Esta cache pretende dar a conhecer o Vértice Geodésico da Vinheira.
Um vértice geodésico em Portugal é conhecido por "talefe" ,"pinoco" a norte ou "pironga" no alentejo é um sinal que indica uma posição cartográfica exacta e que forma parte de uma rede de triângulos com outros vértices geodésicos. São escolhidos sítios altos e isolados com linha de visão para outros vértices.
O número de vértices existentes na totalidade do território (Portugal Continental e Regiões Autónomas) é, actualmente, de cerca de nove mil, repartidos por vértices de: Continente:
- 1ª Ordem (cerca de 120);
- 2ª Ordem (cerca de 900)
- 3ª Ordem (com uma densidade aproximada de 1 vértice por cada 10 km²)
A RGN é a infra-estrutura básica onde se apoia toda a cartografia do País, e que serve todos aqueles (empresas, autarquias e outros organismos públicos e privados) que, por força das suas actividades, necessitam de referenciar geograficamente os seus projectos (os Planos Directores Municipais, por exemplo).
Este VG encontra-se na localidade de Sobrena, perto do Peral, pertencente ao Concelho do Cadaval. Este local é conhecido pela riqueza da sua pera (a pera Rocha), mas onde também se podem observar umas belas vinhas. Do GZ é possível observar a impressionante e fantástica vista sobre toda a Serra de Montejunto.
Esta cache tem um significado muito especial para mim pois é ali perto que há dez anos e anualmente desfruto de 15 dias fantásticos.
A cache: É de tamanho micro, e tem como conteúdo inicial apenas logbook. Não tem material de escrita. Espero que gostem!