Fonte Zacarias
Situada quase à beira da estrada num local coberto de denso matagal, onde as silvas dificultam a progressão no terreno existe a Fonte Zacarias, uma antiga fonte, onde a mão do homem aproveitou parte daquilo que a natureza colocou à sua disposição.
Até há alguns anos atrás esta construção era visível a partir da estrada, porem, figueiras bravas, densos silvados e plantas trepadeiras encarregaram-se de a esconder dos olhares de quem passa pela Estrada Nacional 379-1, vindo do Parque do Alambre, a caminho de Oleiros, já perto da Quinta do Lapidário.
Uma pequena saliência rochosa que, em tempos idos foi alvo de intervenção reforçando-a com uma parede, fez deste espaço um local abrigado e fresco, bem agradável, sobretudo nos quentes dias de Verão.
Para tirar melhor partido do local, foi colocada no interior desta gruta seminatural, uma rustica mesa, podendo ainda ver-se o que resta dos bancos que a cercavam.
Embora a água agora não corra com a fluidez de tempos passados, provavelmente devido à obstrução do canal que a conduz até aqui, conta-se que era a partir daqui que seria abastecido um tanque existente nas redondezas cuja construção é atribuída aos romanos, um povo que também se teriam instalado por estas bandas.
In: Mistérios da Arrábida
|