Skip to Content

Reviewer notes

Use this space to describe your geocache location, container, and how it's hidden to your reviewer. If you've made changes, tell the reviewer what changes you made. The more they know, the easier it is for them to publish your geocache. This note will not be visible to the public when your geocache is published.

This cache has been archived.

btreviewer: Esta cache foi arquivada por falta de uma resposta atempada e/ou adequada perante as situações relatadas. Relembro a secção das guidelines sobre a manutenção http://www.geocaching.com/about/guidelines.aspx#cachemaintenance :

[quote]
Você é responsável por visitas ocasionais à sua geocache para assegurar que está tudo em ordem para funcionar, especialmente quando alguém reporta um problema com a geocache (desaparecimento, estrago, humidade/infiltrações, etc.), ou faz um registo "Precisa de Manutenção". Desactive temporariamente a sua geocache para que os outros saibam que não devem procurar a geocache até que tenha resolvido o problema. É-lhe concedido um período razoável de tempo - geralmente até 4 semanas - dentro do qual deverá verificar o estado da sua geocache. Se a geocache não estiver a receber a manutenção necessária ou estiver temporariamente desactivada por um longo período de tempo, poderemos arquivar a página da geocache.

Por causa do esforço requerido para manter uma geocache, por favor coloque geocaches físicas no seu espaço habitual de geocaching e não em sítios para onde costuma viajar. Geocaches colocadas durante viagens não serão muito provavelmente publicadas a menos que possa fornecer um plano de manutenção adequado. Este plano deve permitir uma resposta rápida a problemas reportados, e deverá incluir o Nome de Utilizador de um geocacher local que irá tomar conta dos problemas de manutenção na sua ausência. [/quote]

Como owner, se tiver planos para recolocar a cache, por favor, contacte-me por [url=http://www.geocaching.com/email/?u=btreviewer]e-mail[/url].

Lembro que a eventual reactivação desta cache passará pelo mesmo processo de análise como se fosse uma nova cache, com todas as implicações que as guidelines actuais indicam.

Se no local existe algum container, por favor recolha-o a fim de evitar que se torne lixo (geolitter).

Obrigado

[b] btreviewer [/b]
Geocaching.com Volunteer Cache Reviewer

[url=http://support.groundspeak.com/index.php?pg=kb.page&id=77][i][b]Work with the reviewer, not against him.[/b][/i][/url]

More

Traditional Geocache

[2/17] PR3TVD - Rota das Lapas [Torres Vedras]

A cache by Team GeocacherZONE Send Message to Owner Message this owner
Hidden : 3/28/2013
Difficulty:
1.5 out of 5
Terrain:
1.5 out of 5

Size: Size: small (small)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Related Web Page

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


O PR3 Rota das Lapas é um percurso circular com um total de 17 km, englobando duas derivações, o PR3.1 com cerca de 8 km e o PR3.2 com 12 km. 

O PR3.1, separa-se em Matacães ao km 6 e se optar por fazer este percurso deverá seguir as indicações que o levam à Quinta das Lapas Pequenas. 

O PR3.2, sobe aos Moinhos Eólicos e segue em direcção a Monte Redondo, junto à igreja do Divino Espírito Santo, ao km 10 deve seguir em EM 575 em direcção à Quinta das Lapas, ao longo da estrada repare nos cruzeiros e tenha atenção ao transito.

 O início do percurso a partir das Lapas Grandes faz-se em direcção a Matacães ou Monte Redondo. Por questões de beleza paisagística recomenda-se que siga em direcção a Matacães.

 Assim, se a sua opção é seguir em direcção a Matacães, então passe a ponte romana e encontra a Capela de Santo António mesmo à sua frente. Segundo a lenda, costumava por ali brincar sob o olhar da sua ama o menino Fernando, filho dos marqueses de penalva, antigos donos da Quinta das Lapas, o qual veio a falecer neste local, sem causa aparente, motivo que terá originado a construção da capela.

 Continue em direcção a Matacães e aviste eucaliptais, terras cultivadas, vinhas e pomares a confundirem-se numa paisagem rural e quase virgem a relembrar os tempos de infância e os cheiros das tardes soalheiras de domingo. Um pouco antes de chegar a Matacães, pode visitar um dos mais antigos santuários da Região, o Santuário do Senhor do Calvário.

 Já em Matacães, pode avistar as casas seculares, as fontes e avadouros, os moinhos ex-libris da região e a Fonte da Pipa, uma fonte que brota água há mais de um século.

 Siga as indicações que o levam à separação de itinerários. Se preferir o PR3 seguirá em direcção à Ribeira de Matacães. Se quiser encurtar o trajecto em direcção à B8BQuinta das Lapas (PR3.1), ou, subir aos moinhos Eólicos e depois continuar por Monte Redondo (PR3.2).

