Fundado em: 9 de Maio de 1951.
Sócios Fundadores: Albino Francisco Franco, António Franco, Manuel Francisco Lavos e José Francisco da Silva.
Cores: Amarelo e Azul.
N.º de Associados: 550 aproximadamente.
Contactos: Rua dos Francos, 118 Amieira, 2430-112 Marinha Grande Telefone:244 503 578
Historial:
Em 9 de Maio de 1951 foi fundada a 1ª sede social com funcionamento em casa de António Franco (Local onde atualmente reside o Sr. José Rosa), sede esta que era frequentada principalmente pela juventude do lugar.
Em 1963 com muito trabalho e dedicação dos associados foi inaugurada a nova sede no sítio onde se encontra hoje.
Em 1991 Reconstruiu-se o clube ficando com um grande salão de festas com um grande palco que em 2001 foi batizado como Salão Almiro Franco, uma cozinha, uma sala de chinquilho que mais tarde se converteu para uma sala de musica, um bar muito maior, um 1º andar que só viria a ser acabado em 2002
Nos pertences do clube existe ainda um campo de futebol a 150m do clube todo vedado, com 3 balneários, bar, WC (não concluídos), e uma divisão para arrumos, o terreno onde foi construído foi cedido pelo tenente coronel Aníbal Branco.
Em 2000 fizeram-se melhoramentos no exterior do clube onde a beleza exterior deste clube mudou radicalmente, nasceram relvados, pintaram-se todas as paredes e colocou-se um grande logotipo do clube em azulejo na parte da frente.
Em 2001 Inaugurou-se o ring exterior que foi batizado como Polidesportivo José Francisco da Silva
Atividades:
Apesar de atualmente não ter nenhuma equipa federada a nível de futebol sénior, O CDR da Amieira foi um dos primeiros clubes a participar no Campeonato do Oeste, sendo a conquista de um 3º lugar (79/80) e de uma Taça para a Assistência mais Disciplinada os factos mais relevantes.
Na época de 1980/81 filia-se na A.F. Leiria passando a disputar o Campeonato Distrital da 2ª Divisão. Dois anos mais tarde (82/83), numa época memorável, o CDR Amieira vence a série D da 2ª Distrital, com 51 pontos, ascendendo à 1ª Divisão. Nessa mesma época sagra-se Vice-Campeã Distrital da 2ª Divisão.
Futebol feminino - Foi o primeiro clube do concelho da Marinha Grande a formar uma equipa de futebol feminino (1978/79). Mais tarde uma das suas equipas femininas viria a participar no Campeonato Distrital de Futebol Feminino promovido pela AFL.
Hoje em dia o campo de futebol é essencialmente utilizado por equipa amadoras e a prática de futebol é efetuada nos diversos torneios que o CDR realiza ao longo do ano no seu ring.
Em meados da década de oitenta o clube chegou ainda a possuir uma discoteca/bar que constituiu um importante ponto de encontro da juventude da Amieira e dos arredores, sendo que a mesma funcionou com alguma regularidade até meados dos anos noventa. Atualmente estas instalações ainda existem e são utilizadas para diversas atividades que as direções do CDR dinamizam como cafés/concerto e concursos de karaoke.
É certamente um dos clubes mais dinâmicos do concelho da Marinha Grande, sendo que para conhecer melhor as atividades que nele se desenvolvem, que vão desde o chinquilho ao hip-hop sugerimos veementemente a consulta da página de facebook - http://www.facebook.com/pages/Clube-Desportivo-e-Recreativo-de-Amieira/10150109652735008?sk&s=9
Quanto à cache julgamos que a sua localização será fácil, bastando apenas um pouquinho de olho de geocacher...