Power Trail das Ervas Medicinais
O Power Trail:
Este é um power trail dedicado às plantas e ervas medicinais. Pretende pois, dar a conhecer algumas ervas e plantas presentes no nosso país que possuem importantes propriedades curativas.
Com o desenvolvimento da medicina moderna, muita da sabedoria popular relacionada o tratamento de doenças com recurso às plantas medicinais tem-se vindo a perder. No passado, a quase inexistência dos tratamentos médicos nos meios menos abastados, levavam a que os ensinamentos das propriedades das plantas fosse passado de geração em geração. Em muitos casos, este conhecimento empírico, fazia a diferença entre a vida e a morte.
Hoje, em tempos de crise, é sem dúvida uma ferramenta valiosa o conhecimento associado às plantas e ervas medicinais.
Importante:
- A utilização das plantas no tratamento de um problema de saúde não deve prescindir a consulta aos serviços de saúde.
- Por um produto ser considerado/designado como sendo “natural”, isto não significa que não afete o nosso organismo de forma negativa. Como qualquer medicamento, estes produtos apresentam princípios ativos que poderão ser prejudiciais.
O percurso:
Este power trail tem como palco a ecopista de Évora. O antigo ramal ferroviário Évora-Mora, convertido em ecopista, é ideal para passeios de bicicleta e caminhadas. Convém salientar que regra geral existem muitos muggles a praticar desporto ou a passear, como tal é necessário algum cuidado na retirada e colocação dos containers.
Neste percurso podem ainda encontrar algumas das plantas aqui descritas.
Não é permitida a utilização de veículos motorizados.
Não necessita de saltar vedações.
Lúcia-Lima (Aloysia triphylla)
Descrição:
Também conhecida como Erva-luísa, é um arbusto bastante conhecido pelo seu valor medicinal. Possui uma raiz bastante comprida e lenhosa. Apresenta um caule castanho, apresentando vários ramos. As suas folhas são compridas e de uma tonalidade verde-claro. As suas flores apresentam-se em caches pendentes de pequenas dimensões.
Utilização:
Apenas se utilizam as folhas e as flores.
É um excelente auxiliar nas digestões difíceis (costumo misturar esta erva com menta para esta finalidade), gastralgias, insónias, perturbações nervosa, entre outras. A sua utilização deve fazer-se de uma forma moderada.
A cache: Levar material de escrita.
|