Se a sua opção for subir aos moinhos eólicos, o ponto mais alto do percurso, prepare-se para passar um dos mais belos momentos do percurso. A uma altitude de 300m, depois de percorrer uma subida de 400 metros, pode avistar toda a zona oriental da região.

 Quando começar a descer em direcção a Monte Redondo, desfrute do silêncio e pare para ouvir uma ou outra ave de rapina à sua direita no Monte que dá nome à localidade.

Quando chegar a Monte Redondo, junto à igreja, deverá seguir a indicação de Lapas Grandes (Quinta das Lapas), no final fez 12 km.

 Antes de deixar Monte Redondo, visite a Igreja do divino Espírito Santo. Diz a tradição que havia muito tempo que não chovia e a população fazia preces pedindo a intervenção Divina para que viesse chuva e, quando a procissão com o andor do Senhor do Bonfim ainda não tinha acabado de entrar na igreja, começou a chover torrencialmente. 

Se a sua opção for continuar o PR3 em direcção à Ribeira de Matacães, então irá encontrar o silêncio e o recanto das gentes que tão bem sabem servir gentilmente receber com um sorriso qualquer turista que por ali passe.

 Pare na Capela de Nossa Senhora do Amparo e deixe-se embalar pela beleza da paisagem aproveite para desfrutar da singularidade do local.

Siga as indicações em direcção à Serra de São Julião e delicie-se com os campos verdejantes e entrecortados de vinhas e pomares.

 Continue em direcção à Zurrigueira onde encontrará a indicação de Moinhos, deve aí subir e encontra o PR3.2 o que poderá optar por Monte Redondo ou Matacães.

 Locais de interesse a visitar:

Matacães: Igreja da Nossa Senhora da Oliveira, Ermida e Sítio do Senhor do Calvário, Moinho do Casal e do Monte do Inácio no Alto de Matacães. Fonte da Pipa e Fonte das Fontaínhas. Capela Nossa Senhora do Amparo / Ribeira da Matacães.

Monte Redondo: Quinta das Lapas e Capela de Santo António nas Lapas Grandes, Igreja Matriz em Monte Redondo, Moinho da Achada a poente do Marco geodésico da Achada e Torre de Vigia a poente da Quinta das Lapas

FICHA TÉCNICA
Nome do Percurso
Rota do Vinho e da Vinha
Localização
Concelho de Torres Vedras
Freguesia de Dois Portos
Acessos
EM 248 - Torres Vedras - Sobral
de Monte agraço
Tipo de Percurso
Pequena Rota Circular
Ponto de Partida/Chegada
Ribaldeira
Distância
15km
Desníveis acumulados
410 metros
Altitude
Máx: 213m (km12 - Casal de S. Pedro)
Min: 65m
Duração
5 horas
Grau de Dificuldade
Média
Época Aconselhada
Todas
Cartografia
Carta Militar nº 375 proveniente do Instituto
Geográfico do Exército
CUIDADOS ESPECIAIS E NORMAS DE CONDUTA
 > Seguir somente pelos trilhos sinalizados;
 > Cuidado com o gado. Embora manso, não gosta de aproximação de estranhos às suas crias;
 > Evitar barulhos e atitudes que pertubem a paz do local;
 > Observar a fauna à distância preferencialmente com binóculos;
 > Não danificar a flora;
 > Não abandonar lixo, levando-o até um local onde haja serviço de recolha;
 > Fechar as cancelas e portelos;
 > Respeitar a propriedade privada;
 > Não fazer lume;
 > Não colher amostras de plantas e rochas;
 > Ser afável aos habitantes locais, esclarecendo quanto à actividade em curso e às marcas do percurso;

CONSELHOS PARA UMA BOA MARCHA
 > Calçado cómodo e já habituado ao pé, preferencialmente botas de marcha;
 > Meias macias e sem costuras;
 > Use roupa leve, adequada à época e ao estado do tempo; Chapéu ou boné e um impermeável ou roupa de abafo;
 > Uma pequena mochila com farnel (sandes, sumos, chocolate, fruta e água)
 > Não vá só. Leve família e os amigos.

MAPA DO PERCURSO

Uma geocache com o apoio da

Additional Hints (No hints available.)



 

Find...

11 Logged Visits

Didn't find it 6     Archive 1     Temporarily Disable Listing 1     Publish Listing 1     Needs Maintenance 1     Post Reviewer Note 1     

View Logbook | View the Image Gallery of 8 images

**Warning! Spoilers may be included in the descriptions or links.

Current Time:
Last Updated: on 2/3/2017 9:47:37 AM (UTC-08:00) Pacific Time (US & Canada) (5:47 PM GMT)
Rendered From:Unknown
Coordinates are in the WGS84 datum

Return to the Top of the Page