Skip to content

<

Amadeo de Souza-Cardoso

A cache by CozinheiroT Send Message to Owner Message this owner
Hidden : 10/24/2012
Difficulty:
1.5 out of 5
Terrain:
1 out of 5

Size: Size:   micro (micro)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


Amadeo de Souza-Cardoso

Com esta cache pretendo dar-vos a conhecer A Casa de Manhufe e uma das obras de Amadeu de Souza-Cardoso, também ela sobre a casa e intitulada de Cozinha da Casa de Manhufe.

A Obra:

Cozinha da Casa de Manhufe, é um óleo sobre madeira da autoria do pintor português Amadeo de Souza-Cardoso. Pintado em 1913, mede 29,2 cm de altura por 49,6 cm de largura.

Nesta obra Amadeo aproxima-se do idioma cubista, fragmentando a imagem e negando a ideia de ponto de vista único associada à representação perspética tradicional.

Ficha técnica

  • Óleo sobre madeira
  • 29,2 x 49,6 cm
  • No canto superior esquerdo da obra: "COSINHA DA / CASA DE MANHUFE / AMADEO DE SOUZA / CARDOSO / FECIT".
  • Assinada e datada no canto inferior esquerdo: "A de Souza Cardoso /1913"
  • Coleção: Centro de Arte Moderna / Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa.
  • Proveniência: Obra adquirida a Lucie de Souza Cardoso (1986)

O Artista:

Amadeo de Souza Cardoso nasceu a 14 de Novembro de 1887 em Manhufe, freguesia de Mancelos, no concelho de Amarante. Fez estudos liceais em Amarante e frequentou a Academia de Belas Artes de Lisboa em 1905, tentando seguir o curso de Arquitetura que interrompeu para partir para Paris, em 1906, instalando-se, então, em Montparnasse. Frequentou ateliers preparatórios para o concurso de admissão às Beaux-Arts parisienses, ainda, com destino a Arquitectura, vindo, no entanto, a dedicar-se exclusivamente à Pintura, tendo frequentado a Academia Viti do pintor espanhol Anglada Camarasa. Realizou várias caricaturas e algumas pinturas marcadas por aspectos naturalistas e impressionistas. Em 1910 fez uma estadia de alguns meses em Bruxelas e em 1911 expôs trabalhos no Salon des Indépendants, em Paris, havendo-se aproximado progressivamente das vanguardas e de artistas como Modigliani, Brancusi, Archipenko, Juan Gris, Robert e Sonia Delaunay. Em 1912 publicou o álbum XX Dessins e expôs no Salon des Indépendants e no Salon d’Automne. Em 1913 tomou parte, com oito trabalhos, nos Estados Unidos da América, no Armory Show, aí restando algumas das obras expostas, hoje patentes ao público nos museus americanos. Nesse ano participou ainda no Herbstsalon da Galeria Der Sturm, em Berlim. Em 1914 encontrou-se em Barcelona com Gaudi, parte para Madrid onde é surpreendido pela guerra. Regressou a Portugal, instalando-se em Manhufe e casou no Porto com Lucia Pecetto que conhecera em Paris, já, em 1908. Pintou com grande constância, refez algumas obras no seu atelier da Casa do Ribeiro, cultivou a amizade com Eduardo Viana, Almada Negreiros e os Delaunay. Em 1916 expõe no Porto 114 obras como título Abstraccionismo que serão também expostas em Lisboa, num e noutro caso com novidade e algum escândalo. Em 25 de Outubro de 1918 Amadeo morre em Espinho vítima da "pneumónica" que então grassava em Portugal.

Para encontrar a cache terá que resolver o puzzle em baixo, onde obterá uma fórmula, fórmula essa que poderá ser resolvida no local. Para isso, chegados ao local será necessário retirar duas informações, que estâo em stage1 e stage2.

A Cache é de tamanho micro contendo inicilamente:


- Logbook


- Stashnote



This page was generated by GeoPT Listing Generator

Additional Hints (No hints available.)



Reviewer notes

Use this space to describe your geocache location, container, and how it's hidden to your reviewer. If you've made changes, tell the reviewer what changes you made. The more they know, the easier it is for them to publish your geocache. This note will not be visible to the public when your geocache is published.