Skip to Content

Reviewer notes

Use this space to describe your geocache location, container, and how it's hidden to your reviewer. If you've made changes, tell the reviewer what changes you made. The more they know, the easier it is for them to publish your geocache. This note will not be visible to the public when your geocache is published.

This cache has been archived.

btreviewer: Passou tempo suficiente sobre a data do evento e é altura de o arquivar de forma a que não apareça desnecessariamente nas procuras efectuadas na zona.

Obrigado a todos os que estiveram presentes e que colaboraram.

[b] btreviewer [/b]
Geocaching.com Volunteer Cache Reviewer

[url=http://support.groundspeak.com/index.php?pg=kb.page&id=77][i][b]Work with the reviewer, not against him.[/b][/i][/url]

More

Event Cache

A estela Maia do fim do mundo

A cache by geo.CBT.smurfs Send Message to Owner Message this owner
Hidden : Friday, December 21, 2012
Difficulty:
1.5 out of 5
Terrain:
1.5 out of 5

Size: Size: not chosen (not chosen)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:





OS MAIAS
Na cidade de Chichén Itzá, os astrónomos-sacerdotes erigiram um observatório conhecido como "El caracol".

Conseguiram elaborar tabelas para previsões dos eclipses solares e lunares, conjunções de planetas e medir com precisão os movimentos do Sol, Lua e do planeta Vênus. Isto permitiu estabelecer três calendários, caso único no mundo. O Haab solar de interesse civil com um período de 365 dias, com 18 meses; o Tzolkin que era um calendário ritual de 260 dias e o Cálculo Longo, usado para calcular longos períodos de tempo. O Calendário Tzolkin reunia-se ao Haab num complexo ciclo em que os dias de cada um desses calendários, terminavam por se encontrar no mesmo ponto a cada 52 anos, quando então começava novo ciclo.

O terceiro calendário, o Cálculo Longo, era baseado numa unidade de 360 dias chamada de ‘tun’. Segundo alguns especialistas, o inicio do Cálculo Longo ocorreu em 11 de agosto de 3114 a.C. com o 5º Grande Ciclo e que terminará em 21 de Dezembro de 2012.

Segundo a cosmologia maia, o nosso planeta possui 5 grandes ciclos, ou eras, cada um com 5.125 anos.

No final do 5º Ciclo profetizaram que iria ocorrer uma mudança radical com violentos terremotos, erupções vulcânicas e furacões devastadores.

Mas os maias nunca afirmaram que isso era o fim do mundo e sim um período gradual de transformação.

Para eles, segundo o pesquisador Steven Alten, 4 já passaram e todos terminaram em destruição e renovação. Os maias acreditavam que o ‘universo’ era destruído e recriado novamente. Se pensarmos que nosso planeta já foi alvo de 5 extinções em massa e que a natureza se encarregou de recompor tudo novamente, a crença dos maias é realmente extraordinária!

É valido assinalar que existem divergências entre o calendário maia e o gregoriano que utilizamos. Assim sendo, estudiosos acreditam que as atuais conversões podem estar erradas em cerca de 50 ou 100 anos. Isto se estiver correto, mudaria o suposto e exagerado ‘apocalipse’ de 2012 para décadas à frente ou décadas atrás. Talvez os maias se tenham enganado e não sejam precisas muitas dores para o parto de uma nova civilização ou nova mentalidade.



AS PROFECIAS
Os Maias deixaram-nos, habitantes do planeta terra de hoje, uma mensagem escrita em pedra que contém 7 profecias: uma parte de alerta e outra de esperança.

A mensagem de alerta profetiza o que vai acontecer nestes tempos em que vivemos. A de esperança fala sobre as mudanças que devemos efetuar para impulsionarmos a humanidade para uma nova era: a era da mulher, a era das mães, da sensibilidade.

Todos nós de uma maneira ou de outra sentimos que estamos a começar a viver os tempos do apocalipse. Todos sentimos a guerra, guerra pelo petróleo, guerra pela paz, pelo dinheiro etc etc.

Os Maias sabiam que isso ia acontecer exatamente nestes tempos, por isso, deixaram orientações para que nós, de forma individual, contribuamos para levar a humanidade para o novo amanhecer da galáxia, para uma nova era, onde não haverá mais caos nem destruição.

Eles deixaram-nos 7 profecias em que falam das suas visões do futuro e do nosso presente. Estão baseadas nas conclusões de seus estudos científicos e religiosos sobre o funcionamento do universo.

1ª Profecia Maia - 2012
Segundo esta profecia, em 21, 22 ou 23 de Dezembro de 2012, o Sol receberá um raio que, sincronizando o centro da galáxia, iniciará um novo ciclo. Será o fim do mundo do materialismo e destruição em que vivemos, e o início de uma nova etapa de respeito e harmonia. Antes desse dia, a humanidade deverá optar entre desaparecer como espécie pensante, que atenta contra o planeta, ou evoluir para uma nova era de integração com o resto do universo...

2ª Profecia Maia - 2012
A 2ª Profecia Maia anunciou que, a partir do eclipse de 11 de Agosto de 1999, as transformações físicas do sol alterariam o comportamento humano. Disseram que alguns perderiam o controle de suas emoções e outros afinariam sua paz interior para entrar em sincronismo com os ritmos da galáxia. Poderão, assim, neutralizar as mudanças drásticas que descrevem as seguintes profecias... faltariam 13 anos.

