[30/40] PR1 - Rota da Serra - Grândola Traditional Geocache

wide 630px image
Dados Técnicos:
Extensão: 24 km
Grau de dificuldade: Médio, desníveis ascenndentes e descendentes algo acentuados. Ponto de partida / chegada: A caminhada tem o seu inicio e fim no Jardim Dr. Jacinto Nunes em frente da Câmara Municipal de Grândola.
Itinerário: É um percurso pedestre de pequena rota, circular.
Este é um trilho fenomenal que nos permite desfrutar das maravilhas da paisagem alentejana e que tem várias zonas com diferente vegetação, muitas linhas de água e uma enorme riqueza paisagística. Vale muito a pena!

Apoio

"O percurso inicia-se no Jardim Dr. Jacinto Nunes em frente da CâmaraMunicipal de Grândola. Dali segue-se até à Praça Marquês de Pombal- a igreja do século xv é digna de visita -vira-se à direita para o mercado, segue-se em frente pelaua Luis de Camões até à rua Anchieta. Nesta vira-se à esquerda, passa-se à antiga Central electrica, entramos na rua de Melides que acaba numa azinhaga que nos conduz à serra. Cuidado com a travessia da Estrada Nacional. Depois da travessia desta tomamos uma vereda por entre um olival secular. Repare-se nos troncos, que idade terão estas oliveiras?! Esta azinhaga termina na estrada para Melides, 50 metros por esta e estamos outra vez no trilho de terra. E só seguir as marcas. Por altura de Corte Ferreiro de Cima descansamos na Fonte. Depois seguimos por vales frondosos e frescos até ao Outeiro dos Píncaros, cota mais alta do percurso. Descemos por um vale frondoso onde a vegetação do sub-bosque atinge porte considerável especialmente a urze e o medronheiro. Subimos por outro vale até ao Estreito, pequeno monte em ruínas. Aqui, logo à entrada, uma oliveira frondosa, enorme, secular, estende-nos nos braços, dá-nos as boas vindas. Paramos uns minutos, contemplamo-la. É um monumento vivo! Subimos maís um pouco até ganharmos a cumeada. Vamos por ela. Vale dum lado, vale do outro. Depois de uma pequena aldeia em ruinas iniciamos a nossa suave descida até à Fontinha, atravessamos a estrada e a ribeira de Grândola, aqui de águas limpidas. Atravessamos montes e vales frondosos, atingindo por fim a ermida da Srl da Penha -séc. XVIII -Montanha Sagrada da Regiào. Daqui de cima avistamos o alvo casa rio de Grândola - a vila morena - e tudo em seu redor até perder de vista. Descansamos um pouco. Retomamos a jornada. Continuamos a descer por suave caminho, atravessamos outro olival de enormes oliveiras, voltamos a atravessar a ribeira e chegamos a Grândola."

[PT] onfr qn áeiber [EN] ba gur gerr