Skip to Content

Reviewer notes

Use this space to describe your geocache location, container, and how it's hidden to your reviewer. If you've made changes, tell the reviewer what changes you made. The more they know, the easier it is for them to publish your geocache. This note will not be visible to the public when your geocache is published.

This cache has been archived.

btreviewer: Esta cache foi arquivada por falta de uma resposta atempada e/ou adequada perante as situações relatadas. Relembro a secção das guidelines sobre a manutenção http://www.geocaching.com/about/guidelines.aspx#cachemaintenance :

[quote]
Você é responsável por visitas ocasionais à sua geocache para assegurar que está tudo em ordem para funcionar, especialmente quando alguém reporta um problema com a geocache (desaparecimento, estrago, humidade/infiltrações, etc.), ou faz um registo "Precisa de Manutenção". Desactive temporariamente a sua geocache para que os outros saibam que não devem procurar a geocache até que tenha resolvido o problema. É-lhe concedido um período razoável de tempo - geralmente até 4 semanas - dentro do qual deverá verificar o estado da sua geocache. Se a geocache não estiver a receber a manutenção necessária ou estiver temporariamente desactivada por um longo período de tempo, poderemos arquivar a página da geocache.

Por causa do esforço requerido para manter uma geocache, por favor coloque geocaches físicas no seu espaço habitual de geocaching e não em sítios para onde costuma viajar. Geocaches colocadas durante viagens não serão muito provavelmente publicadas a menos que possa fornecer um plano de manutenção adequado. Este plano deve permitir uma resposta rápida a problemas reportados, e deverá incluir o Nome de Utilizador de um geocacher local que irá tomar conta dos problemas de manutenção na sua ausência. [/quote]

Como owner, se tiver planos para recolocar a cache, por favor, contacte-me por [url=http://www.geocaching.com/email/?u=btreviewer]e-mail[/url].

Lembro que a eventual reactivação desta cache passará pelo mesmo processo de análise como se fosse uma nova cache, com todas as implicações que as guidelines actuais indicam.

Se no local existe algum container, por favor recolha-o a fim de evitar que se torne lixo (geolitter).

Obrigado

[b] btreviewer [/b]
Geocaching.com Volunteer Cache Reviewer

[url=http://support.groundspeak.com/index.php?pg=kb.page&id=77][i][b]Work with the reviewer, not against him.[/b][/i][/url]

More

Traditional Geocache

Ermida de São José - Salga [São Miguel]

A cache by Joao Pipoka Send Message to Owner Message this owner
Hidden : 10/16/2012
Difficulty:
1 out of 5
Terrain:
1 out of 5

Size: Size: small (small)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


Ermida São José - Salga





igreja



A freguesia da Salga é a mais nova do Concelho de Nordeste. A sua autonomia só se deu em 1980, quando se libertou da tutela da Achadinha. Tarde foi também o seu povoamento, uma vez que Gaspar Fructuoso se refere a este local como terra de pastagem natural onde se caçavam e se salgavam "porcos montanheses". Daí o nome que ficou para a posteridade.


   Um pouco antes de 1746, foi aí edificada uma ermida dedicada a S. José. Por essa altura a localidade apenas tinha 43 fogos. Já no século XX, precisamente a 3 de Outubro de 1903 foi lançada a primeira pedra para a construção do novo Templo, construído em frente à antiga ermida e no chão de um edifício denominado "Casa da Misericórdia". A sua construção terminou em 1908.


  Hoje a Salga deve a sua abastança à extensão das suas ricas pastagens. É a única freguesia do Concelho que se apresenta com um povoamento aglomerado. A abertura da estrada do Salto de Cavalo veio dar um certo movimento a esta localidade pela convergência das estradas no sentido Norte-Sul e Norte-Nordeste.


  A Salga só veio a ser definitivamente integrada no concelho de Nordeste em 1855, juntamente com a Achadinha de quem dependia administrativamente até 1980.



freguesia




Área - 8,55 Km2


Habitantes - 550 habitantes


Local - Situa-se entre a freguesia de lomba de São Pedro e Achadinha a Oeste e a Este e também a sul pelo concelho da povoação. É a primeira freguesia de Oeste para Este e ultima de Este para Oeste.


A Freguesia da Salga dista aproximadamente 53 km da cidade de Ponta Delgada e 23 da sede do concelho do Nordeste.


É uma das freguesias mais novas do concelho, pois foi criada pelo Decreto Regional nº. 28/80/A de 15 de Setembro de 1980, já dentro das atribuições do Governo Autónomo dos Açores. Tal facto constituiu motivo de regozijo por parte da população, que assim viu satisfeitas umas das suas mais antigas aspirações.


A Salga é um dos lugares habitados de maior altitude da ilha de São Miguel e, por isso, ali faz-se sentir a grande força do vento, dando origem, esse factor, a ser conhecida também pela "Terra das Ventaneiras".


A Ribeira da Salga, muito grande e comprida, (chamada assim segundo alguns) por um navio ali deitar fora uma quantidade de sal para os moradores daqueles sítios.


Segundo outros contam, quando à ilha foram chegando os povoadores, encontraram grandes quantidades (varas) de porcos na serra desta localidade, daí o nome que tomou o pico de maior altitude localizado no concelho - o Pico da Vara, com os seus 1105 metros e que mais tarde iam salgá-los a outro local - a Lomba da Salga.


A dividir esta localidade da Achadinha fica a ribeira da Ventura, com uma das maiores quedas de água de São Miguel - a queda do "Salto da Farinha", nome este que vem de cair a água de tão alto que parece "farinha", que pode ser observada através de um miradouro que dispõem de uma vista esplêndida.


Por volta de 1746 tendo a localidade da Salga apenas 43 fogos foi edificada uma ermida dedicada a S. José. Segundo o Dr. Jorge Gamboa de Vasconcelos, "Era uma pequena construção rectangular com as paredes caiadas de branco por dentro e por fora, com o chão térreo e o tecto formado por barrotes e tábuas de madeira que suportavam as telhas.


Ela não tinha mais do que três metros de comprimento por dois metros e meio de largura, não contando com a superfície de uma pequena dependência que a excedia pelo lado poente e que servia de sacristia.



a igreja



A três de Outubro de 1903 foi lançada a primeira pedra da nova Igreja, um bonito templo de três portas no frontispício e duas laterais um adro com escadaria de pedra lavrada, uma torre sineira na rectaguarda da mesma.


A igreja fica situada num ponto elevado por tal é vista desde a freguesia dos Fenais da Ajuda Concelho de Ribeira Grande até à freguesia de Algarvia concelho de Nordeste.

Additional Hints (Decrypt)

Gbqb b ohenpb freir!

Decryption Key

A|B|C|D|E|F|G|H|I|J|K|L|M
-------------------------
N|O|P|Q|R|S|T|U|V|W|X|Y|Z

(letter above equals below, and vice versa)



 

Find...

91 Logged Visits

Found it 74     Didn't find it 10     Archive 1     Temporarily Disable Listing 2     Enable Listing 1     Publish Listing 1     Post Reviewer Note 2     

View Logbook | View the Image Gallery of 8 images

**Warning! Spoilers may be included in the descriptions or links.

Current Time:
Last Updated: on 11/15/2017 3:48:16 PM (UTC-08:00) Pacific Time (US & Canada) (11:48 PM GMT)
Rendered From:Unknown
Coordinates are in the WGS84 datum

Return to the Top of the Page