Skip to Content

This cache has been archived.

btreviewer: Esta cache foi arquivada por falta de uma resposta atempada e/ou adequada perante as situações relatadas. Relembro a secção das guidelines sobre a manutenção http://www.geocaching.com/about/guidelines.aspx#cachemaintenance :

[quote]
Você é responsável por visitas ocasionais à sua geocache para assegurar que está tudo em ordem para funcionar, especialmente quando alguém reporta um problema com a geocache (desaparecimento, estrago, humidade/infiltrações, etc.), ou faz um registo "Precisa de Manutenção". Desactive temporariamente a sua geocache para que os outros saibam que não devem procurar a geocache até que tenha resolvido o problema. É-lhe concedido um período razoável de tempo - geralmente até 4 semanas - dentro do qual deverá verificar o estado da sua geocache. Se a geocache não estiver a receber a manutenção necessária ou estiver temporariamente desactivada por um longo período de tempo, poderemos arquivar a página da geocache.

Por causa do esforço requerido para manter uma geocache, por favor coloque geocaches físicas no seu espaço habitual de geocaching e não em sítios para onde costuma viajar. Geocaches colocadas durante viagens não serão muito provavelmente publicadas a menos que possa fornecer um plano de manutenção adequado. Este plano deve permitir uma resposta rápida a problemas reportados, e deverá incluir o Nome de Utilizador de um geocacher local que irá tomar conta dos problemas de manutenção na sua ausência. [/quote]

Como owner, se tiver planos para recolocar a cache, por favor, contacte-me por [url=http://www.geocaching.com/email/?u=btreviewer]e-mail[/url].

Lembro que a eventual reactivação desta cache passará pelo mesmo processo de análise como se fosse uma nova cache, com todas as implicações que as guidelines actuais indicam.

Se no local existe algum container, por favor recolha-o a fim de evitar que se torne lixo (geolitter).

Obrigado

[b] btreviewer [/b]
Geocaching.com Volunteer Cache Reviewer

[url=http://support.groundspeak.com/index.php?pg=kb.page&id=77][i][b]Work with the reviewer, not against him.[/b][/i][/url]

More
<

Pomares

A cache by PufasTeam Send Message to Owner Message this owner
Hidden : 05/20/2013
Difficulty:
4 out of 5
Terrain:
1.5 out of 5

Size: Size: large (large)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


Pomares

Pomares é uma freguesia do concelho e comarca de Arganil, distrito, diocese e relação de Coimbra.

Image Hosted by ImageShack.us


História

A aldeia de Pomares encontrava-se integrada nos coutos dos Bispos de Coimbra e era curato ( termo religioso, derivado de padre , ou cura, que era usado para designar aldeias com condições para se tornarem freguesias) cuja apresentação era da responsabilidade do cabido (conjunto de cónegos) da Sé de Coimbra.

Pertenceu ao antigo concelho de Avô, até 24 de Outubro de 1855, data em que este foi extinto e passou a fazer parte do concelho de Arganil.
Avô teve estatuto Municipal (a 1ª carta de foral data de 1187), mas o concelho acabou por ser extinto por decreto de 24 de Outubro de 1855, passando as suas freguesias de Anceriz, Piódão e Pomares para o concelho de Arganil e as freguesias de Aldeia das Dez, Avô, Lourosa, Santa Ovaia e Vila Pouca da Beira para o de Oliveira do Hospital.

Os Madeira da Costa, de Avô, estabeleceram um morgadio em Pomares e alguns dos detentores do vínculo foram capitães-mores daquela vila.
A última representante, D. Maria Manuela de Brito e Castro, casou com D. Luís Maria de Carvalho Daun e Lorena, seu tio, e, em 1886, o rei D. Luís I, concedeu-lhes o título de Marqueses de Pomares.

O facto de só se ouvir falar na Marquesa de Pomares (Quinta da Marquesa, Lagar da Marquesa, Capela da Marquesa) ficará a dever-se ao falecimento de D. Luís apenas oito anos depois de terem sido criados os marqueses de Pomares, enquanto que a Marquesa ficou entre nós ainda por muitos anos. Foram os primeiros marqueses de Pomares e não houve descendência deste casamento.

Image Hosted by ImageShack.us

 


Heráldica

Armas – Escudo de verde, um açor voante de ouro, animado de vermelho e realçado de negro; em contra-chefe, ponte romana de três arcos, de prata, realçada de negro, firmada nos flancos e movente de um pé ondado de prata e azul de cinco tiras. Coroa mural de prata de três torres. Listel branco com a legenda a negro, em maiúsculas : “ POMARES – ARGANIL “.
A bandeira de edifício é de amarelo, cordões e borlas de ouro e verde. Haste e lança de ouro.

Image Hosted by ImageShack.us

 
Localização e Património

Pomares fica situada num vale ameno e oferecendo inequívocos vestígios da sua importância do século XVI, é documentada pela existência de numerosas habitações, de arruamentos completos, homogéneos, da época manuelina e joanina. Além de conservar arruamentos datados do século XVI, esta aldeia possui uma belíssima Igreja do tipo final da centúria de setecentos, com divisão interna de três naves e facial imponente.

A freguesia é composta por 12 aldeia cobertas pela Serra de Açor, uma beleza natural que encanta miúdos e graúdos. Aqui pode desfrutar das mais frescas paisagens naturais que jogam com a companhia do som dos pássaros, altas árvores e as belas montanhas da Serra. Um local inteiramente repousante, repleto de silêncios e sons que acalmam. Onde as respirações ganham vida e renovam.

No seu interior de paisagens lavadas pela frescura das árvores possui serviço de Correio e telefone, feito pela estação postal de Côja; Bombeiros Voluntários; uma belíssima piscina natural, com acesso ao parque infantil e Escola Primária. Se a visita for feita no Verão, aconselha-se levar fato de banho para aproveitar as limpidas àguas da Piscina Natural.

Image Hosted by ImageShack.us


A Cache:
Cada etapa da multi-cache terá um container. Nesse container estarão as coordenadas e dicas para a etapa seguinte até atingirem a etapa final.


Sejam discretos para não levantar a atenção dos muggles, principalmente no container final. Alerto ainda para terem calma e paciência neste container final.

Additional Hints (Decrypt)

Ab cbagb vavpvny: Qr pbfgnf cnen sbagr, 4 cnen n qvervgn invf pbagne.

Decryption Key

A|B|C|D|E|F|G|H|I|J|K|L|M
-------------------------
N|O|P|Q|R|S|T|U|V|W|X|Y|Z

(letter above equals below, and vice versa)



Return to the Top of the Page

Reviewer notes

Use this space to describe your geocache location, container, and how it's hidden to your reviewer. If you've made changes, tell the reviewer what changes you made. The more they know, the easier it is for them to publish your geocache. This note will not be visible to the public when your geocache is published.