Criada por Decreto Episcopal de 24 de Novembro de 1960, a paróquia do Garachico, como é popularmente mais conhecida, viria a ser instalada no dia 1 de Janeiro de 1961, tendo como pároco responsável, o padre António de Sousa Costa, nomeado para o efeito, no dia anterior.
A sua sede ficou instalada provisoriamente na capela do Bom Sucesso, ermida mandada construir, nos princípios do século XVII, por Manuel João Ferreira e destinada a nela celebrar missa seu filho, o padre Francisco Luís Ferreira.
Perante a necessidade de um templo mais amplo e adaptado às necessidades de uma sede paroquial, foi esta capela destruída para dar lugar à construção de uma nova igreja, segundo um projecto concebido pelo Eng. António Gonçalves da Costa, técnico das obras da Junta Geral, tendo José de Gouveia, pintor-decorador sido o autor da pintura dos vitrais da Anunciação, Visitação, Nascimento, Purificação e Assunção nela existentes.
As obras de erecção deste novo templo iniciaram-se a Junho de 1963.
Entretanto, as actividades paroquiais iam-se desenvolvendo num salão paroquial cuja construção tinha sido iniciada antes da criação da paróquia, pelo padre José Porfírio Rodrigues Figueira, pároco da paróquia de Nossa Senhora da Graça e ali capelão.
Três anos depois do início das obras, a 6 de Novembro de 1966, o templo seria solenemente consagrado e dedicado a Nossa Senhora do Bom Sucesso.
Posteriormente, seria construída a sua torre e, em 9 de Agosto de 1992, já depois da morte do padre António Sousa da Costa, procedia-se à inauguração do relógio oferecido por Manuel Ferreira, emigrado no Brasil, e dos sinos oferecidos por António Ramiro Ferreira emigrado na Venezuela.
Com uma população de 1.200 a 1.300 habitantes, na sua maioria de fracos recursos, não foi sem alguma dificuldade que o padre Sousa iniciou as suas funções à frente da nova paróquia e a árdua tarefa de construir a nova sede e respectiva casa paroquial, enfrentando as mais sérias dificuldades financeiras. Não podendo encontrar junto dos seus paroquianos, na sua maioria de fracos recursos, a totalidade dos quantitativos financeiros necessários para iniciar as obras, viu-se obrigado não só a recorrer a adiantamentos utilizando bens pessoais, como a procurar junto da comunidade de emigrantes o apoio necessário. Desta forma e com esse objectivo deslocou-se em Fevereiro de 1960 à Venezuela, em 1961 à África do Sul, em 1969 novamente à Venezuela e em 1981 aos Estados Unidos da América, onde angariou alguns dos fundos necessários.
Os materiais necessários à obra de construção da igreja foram todos generosamente transportados às costas desde a estrada regional até ao local das obras por gente válida da localidade, que o faziam quer aos fins de semana, quer pela noite dentro depois do seu trabalho.
Com esta "Tradicional Cache" pretendemos vos dar a conhecer a bela Igreja de Nossa Senhora do Bom Sucesso. Se tiver oportunidade e for do seu agrado visite o interior deste monumento. Caso contrário poderá sempre se deslumbrar com as paisagens em seu redor, proporcionadas pela excelente localização da igreja.
Contamos com a vossa máxima descrição na procura desta cache, o local é bastante movimentado pelo que deverá ter bastante precaução durante as missas e catequeses que se realizam no local.