Skip to content

Ar Traditional Geocache

Hidden : 06/07/2013
Difficulty:
1.5 out of 5
Terrain:
1.5 out of 5

Size: Size:   small (small)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


Translation

Os 4 Elementos essenciais para a Vida

Os 4 Elementos essenciais para a Vida

Quatro elementos é uma expressão que se refere aos elementos naturais: água, terra, fogo e ar. Estes são essenciais para a sobrevivência do ser humano.

Essa expressão tem origem na Grécia antiga onde os seus grandes pensadores tentavam descobrir qual o elemento que formava todas as coisas. O filósofo Tales de Mileto acreditava que a origem estava na Água, já Anaxímenes acreditava no Ar e por fim Heráclito incluiu o Fogo como agente criador. Mas foi Empedócles de Agrinito que adicionou Terra a esses três conceitos e concluiu que tudo era formado por quatro elementos.

Os filósofos pré-socráticos identificaram esses quatro elementos primordiais, que eram opostos dois a dois: Água x Fogo ; Ar x Terra

Esse conceito perdurou toda a Idade Média até o Renascimento. O conceito de elemento já não é o mesmo na física e química moderna, que considera elemento os diferentes tipos de átomos, átomos esses que formam as moléculas que por sua vez formam a matéria.

Actualmente os elementos são associados aos estados da matéria: Água – liquido; Ar – gasoso; Terra – sólido; Fogo – plasma, que não é matéria, é energia.

Em jeito de homenagem a estes elementos fundamentais para a vida decidimos colocar uma série de 4 caches mais 1 bónus. Estas caches estão escondidas em sítios de interesse (que poderão ter ou não a ver com o elemento em questão) deste concelho de Ourém, mas que por muitos são completamente desconhecidos e não têm o devido destaque que merecem. Em cada cache vai encontrar um código que deverá anotar e que será preciso para desvendar o local final da cache bónus.

Essas caches são:

Água ; Ar ; Fogo ; Terra + Cache bónus - Vida

Desfrutem ao máximo destes locais e esperamos que gostem do desafio.

AR

AR

Muitas são as situações do nosso dia-a-dia em que percebemos a presença de ar. Quando sentimos a brisa suave no nosso rosto, quando o vento sopra forte balançando os galhos das árvores, quando respiramos e sentimos o ar entrando e saindo dos nossos pulmões, estamos a perceber a presença do ar.

Não podemos ver o ar nem tocá-lo. Ele é invisível, incolor (não tem cor) e inodoro (não tem cheiro). Mas existe, tem peso e ocupa espaço.

O ar apresenta-se no estado gasoso, é uma mistura de gases. O gás de maior quantidade é o azoto, que forma cerca de 78% do ar. Depois vem o oxigénio com cerca de 21%. O 1% restante inclui dióxido de carbono, vapor de água e outros gases.

A CACHE

Para simbolizar este elemento escolhemos um local onde é bem possível sentir a presença dele. Esse local situa-se junto da povoação do Bairro, inserido na fantástica paisagem do Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros. Aqui irão encontrar o Parque de Merendas da Lagoa da Serra, um agradável local repleto de natureza, onde podem disfrutar de um sítio sossegado e apreciar o meio que o envolve, desde as eólicas á lagoa que estão ali pertinho.

O container é pequeno. Após assinarem o logbook ANOTEM os códigos que lá se encontram pois serão precisos para encontrar a cache bónus.

This page was generated by GeoPT Listing Generator

Additional Hints (No hints available.)