
Situada nos arredores do Monte Carvalho e Monte Paleiros, foi esta Igreja de Nossa Senhora da Esperança, pertença do Convento de Santo António, que a ela se encontrava anexo.
Ali se instalaram os frades em 1513, e depois o deixaram.
Em 1552 a população de Portalegre - então simples vila , requereu a Frei Francisco de Alconchel que " quisesse " aceitar um convento nesta terra, podendo escolher o sítio, lho construiriam imediatamente.
Com tal fim, vieram a Portalegre, dois religiosos encarregados de escolherem o ponto onde se edificaria o convento, os quais depois de percorrerem os arredores da povoação e palmilharem a serra que a rodeia, optaram por um local na Ribeira de Nisa, no verde maciço dos castanheiros bravos, onde presentemente existe a sua pequenina igreja paroquial.
Os frades estavam adoecendo e, devido à distância que se encontravam da vila, não eram prontamente socorridos pelo cirurgião boticário.
Por estas razões foi resolvido mudar o convento para o ponto mais próximo da já então cidade.
Com a saída dos frades, o convento passou a servir de Igreja , com o nome de Nossa Senhora da Esperança. Mais tarde, o bispo de Portalegre fez desta Igreja, a sede de uma freguesia.
É um edifício do séc. XVI, para o qual se entra por um arco maior de uma alpendrada de quatro arcos.
O Altar – Mor onde se encontra a Senhora da Esperança é de madeira, pintado com diversas cores, de madeira são também as colunas que o rodeia.
Numa pequena peanha, ao lado direito, está uma pequena imagem de S. José e temo dois oratórios laterais. No da esquerda está Santo António, o da direita está vazio e tem por cima um Crucifixo.
Encontram – se ainda as seguintes imagens : -S. João, Nossa Senhora de Fátima, S. Tiago, Nossa Senhora das Candeias.
Ali se encontra também a figura de um Bispo.
No adro adjacente existe um cruzeiro do século XVII.
É uma igreja pequena, mas bonita, que encanta quem a visita.
Fonte: http://aproximar.drealentejo.pt/MCarvalho/terra/igreja.htm