Skip to content

Metamorfismo / Metamorphism [Cascais] EarthCache

Hidden : 12/23/2013
Difficulty:
2 out of 5
Terrain:
2.5 out of 5

Size: Size:   other (other)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:

Flag Counter





PT

Esta EarthCache foi especialmente produzida para celebrar o 10º Aniversário do programa EarthCache.




Para registares esta EarthCache como encontrada, tens de realizar obrigatoriamente as seguintes tarefas (A, B e C):

Tarefa A - Visitar o local das coordenadas publicadas;

Tarefa B - Enviar para o dono da EarthCache as respostas correctas às questões apresentadas abaixo;

Tarefa C - Publicar no registo de encontrada uma fotografia tirada no local e na qual seja visível o geocacher ou algo que o identifique (por exemplo o nome de geocacher escrito num papel).


Com o apoio do texto e imagens/diagramas da página desta EarthCache responde às seguintes questões:

1 - Qual é o comprimento do bloco de mármore que está nas coordenadas publicadas?

2 - Qual é a largura do bloco de mármore que está nas coordenadas publicadas?

3 - Qual é a altura do bloco de mármore que está nas coordenadas publicadas (efectuar a medição na face voltada para Oeste)?

4 - Qual é a cor predominante do bloco de mármore que está nas coordenadas publicadas?

Depois de enviares as respostas ao dono da EarthCache, podes efectuar o registo de encontrada e carregar a fotografia requerida neste registo.

Se as respostas não forem recebidas (ou estiverem incorrectas) e não existir fotografia publicada no registo de encontrada, este será apagado sem aviso prévio.

Nota: Vais necessitar de uma fita métrica ou outro instrumento de medição.



Metamorfismo


Introdução


As rochas podem ser classificadas de acordo com sua composição química, a sua forma estrutural, ou a sua textura, sendo mais comum classificá-las de acordo com os processos da sua formação.
Pelas suas origens ou maneiras como foram formadas, as rochas são classificadas como ígneas (ou magmáticas), sedimentares, e metamórficas.
As rochas ígneas (ou magmáticas) são o resultado da solidificação e consolidação do magma.
As sedimentares formaram-se pela deposição de sedimentos e posterior compressão destes.
As rochas metamórficas eram inicialmente ígneas ou sedimentares que posteriormente foram modificadas pelos efeitos de temperatura e pressão.



O que podes aprender com esta EarthCache?


Metamorfismo


O metamorfismo (mudança de forma) constitui a transformação de uma rocha preexistente, que pode ser ígnea, sedimentar ou metamórfica.

Os agentes de transformação ou de metamorfismo incluem o calor, pressão e fluidos quimicamente activos, que produzem modificações de textura e composição mineral.
O metamorfismo pode ocorrer com um grau de baixa intensidade fazendo com que por vezes seja difícil distinguir a rocha original da final. Noutros casos a transformação é tão intensa que não é possível identificar a rocha de origem. No metamorfismo de grau elevado, características estruturais tais como planos de estratificação, fósseis e espaços vazios vesiculares, que poderiam existir na rocha original são completamente destruídas. É importante referir que durante os processos de metamorfismo de grau elevado a rocha mantém-se sempre no estado sólido porque, uma vez atingida a fusão desta entra-se num processo de natureza ígnea.


Tipos de Metamorfismo


O processo de metamorfismo inicia-se quando uma rocha é submetida a condições diferentes daquelas em que se formou originalmente. A rocha começa então a sofrer transformações até atingir um estado de equilíbrio com o novo ambiente. Estas modificações ocorrem a profundidades a partir de alguns quilómetros até próximo da fronteira entre a crusta e o manto. A formação de rochas metamórficas ocorre em zonas completamente inacessíveis ao contrário de muitas rochas sedimentares e algumas ígneas, daí o seu estudo ser mais difícil.

O metamorfismo pode ser de três tipos:

Metamorfismo Regional - Ocorre na formação de cadeias de montanhas quando grandes quantidades de rochas são submetidas a tensões de elevada intensidade e altas temperaturas associadas com os grandes níveis de deformação;

Metamorfismo de Contacto ou Térmico - Sucede quando a rocha fica perto ou em contacto com uma massa de magma quente, onde as altas temperaturas são a causa primária das transformações das rochas encaixantes;

Metamorfismo Dinâmico ou Cataclástico - Ocorre quando a rocha é submetida a pressões muito elevadas e bruscas como por exemplo em zonas de falhas.




