Traditional Geocache

Museu Municipal Ourém - Casa Administrador V2 -B38

Hidden : 2/6/2013
In Santarém, Portugal
Difficulty:
5 out of 5
Terrain:
3 out of 5

Size: Size: other (other)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


Flag Counter

O que é a Casa do Administrador?

A casa do Administrador é uma infra-estrutura permanente, vocacionada para o estudo e a difusão da representação da identidade cultural e dos patrimónios de Ourém.
O edifício associa-se à história das Aparições de Fátima por ter acolhido os três videntes, Jacinta, Francisco e Lúcia entre 13 e 15 de Agosto de 1917. Essa ocorrência teve como mediador Artur Oliveira Santos, figura da história local que ocupava o cargo de Administrador do Concelho, e por isso interferiu no fenómeno religioso interrogando as crianças e alojando-as em sua casa.

O Administrador

Artur de Oliveira Santos nasceu em 22 de Janeiro de 1884 na freguesia de N.ª Sr.ª da Piedade. Casou com Idalina de Oliveira Santos e dessa união nasceram 8 filhos.
Está referenciado na Grande Enciclopédia Portuguesa, que o caracteriza como escritor e jornalista defensor do republicanismo, tendo fundado o Centro Republicano Democrático e constituído a comissão municipal do Partido Republicano Português em 1907.
Fundou os jornais locais Voz de Ourém e Povo de Ourém. Colaborou nos Jornais O Mundo, A Vanguarda, O País, O Século, A República, O Povo, O Rebate, A Capital, O Diário, A Razão e A Voz da Justiça.
Faleceu a 27 de Junho de 1955.

A casa

Fundada no século XIX, a casa do Administrador é parte de um conjunto patrimonial que revive a consolidação de Vila Nova de Ourém durante o séc. XIX.
Originalmente o edifício funcionou como uma casa de habitação de dois pisos, sendo o piso superior equipado com uma varanda alpendrada, à qual se acedia através de uma escadaria. No séc. XX foi criada uma segunda escadaria exterior de acesso à varanda.
A casa era apoiada por um pátio delimitado por um muro e gradeamento de ferro.

Em 2003 o edifício da Casa do Administrador foi adquirido pelo Município de Ourém, tendo em vista a instalação de um espaço museológico que servisse simultaneamente a comunidade concelhia e os visitantes e peregrinos de Fátima.
O imóvel apresentava um estado de deterioração avançado e uma indefinição da configuração inicial do interior (submetido a modificações profundas), o que inviabilizava a sua reconstituição integral com rigor.
Sustentado por um processo prévio de pesquisa, avaliação de recursos e potencialidades, e definição do propósito indutor do espaço museológico, foi delineado um discurso expositivo centrado na tríade “colecções-públicos-recursos”, convocando as personagens dos Videntes e do Administrador a «actuarem como anfitriões» deste palco expositivo e cénico, inscrito na 1.ª metade do século 20.
A casa do Administrador representa ainda o fulgor da Vila Nova de Ourém de 1900, as expressões e as dinâmicas locais, e convida-nos a visitar os patrimónios e os museus concelhos.

A cache

A cache é do tamanho other, apenas com o logbook
Por favor LEVEM CANETA DE ACETATO... ATENÇÃO APENAS CANETA DE ACETATO

 

PRESERVE ESTE LOCAL!!!!

Play CITO

Additional Hints (No hints available.)

 

Find...

304 Logged Visits

Found it 243     Didn't find it 23     Write note 4     Temporarily Disable Listing 9     Enable Listing 9     Publish Listing 1     Needs Maintenance 5     Owner Maintenance 9     Update Coordinates 1     

View Logbook | View the Image Gallery of 17 images

**Warning! Spoilers may be included in the descriptions or links.

Current Time:
Last Updated: on 3/27/2017 5:36:02 AM Pacific Daylight Time (12:36 PM GMT)
Rendered From:Unknown
Coordinates are in the WGS84 datum