache - Mini TB por activar (oferta do Jon Stanley, AKA Moun10bike) no GEOCOIN FEST Lisboa 2012 `as filhas (uma a cada) que quero partilhar convosco. Não é trade, levem material de escrita. Boas cachadas.

Additional Hints (Decrypt)

Aãb é hz orpb frz fníqn.

Decryption Key

A|B|C|D|E|F|G|H|I|J|K|L|M
-------------------------
N|O|P|Q|R|S|T|U|V|W|X|Y|Z

(letter above equals below, and vice versa)



 

Find...

230 Logged Visits

Found it 198     Didn't find it 9     Write note 9     Archive 1     Needs Archived 1     Temporarily Disable Listing 3     Enable Listing 2     Publish Listing 1     Owner Maintenance 1     Update Coordinates 3     Post Reviewer Note 2     

View Logbook | View the Image Gallery of 4 images

**Warning! Spoilers may be included in the descriptions or links.

Current Time:
Last Updated:
Rendered From:Unknown
Coordinates are in the WGS84 datum

Return to the Top of the Page

Reviewer notes

Use this space to describe your geocache location, container, and how it's hidden to your reviewer. If you've made changes, tell the reviewer what changes you made. The more they know, the easier it is for them to publish your geocache. This note will not be visible to the public when your geocache is published.