Metamorfismo de Contacto


Quando o magma ascende e entra em contacto com outras rochas (também chamadas rochas encaixantes), vai provocar o seu aquecimento. A área que é aquecida em torno do magma constitui uma auréola de metamorfismo. Nessa zona, o aumento de temperatura provoca uma recristalização dos minerais da rocha encaixante.

Algo de semelhante ao que acontece com a consolidação das rochas magmáticas, mas como a temperatura não é tão elevada, os cristais aumentam de tamanho mas a rocha nunca chega a fundir completamente.
A zona de contacto de metamorfismo, também denominada auréola de metamorfismo, é relativamente estreita, geralmente com 1 a 50 metros de largura. Uma intrusão de pequeno volume, como, por exemplo, um dique, pode descorar e endurecer as rochas encaixantes numa zona de alguns centímetros a partir do contacto, enquanto uma grande intrusão magmática pode originar uma auréola de grande superfície. Isto acontece devido ao tempo que a massa demora a arrefecer. Uma massa pequena, como um dique arrefece muito mais rapidamente do que uma massa grande como por exemplo, um batólito.
A natureza litológica das rochas formadas depende da natureza litológica do terreno encaixante.
Como no metamorfismo de contacto a pressão é pouco significativa, o fenómeno ocorre sem deformação.
O mármore é um bom exemplo de uma rocha formada por este processo.




Durante o metamorfismo de contacto, as rochas calcárias originam mármores, desde que sujeitas a condições de metamorfismo adequados de forma a recristalizar a calcite em grãos com dimensão igual ou quase.
O mármore tem origem no calcário, que foi recristalizado por contacto com uma intrusão magmática. O carbonato de cálcio (calcite) recristaliza, originando uma estrutura cristalina e compacta. Os mármores puros são brancos. Quando os mármores apresentam cor significa que existem impurezas.






Enquadramento Geológico


A progressiva abertura do oceano Atlântico origina uma distensão e adelgaçamento da crosta terrestre, o que propiciou a ascensão de magma à superfície, dando origem ao complexo vulcânico de Lisboa (85 M.a). Porém, o acontecimento geológico que marca e molda Cascais é sem dúvida o maciço eruptivo de Sintra que por volta dos 80 M.a, faz ascender correntes de magma que vão arrefecer ainda no interior da crosta terrestre e que vão originar afloramentos de granito, gabro, diorito e sienito entre outros. Esta ascensão de magma origina também a deformação e metamorfização dos materiais previamente existentes; neste caso calcários do Jurássico e Cretácico, originando toda uma série de filões de rochas alteradas e em casos localizados, mármores.




O que vais encontrar neste sítio?


Nas coordenadas desta EarthCache vais encontrar uma antiga pedreira onde era extraído mármore que, se formou por metamorfismo de contacto.

Ainda é possível observar vários blocos de mármore dispersos pela pedreira e, terás de interagir com o bloco que se encontra nas coordenadas publicadas, para obteres as respostas que te possibilitarão a validação do registo de “found” nesta EarthCache.
O mármore que vais contemplar neste local formou-se por metamorfismo de contacto que, afectou os calcários do Jurássico superior aquando da intrusão do Maciço de Sintra (batólito da Serra de Sintra).




Termos e Definições:

Batólito - Enorme massa rochosa (plutónica), irregular, que se estende pelas profundezas da crusta terrestre, também designada por maciço.
Ciclo das Rochas ou Ciclo Litológico - Os três grupos de rochas (magmáticas, sedimentares e metamórficas), transformam-se continuamente na natureza.
Litologia - Parte da geologia que estuda especificamente a génese, a composição e as propriedades das rochas.
Recristalização - Fenómeno em que, por dissolução e reposição, ou difusão sólida, ocorre um rearranjo molecular no local onde se formaram minerais.
Rocha Encaixante - Rocha preexistente, que envolve determinada massa rochosa ígnea, formada posteriormente.
Rochas Plutónicas ou Intrusivas - São formadas devido à lenta cristalização de um magma em profundidade. Normalmente estas rochas apresentam uma estrutura maciça e, são em geral granulares (com textura granulosa), ocupando grandes espaços. O granito é um exemplo de rocha plutónica.


Fontes:
www.wikipedia.org
http://www.infopedia.pt/pesquisa-global/
http://www.infopedia.pt/$metamorfismo-de-contacto
http://paginas.fe.up.pt/~geng/ge/apontamentos/Cap_2_GE.pdf
http://espacociencias.com/site/ciencias-7o-ano/rochas-e-minerais/rochas-metamorficas/


Espero que gostes de visitar e explorar este local.