3ª Profecia Maia - 2012
Na 3ª Profecia Maia, os maias asseguram que a conduta anti-ecológica do homem aumentará a temperatura da Terra e produzirá desequilíbrios climáticos e geológicos. A falta de sincronismo entre o nosso comportamento e a natureza trará grandes problemas, como a evaporação da água dos solos, incêndios florestais e a destruição das colheitas. A atitude a ser tomada será crucial para transformar esta época de crise...

4ª Profecia Maia - 2012
Na 4ª Profecia Maia é prevista uma onda de calor que provocará o derretimento de gelo dos pólos. Segundo os Maias, este será o tempo em que o planeta se tornará limpo e verde, todavia as costas serão inundadas e as milhares de pessoas que vivem próximo ao mar correrão sérios riscos...

5ª Profecia Maia - 2012
Segundo a 5ª Profecia Maia, se não sintonizarmos o nosso comportamento com os ritmos da natureza e da galáxia, antes de 2012 veremos falhar todos os sistemas sobre os quais está baseada nossa civilização. Produzir-se-á um colapso da rede informática, eletricidade, o sistema económico e a religião. A partir disso, o homem perceberá a necessidade de reorganizar a sociedade de um modo mais harmonioso e menos competitivo...

6ª Profecia Maia - 2012
Na 6ª Profecia Maia, fala-se da aparição de um cometa que trará transformações físicas muito bruscas no nosso planeta. A partir dos seus cálculos, os Maias asseguram haver a alta probabilidade de um cometa entrar em choque com a Terra. Contudo, sustentam que é possível desviar a sua trajectória, por meios físicos ou psíquicos...

7ª Profecia Maia - 2012
Nesta 7ª Profecia Maia, os Maias deixaram-nos uma mensagem de esperança. Disseram que, a partir de um esforço voluntário para obter harmonia e paz interior, poderemos desenvolver novos sentidos e integrá-los ao funcionamento da galáxia. Assim, poderemos reduzir os efeitos nocivos anunciados por outras profecias e renascer numa nova era: "a era da luz"...

O que é certo, é que depois de uma leitura mais atenta, as 7 profecias parecem bem reais, actuais e sobretudo presentes.


O CALENDÁRIO MAIA
O calendário maia é um sistema de calendários e almanaques distintos, usados pela civilização maia da Mesoamérica pré-colombiana, e por algumas comunidades maias modernas dos planaltos da Guatemala.

Estes calendários podem ser sincronizados e interligados, e as suas combinações dão origem a ciclos adicionais mais extensos. Os fundamentos dos calendários maias baseiam-se num sistema que era de uso comum na região, datando pelo menos do século VI a.C.. Tem muitos aspectos em comum com calendários empregados por outras civilizações mesoamericanas anteriores, como os zapotecas e olmecas, e algumas civilizações suas contemporâneas ou posteriores, como o dos mixtecas e o dos astecas. Apesar de o calendário mesoamericano não ter sido criado pelos maias, as extensões e refinamentos por eles efetuados foram os mais sofisticados. Junto com os dos astecas, os calendários maias são os melhores documentados e compreendidos.

Pela tradição da mitologia maia, como está documentado nos registros colonais iucatecas e reconstruído de inscrições do Clássico Tardio e Pós-clássico, a deidade Itzamna é frequentemente creditada como tendo levado o conhecimento do sistema de calendários aos maias ancestrais, junto com a escrita em geral e outros aspectos fundacionais da cultura maia.

MORAL DA HISTÓRIA:
Se o mundo não acabar em 2012, teremos mais tempo, mas se o mundo acabar, vamos usar o tempo que nos resta para torná-lo melhor.


O EVENTO:
- Um jantar
- O primeiro meeting de Celorico de Basto
- Um convivio
- Troca de TB e GC
- Partilha de experiencias
- Uma foto com um calendário Maia fac-similado em tamanho real
- Challenge especial para o dia
- A primeira Wherigo de Celorico de Basto
- A primeiria noturna de Celorico de Basto
- A haver possibilidade: visualização do filme 2012 durante o jantar

Tudo isto...... antes que se acabe o mundo




Façam o vosso will attend atempadamente p.f..
Coloquem a cache-evento sob observação para mais desenvolvimentos e informações.
Muito provavelmente haverá lotação máxima para o jantar.
O Evento, obviamente está aberto a todos..




Para quem pretender e encomendar pelo link abaixo, serão entregues no evento:

Site informativo da Geocoin 12-12-12 Portugal


Mais um evento by:

ENJOY!

Flag Counter

Additional Hints (No hints available.)



 

Find...

48 Logged Visits

Write note 8     Archive 1     Will Attend 17     Attended 14     Publish Listing 1     Announcement 7     

View Logbook | View the Image Gallery of 12 images

**Warning! Spoilers may be included in the descriptions or links.

Current Time:
Last Updated: on 11/15/2017 3:48:19 PM (UTC-08:00) Pacific Time (US & Canada) (11:48 PM GMT)
Rendered From:Unknown
Coordinates are in the WGS84 datum

Return to the Top of the Page