Praia das Furnas – Mar
Vencedora na categoria de Praias de Rios
Inserida no Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, a Praia das Furnas (Furnas-rio) localiza-se na margem sul da foz do Rio Mira, na freguesia de Longueira/Almograve. Apresenta uma frente de rio que tem como cenário parte de Milfontes, vila conhecida como "Princesa do Alentejo", destino turístico por excelência do concelho de Odemira.
O sereno e preservado estuário do Mira confere-lhe beleza singular, convidando à reunião familiar e à prática de actividades desportivas e recreativas. Canoagem ou Windsurf são apenas alguns exemplos.
Adornada por um cordão dunar que a protege da terra, a Praia das Furnas desenvolve-se numa extensa língua de areia fina, onde a influência marítima proporciona uma atmosfera e ambiente muito peculiares.
É uma praia vigiada, que oferece boas acessibilidades ao areal, também a pessoas com mobilidade condicionada, zonas de circulação automóvel, áreas de estacionamento e apoio de praia.
A qualidade da água e do seu areal tem sido reconhecida desde 2008 com a atribuição dos galardões "Bandeira Azul" e "Praia Acessível". Atribuído pela Quercus é considerada também uma praia de qualidade de Ouro.
A praia encontra-se sinalizada junto à estrada principal da qual se estende uma outra estrada em alcatrão que nos conduz até junto do rio. O local de estacionamento existente é em terra batida e não apresenta qualquer tipo de ordenamento. A concessão da praia pertence ao bar-restaurante presente, que apenas funciona durante o Verão. O acesso ao areal é realizado por passadeiras em madeira.
Características e Serviços
- Bandeira Azul
- Praia qualidade de Ouro
- Temperatura média da água no verão (ºC) / 17-18 ºC
- Acesso para deficientes
- Windsurf
- Vela
- Aluguer de embarcações ligeiras
- Acesso Pedonal Fácil
- Parque de estacionamento gratuito
- Não permite animais
- Nadador Salvador (durante a época balnear)
- Área de guarda-sóis
- Afluência de Pessoas
- Dias de semana: Média
- Fim-de-semana: Alta
- Actividades:
- Pesca Desportiva
- Serviços:
- Bar e restaurante
A cache:
Esta cache pretende dar a conhecer a Praia das Furnas, uma das sete maravilhas – Praias de Portugal – Categoria de Praias de Rios. Fazemos a separação em duas caches para que possam conhecer as duas vertentes desta praia. Na praia das Furnas é possível optar pela praia de mar com ondulação, ou pela praia de rio com águas calmas.
Para alcançarem a cache não é necessário sair da passadeira em madeira em nenhum momento. Lembrem-se que estão num parque natural e como tal devem respeitar as seguintes regras:
- Respeitar os modos de vida e tradições locais.
- Respeitar os habitantes locais.
- Evitar barulho e atitudes que perturbem a paz local.
- Mantenha-se à distância dos animais, não os alimente, observe-os com binóculos.
- Não apanhe plantas, nem recolha amostras geológicas, deixe que os outros visitantes também possam contemplar a sua riqueza.
- Tire apenas fotografias, elas funcionam como memória dos bons momentos passados e registam a beleza da paisagem.
- Respeite a sinalização da Área Protegida.
- Cada visitante é responsável pelo lixo e detritos produzidos, deposite-os nos locais apropriados.
Boas Práticas para um Geocaching melhor. Colabore!
- Ao decidir procurar uma cache faça-o de acordo com o que é pedido pelo owner. Respeite a sua vontade e as suas recomendações, pois delas dependem a sua integridade e a da cache. Não destrua, não parta, não deixe mais que pegadas e não traga mais que fotografias.
- Leia bem a página da cache antes de começar a busca. Pondere bem os riscos, e se o nível de Dificuldade e Terreno está de acordo com os seus limites e objectivos. Não ponha em risco a sua vida e a da cache, e se acha que não é para si não arrisque e passa à próxima. Nem todas as caches são para todos.
- Lembre-se que o Geocaching proporciona-nos aventuras e leva-nos a locais que de outra forma não iríamos conhecer e visitar, por isso quando for procurar uma cache vá com tempo, quer para conhecer bem o local, mas também para estar preparado para algum imprevisto que possa ocorrer.
- Tenha especial cuidado ao procurar o esconderijo da cache, certifique-se que não há ninguém por perto ou ninguém a ver. Caso haja seja o mais discreto possível. Não arrisque caso tenha consciência que está a ser observado, e desista. Certamente terá uma nova oportunidade para lá voltar, e assim evita que a cache seja objecto de buscas indesejadas.
- Ao encontrar a cache faça sempre um registo escrito no logbook. Se necessário use frente e costas das folhas do mesmo, poupe papel.
- Tire fotos, muitas fotos, e não esqueça de as colocar no seu log online na página da cache.
- Quando fizer o log online faça-o de uma forma detalhada possível de modo a dar a conhecer a aventura que a visita ao local proporcionou. Se houver alguma sugestão ou recomendação a fazer ao owner aproveite e faça-o no log. Precisa de manutenção? O acesso foi dificultado? Mudaram a cache de sítio? Qualquer situação que lhe pareça anormal comunique, informe o owner, seja por log ou através de mensagem privada.
Fontes:
http://www.guiadacidade.pt/pt/poi-praia-das-furnas-vila-nova-de-milfontes-13864
http://praias.sapo.pt/praias/alentejo/odemira/furnas-vila-nova-de-milfontes
http://www.visitportugal.com/NR/exeres/D8FEEECA-2C17-4E46-B8F1-F3F347155183,frameless.htm
http://www.7maravilhas.sapo.pt/#/finalistas/praia-de-vila-nova-de-milfontes-furnas/parceiros/
http://www.icnf.pt/NR/rdonlyres/86ABBCFF-98EB-4383-A26A-A6A661855082/0/CodiConduta.pdf
http://www.geocaching.com/seek/cache_details.aspx?wp=GC35CBJ
|