Boa EarthCachada!


Um agradecimento muito especial ao Prof. Daniel Oliveira pela colaboração e auxílio durante a produção desta EarthCache.



A maneira mais interessante para aprender sobre a Terra e os seus processos é através de experiências ao ar livre e, contactando directamente com os seus fenómenos.
Visitar uma “EarthCache” é uma actividade ao ar livre agradável para toda a família.
Uma “EarthCache” é um local especial que as pessoas podem visitar, para aprender sobre um fenómeno geológico e ou características raras do nosso Planeta.
As páginas das “EarthCaches” contêm dados educacionais e as coordenadas do local a visitar.
Os visitantes das “EarthCaches” podem observar os processos geológicos que transformaram a Terra, como administramos os recursos e, como os cientistas reúnem dados para aprenderem mais sobre o Planeta que habitamos.




EN

This EarthCache was specially created to celebrate the 10th Birthday of the EarthCache program.



In order to claim the found on this EarthCache, you must perform the following tasks (A, B and C):

Task A - Visit the location of the posted coordinates;

Task B - Send to the EarthCache owner the correct answers to the questions presented below;


Task C - Post in the found log a photograph taken at the spot and in which the geocacher is visible or something that identifies him (for example the nickname written on a paper).


With the support of the text and images/diagrams of this EarthCache page answer to the following questions:

1 - What is the length of the marble block that is at the posted coordinates?

2 - What is the width of the marble block that is at the posted coordinates?

3 - What is the height of the marble block that is at the posted coordinates (perform the measurement on the side facing west)?

4 - What is the predominant colour of the marble block that is at the posted coordinates?

After you send the answers to the EarthCache owner, you may log the found and upload the required photograph in this log.

If the answers are not received (or are incorrect) and there is no photograph posted in the found log, it will be deleted without notice.

Note: You will need a measuring device such as ruler or a tape measure.




Metamorphism


Introduction


The rocks can be classified according to their chemical composition, their structural form, or texture although it is more common to classify them according to the processes of their formation. The latter originates the rocks we are already familiar with:  igneous (or magmatic), sedimentary, and metamorphic.
Igneous (or magmatic) rocks are the result of solidification and consolidation of magma.
Sedimentary rocks were formed by the deposition of sediments and subsequent compression of these.
Metamorphic rocks were originally igneous or sedimentary which were later modified by the effects of temperature and pressure.




What can you learn from this EarthCache?


Metamorphism


Metamorphism is the transformation of a pre-existing rock, be it igneous, sedimentary or metamorphic.
Change agents or metamorphism includes heat, pressure and chemically active fluids, which produce changes in texture and mineral composition.
The metamorphism can occur with a degree of low intensity making it is sometimes difficult to distinguish the original rock from the final. In other cases, the transformation is so intense that you cannot identify the source rock. In high-grade metamorphism, structural features such as bedding planes, fossils and vesicular voids, which may exist in the original rock are completely destroyed. It is important to note that during the process of high-grade metamorphism the rock always remains solid because if fusion is achieved then the rock moves into the igneous category.


Types of Metamorphism


The process of metamorphism begins when a rock is submitted to different pressure and temperature conditions from those in which it was originally formed. The rock then begins to undergo changes until it reaches a state of equilibrium with the new environment. These changes occur at depths from a few kilometres to near the boundary between the crust and the mantle. The formation of metamorphic rocks occurs in completely inaccessible areas unlike many sedimentary rocks and some igneous, hence their study is more difficult.

There are three types of metamorphism:

Regional Metamorphism - Occurs during the formation of mountain chains when large quantities of rock are submitted to stresses of high intensity and high temperatures associated with high levels of deformation;

Contact or Thermal Metamorphism - It happens when the rock is close by or in contact with a mass of magma, where high temperatures are the primary cause of the transformation of host rocks;

Dynamic Metamorphism or Cataclastic - Occurs when the rock is submitted to very high and abrupt pressures for example in fault zones.




