O Parque Urbano do Rio Diz constitui um elemento fundamental da principal estrutura verde da cidade da Guarda, sendo um centro de convívio, recreio, lazer e de prática de desporto livre da população, constituindo também um valor estético e urbano que enriquece a cidade da Guarda. Exerce grande atração sobre os vários estratos populacionais (sociais e etários), beneficiando a sua formação física, cultural, mental, social e na ocupação sã dos tempos livres - vocacionado tanto ao contacto mais direto com a natureza, como à prática desportiva e lúdico-cultural.
É um espaço lúdico de grandes dimensões, com cerca de 21 hectares, constituído por um espelho de água com 11 400 metros, um parque infantil, um espaço polivalente semicoberto com salas para festas e eventos, uma ludoteca e uma biblioteca.
Localizada neste Parque está a primeira pista medicalizada em Portugal, um projeto-piloto a nível nacional, que pretende disponibilizar à população uma infraestrutura que reúna equipamentos medicalizados, placares informativos e de autoavaliação que possam ser facilmente manuseadas pelos utilizadores. As pistas foram idealizadas pelo cirurgião cardiovascular António Lúcio e desenvolvidas pela empresa Iberia Advanced health Care.
Numa zona indoor, os utilizadores poderão encontrar um medidor de pressão arterial automático e mini-computorizado, medição do peso corporal, medição do perímetro abdominal, medição do colesterol, triglicerídeos e glicemia, medição do oxigénio capilar, urufluxómetro (deteção de problemas relacionados com a próstata), autoexame da mama, entre outros equipamentos médicos.
Na área de outdoor, os utentes têm à sua disposição a possibilidade de avaliarem o nível de hidratação, otimização do treino, alongamentos, roda/pirâmide dos alimentos, deteção de daltonismo, avaliação da visão e recuperação cardíaca.
O container é bastante simples, mas possui logbook, caneta e material de troca.