Cruzeiro de S. Domingos Fonte Arcada Traditional Geocache
Cruzeiro de S. Domingos Fonte Arcada
-
Difficulty:
-
-
Terrain:
-
Size:
 (micro)
Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions
in our disclaimer.
Cruzeiro de S. Domingos, 270 metros de altura e festa do Mastro.
A festa do Mastro ou festa do levantamento do Mastro é uma cerimónia em que um grupo de pessoas levantam um tronco de árvore. È uma tradição ancestral, de origem pagã, originalmente celebrada em diversos países da Europa, simboliza a força e fertilidade masculina.
Em Fonte Arcada, Penafiel, esta tradição é celebrada no dia 25 de Julho. A celebração começa com o abate de uma árvore pelos homens da aldeia. Seguidamente ela é transportada através da aldeia e levada até ao alto do monte de S. Domingos.
No alto do monte, a árvore é decorada com flores e levantada, permanecendo aí hasteada e fincada no solo até quinze dias depois da festa de São Domingos que realiza-se a 8 de Agosto. O "levantamento do mastro" é uma tradição ancestral que simboliza a fertilidade masculina da aldeia. O "mastro" é escolhido sempre pela mesma pessoa. A arvore é derrubada com um só machado, que passa de mão em mão. A dimensão do tronco ultrapassa frequentemente os 30 metros de comprimento. Depois tira-se-lhe a maior parte da ramagem e apoia-se o tronco em cima de traves. A seguir é carregado às costas por 70 homens. Antes de chegar ao lugar mais alto do lugar, a árvore percorre toda a povoação para que seja tocada por todos os homens.
O ritual do levantamento do mastro representa fertilidade masculina, os homens da região acreditam que ao tocarem o tronco conservam vigorosas as faculdades sexuais. No alto do monte o mastro, antes de ser erguido, é enfeitado com hortênsias coloridas, apanhadas pelas mulheres (mordomas) e crianças da aldeia, e depois levantado ao ombro com o auxílio de cordas que são entrelaçadas no tronco e soltas com um simples puxão sem desmanchar o enfeite de flores.
O ritual atrai centenas de pessoas de outras regiões, muitos homens se deslocam para acariciar o tronco de árvore. O ritual realiza-se também nas localidades vizinhas de Parada, Cete, S. Lourenço e Paço de Sousa. Em Paço de Sousa, o mastro é pintado de azul e branco e fica de um ano para o outro.
A cache é do tamanho pequeno, apenas contem logbook, levem material para escrita.
Aviso, não divulguem qualquer foto ou pistas sobre a cache.
Additional Hints
(Decrypt)
Rager rynf qr onvkb qr hzn. ( aãb qvihythrz sbgbf bh cvfgnf fboer n pnpur)