Contact Metamorphism


When magma rises and comes in contact with other rocks (also called host or country rocks), will provoke its heating of the country rocks. The area that is heated around the magma constitutes a metamorphic aureole. In this zone, the increase in temperature causes a mineral recrystallization of the host rock.
Something similar to what happens with the consolidation of magmatic rocks, but as the temperature is not so high, the crystals increase in size but never gets the rock to melt completely.
The zone of contact metamorphism, also called metamorphic aureole, is generally relatively narrow, usually 1 to 50 meters wide. An intrusion of small volume, for example, a dike, may harden in the surrounding rocks and discolor a few centimeters from the contact zone, while a large magmatic intrusion may produce a large halo surface. This happens due to the time that it takes for a mass of molten rock to cool down. A small intrusion cools quickly while a large one cools much more slowly.
The lithological nature of the rocks formed depends on the lithological nature of the host rocks.
In the process of contact metamorphism pressure does not play a significant role and the phenomenon occurs without deformation.
Marble is a good example of a rock formed by this process.





During contact metamorphism, ordinary limestones turn to marble provided the conditions of contact metamorphism persist for the change to occur.
Marble has its origins in limestone, which was recrystallized from contact with a magmatic intrusion. The calcium carbonate (calcite) is recrystallized, resulting in a compact crystal structure. Pure marbles are white while coloured or “dirty” marbles indicate impurities in the original limestone.




Geological Setting


The gradual opening of the Atlantic Ocean produced a distension and thinning of
Earth's crust, which led to the rise of magma to the surface, giving rise to
Volcanic Complex of Lisbon (85 M.a.). However, the geologic event that marks and shapes Cascais is undoubtedly the massive eruption of Sintra around 80 M.a. where ascending currents of magma that cooled inside the earth's crust and resulted outcrops of granite, gabbro, diorite and syenite amongst others. This ascent of magma also leads to deformation and metamorphism of previously existing materials, in this case Jurassic and Cretaceous limestones, yielding a series of veins of altered rocks and locally marbles as well.


What will you find at this site?


In the coordinates of this EarthCache you'll find an old quarry where marble, formed by contact metamorphism, was extracted.
It is still possible to observe several blocks of marble scattered throughout the quarry and you will have to interact with the block that is in the given coordinates, in order to claim the found on this EarthCache.
The marble will you contemplate at this site was formed by contact metamorphism that affected the Upper Jurassic limestones at the time of the intrusion of the Sintra Massif (Sintra batholith).






Terms e Definitions:

Batholith - Huge mass of rock (plutonic), irregular, extending through the depths of the earth's crust, also called massif.
Rock Cycle or Lithological Cycle - The three groups of rocks (igneous, sedimentary and metamorphic), transforms continuously in nature.
Lithology - Part of geology that studies specifically the genesis, composition and properties of rocks.
Recrystallization - Phenomenon in which, by dissolution and replacement, or solid diffusion, a molecular rearrangement occurs at the site where minerals were formed.
Host Rocks or Country Rocks - Preexisting rock, which involves certain igneous rock mass formed later.
Intrusive or Plutonic Rocks - Rocks formed due to the slow crystallization of magma in depth. Usually these rocks have a massive structure, and are usually granular (with grainy texture), occupying large spaces. Granite is an example of plutonic rock.


Sources:
www.wikipedia.org
http://www.infopedia.pt/pesquisa-global/
http://www.infopedia.pt/$metamorfismo-de-contacto
http://paginas.fe.up.pt/~geng/ge/apontamentos/Cap_2_GE.pdf
http://espacociencias.com/site/ciencias-7o-ano/rochas-e-minerais/rochas-metamorficas/


I hope you enjoy visiting and exploring this site.


Happy EarthCaching!


A very special thanks to Prof. Daniel Oliveira for the collaboration and help during the production of this EarthCache.




The most exciting way to learn about the Earth and its processes is to get into the outdoors and experience it first-hand.
Visiting an EarthCache is a great outdoor activity the whole family can enjoy.
An EarthCache is a special place that people can visit to learn about a unique geoscience feature or aspect of our Earth.
EarthCaches include a set of educational notes and the details about where to find the location (latitude and longitude).
Visitors to EarthCaches can see how our planet has been shaped by geological processes, how we manage the resources and how scientists gather evidence to learn about the Earth.

To find out more: http://www.earthcache.org/


I have earned GSA's highest level:


Additional Hints (Decrypt)

[PT] É arprffáevn hzn svgn zégevpn bh bhgeb vafgehzragb qr zrqvçãb.

[EN] Lbh jvyy arrq n zrnfhevat qrivpr fhpu nf n gncr zrnfher.

Decryption Key

A|B|C|D|E|F|G|H|I|J|K|L|M
-------------------------
N|O|P|Q|R|S|T|U|V|W|X|Y|Z

(letter above equals below, and vice versa)